Olá. Estou com um problema desde que troquei minha GTX 700 por uma GTX970 da EVGA. O problema é que meu monitor BENQ XL2420T perde o sinal da porta DVI aleatoriamente, e não volta mais.
O problema começou logo que instalei a nova placa. A BIOS fica com a tela pequena centralizada no meio do monitor. Assim que o Windows carrega, o sinal DVI é perdido e o LED do monitor fica laranja. Todas as outras conexões como VGA\HDMI funcionam normalmente, mas realmente preciso dos 120hz do DVI.
Depois de fuçar bastante (conectando e desconectando cabos, mexendo na placa, etc) eu consegui resolver o problema ao ligar minha TV via HDMI ao mesmo tempo em que o monitor estava conectado no DVI. O Windows dava sinal e reconhecia a DVI como sinal primário, então bastava eu mudar para modo de vídeo único e assim funcionou perfeitamente durante mais de um mês. A BIOS também aparecia em sua proporção normal durante esse tempo.
Nos últimos dias ao ligar o PC o problema ressurgiu. Ligar minha TV não funciona mais. O PC liga, a BIOS novamente está minimizada e não há sinal de vídeo no DVI depois que o Windows é carregado. O PC ainda está rodando pois posso ouvir os sons dos programas, inclusive consigo acessar via Teamviewer o PC e verificar que a placa de vídeo e monitor são reconhecidos normalmente no gerenciador de dispositivos.
Resumindo, a porta DVI não funciona, a VGA está OK, a HDMI está OK, e usando um cabo VGA ligado num adaptor DVI direto na porta DVI da placa também funciona.
O que já fiz para tentar solucionar o problema:
- BIOS da placa mãe atualizada
-Trocar a placa de slot PCI-E
- Limpar a CMOS
- Tentar ambas as portas DVI-D e DVI-I
- Trocar o modo de BIOS de UEFI para Legacy
- Formatação do Windows\drivers mesmo sabendo que não deve haver relação com software desde que o problema também ocorre na BIOS.
Algumas pessoas me disseram para fazer uma flash da EDID do monitor, mas não me sinto confiante quanto a isso.
Meu PC:
Asus Maximus IV Extreme
GTX 970 EVGA ACX2
8GB DDR3 Corsair
ANTEC TRUE POWER 1200W
i7 2600k
Windows 10 64 bit
Alguém pode pelo amor de Deus me ajudar?