Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Paulo Araujo

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Paulo Araujo

  1. Quando um filtro de linha é bom, como o é esses da Clamper, ele trata de combater, de absorver, de clampar os surtos de tensão que ocorrem em dois modos distintos, o modo diferencial (entre fase e neutro) e o modo comum, entre tanto fase como neutro em relação ao massa do planeta terra, mais comumente denominado de terra ou aterramento.

     

    Raios, descargas elétricas geralmente assumem modo comum e necessitam de aterramento para supressão dos mesmos, para absorção dos mesmos.  Na falta do aterramento e nesses filtros/proteção de bom desempenho, que contém 3 varistores como mínimo, sempre haverá um caminho alternativo (via associação de dois desses varistores) não para o aterramento, caso ele não exista, mas sim para ao neutro, que de um modo ou de outro é aterrado lá no pé do relógio medidor de energia, por onde haverá de escoar a energia desse surto..

    Desse modo, mesmo com a falta de aterramento, existe uma fuga para combate aos surtos que aparecerem em modo comum, pelo neutro dai..

     

    Os surtos de tensão que se apresentarem em modo diferencial, os mais comuns derivados de remanejos de rede, de desligamento de motores e cargas indutivas, esses independem do aterramento para operar a contento..  Isso não significa que não devamos ter aterramento nas tomadas não significa um desestímulo a busca do mesmo, que é desejável mas não obrigatório em uma instalação para operação normal de seu PC bem como de sua proteção..

    Obrigado pelo esclarecimento. 

  2. A tarefa de proteger os equipamentos elétricos não deve ser tratada por estabilizadores, nem por módulos isoladores nem tampouco por no-breaks. Mundialmente ela é exercida pelos surge supressors, surge protectors ou surge arresters, que aqui no Brasil genericamente levam o nome de filtros de linha, embora a maioria desses chamados filtros de linha não tem nenhum componente destinado a proteção contra surtos ou os tem de forma mínima...

     

    Dimensionamento do filtro de linha..

    - Tensão de trabalho: Filtros e linha são elementos passivos e não requerem alimentação para operar a não ser para energizar seu led ou botão de indicação de ligado... Quando se fala em tensão e trabalho de um filtro de linha está se falando daquela tensão em que ele vai "clampar", vai ceifar um eventual surto de tensão que se apresente. Quando seu fabricante diz que a proteção é bivolt ou pode operar tanto em 110 quanto em 220 Volts, tenha certeza de que se trata de uma proteção cuja tensão de ceifamento, de clamping, deve estar por volta de 250 a 300 Volts.   Não tem lá muito problema usar a mesma em ambiente cuja tensão de alimentação for de 110, 115, 120 ou 127, ou mesmo 220 Volts, sabendo-se que algum surto que entre vai ser ceifado nesses 250 a 300 Volts..

     

    Potência de trabalho: Quando se fala em potência de um filtro de linha/proteção se quer definir a máxima potência, somada, das cargas ou equipamentos que simultaneamente serão alimentadas pelo dispositivo. Geralmente essa máxima potência é limitada, passivamente, pelos elementos desse dispositivo. Isso tem a ver com a corrente circulante na proteção.. Corrente que sua chave, seu fio de entrada, seu plug, suas tomadas e, principalmente, seu fusível principal aguenta..

    Tendo o valor de seu fusível é só multiplicar pela tensão de trabalho para saber a potência que a mesma pode manipular..

    Se for um fusível de 10 Amperes como o é na maioria das boas proteções a potência será 10A x 127V = 1.270 Watts em 127 Volts e de 10A x 220 Volts = 2.200 Watts em 220 Volts, isso tudo de modo bem aproximado..

     

    Atenuação do filtro:  Esse dado, nem sempre disponibilizado pelo fabricante do filtro de linha.  Em resumo como mínimo se pode aceitar coisa de 40 dB@100MHz. Ele nos diz o quanto os sinais de rádio frequência, de 100MHz para cima, existentes sobre a rede elétrica serão atenuados. Note que 40 dB, para quem não é muito afeito com esse tipo de medida, significa que um eventual ruído que chegue via rede elétrica, na faixa de rádio frequência, sairá do filtro atenuado, com uma tensão 100 vezes menor que entrou no mesmo..

     

    Capacidade de absorção de energia de exceção: Esse valor dado em Joules, especificando a forma de onda do surto, por exemplo 10/1000 us, que seria uma rampa de subida de tensão que demore 10us para subir a seu valor máximo e 1000 us para cair a zero. ( 10 us = 0,000001 segundo e 1000 us = 0,001 segundo ).

    Esse valor de absorção está intimamente relacionado com o diâmetro dos varistores usados na proteção e os fabricantes costumam soma-los quando o filtro conta com mais de um varistor, o que não é um dados assim tão confiável para se dar crédito.. Valores por volta dos 300 Joules ou superiores são muito bons.. Buscar por valores maiores ou muito maiores que esse podem assegurar uma capacidade de manipular um surto de tensão com maior energia, com maior tensão ou com maior duração, que bem pode jamais acontecer ai.

     

    Número de tomadas: Essa variável deve, evidentemente, atender sua necessidade em número de equipamentos a ser ligados ai no seu site. Entretanto essa variável passa a ser importante só para citar que não é ela que encarece diretamente um filtro de linha. Cada tomada não é tratada individualmente em uma proteção e sim essas tomadas múltiplas são na verdade um barramento de lâminas e buracos na caixa da proteção.. Não são elas que encarecem um filtro..

     

    Adicionais: Alguns filtros de linha apresentam algumas "features" adicionais às vezes importantes, tais como:

    Indicação de fase invertida na tomada;

    Indicação de funcionamento;

    Indicação de fusível interrompido;

    Indicação da tensão de trabalho.

    Cada um que avalie o quanto isso agrega..

     

    Escolha do filtro adequado segundo sua topologia da internet:

    Você não deve escolher seu filtro de linha somente pelo preço do mesmo, ou pelo design dele. Filtros de linha decentes tem basicamente dois modelos principais.

     - Aqueles que se preocupam tão somente com proteção contra surtos entrantes pela rede elétrica;

     - Aqueles que além de se preocupar com surtos que possam vir pela rede elétrica também se preocupam em proteger as linhas telefônica e da TV a cabo;

     

    Ai você poderia se perguntar: Qual a diferença entre eles e por que devo proteger a linha telefônica por exemplo se nela tenho um aparelho telefônico de R$ 27,00??

     

    A questão toda se resume a como entra e é distribuída a internet ai em seu site. Uma enormidade de casas recebe internet através da linha telefônica, via ADSL, outras, em menor número, recebe via cabeamento da TV a cabo.  Ambas as linhas, telefonia e da TV a cabo, andam ai pela cidade num raio de cerca de 5 km de sua central de distribuição..  Nesse espaço elas são verdadeiras antenas captando ruído, raios, sujeitas a acidentes como queda da alta tensão sobre as mesmas, isso quando algum acidente de trânsito não derruba um poste fazendo cair a fiação de energia sobre elas. Podas de arvores também são potenciais ofensores..

    Se surtos de tensão derivados desses eventos dai acontecerem irão, com certeza, adentrar seu modem de internet, facilmente saltando por cima dele, pegando a fiação física de sua lan doméstica, adentrando seu PC pelas portas de rede lan. Ai vão, do jeito que der, passar pela sua placa-mãe, quem sabe por controladoras, por PV's, por sabe lá onde na busca do fio neutro lá na fonte. O resultado, assim como o dano, é imprevisível bem como a extensão do dano...

     

    Se essa etapa final, na sua casa, não for feita via WiFi, adote sim um bom filtro de linha com proteção para as outras linhas. A compra em conjunto disso dai costuma ser mais vantajosa que a colocação de proteções adicionais para cada uma das linhas, de energia, de linha telefônica e de cabo coaxial para cabo da TV a cabo..

     

    Dois exemplos de filtros com proteções adicionais:

     

    Clamper Multi Proteção:

    file_192_64.jpg

     

     

    Upsai FHT-1200

    20140902_105224.jpg

     

    Desculpem o alongado do texto, mas a matéria exige..

     

    Material adicional complementar

    Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

     

    Vídeo: Tudo o que você precisa saber sobre "filtros de linha"

     

    Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!     

    Comprei esses filtros da Clamper, mas ainda não consegui uma resposta simples: Em nenhum lugar do site se informa se esses filtros funcionam sem o terra, comum na maioria dos edificios. Se não funcionar, fiz um investimento desnecessário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!