Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dieletrico

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Então conforme a Norma Brasileira existe vária ligações NBR 5410 4.2.2.1 Esquemas de condutores vivos Nesta Norma são considerados os seguintes esquemas de condutores vivos: a) corrente alternada: - monofásico a 2 condutores; - monofásico a 3 condutores; - bifásico a 3 condutores; - trifásico a 3 condutores; - trifásico a 4 condutores; b corrente contínua: - 2 condutores; - 3 condutores; O que determina quantos fios serão é o tranformador da rua, se o tranformador for monofásico , ele poder ter entregar, como acima 2 condutores 1F (127/220V ) + 1N ou 3 condutores 2F(127) + 1N , como é o meu caso. adicionado 7 minutos depois Srs, obrigado agora ficou claro - obrigado pelos esclarecimentos !!!!
  2. Sim exatamente a corrente que passa nas 2 fases são iguais, mas a dúvida em relação a potência e por ser uma entrada monofásica. A dúvida é considerar a corrente que passa nos 2 condutores , ou em 1 apenas já é o suficiente, por ser monofásica? Exemplo Circuito 1 127V _________ 2A ------------------------------------| Ar | 127V | Condic. | => 2Ax2 => 4A x 220V =880W 2A------------------------------------ |_________ | => 2A x 220 = 440W , pois é monofásico Não sei se consegui explicar a minha dúvida?
  3. Srs, boa noite! Esses dias estava medindo o circuito de um ar-condicionado, de 18000 BTUS , tensão 220V, usando um alicate amperímetro, mas fiquei com uma dúvida e não tenho certeza da resposta. A entrada da residência é monofásica a 3 fios F - F - N, segundo a NBR5410 - 4.2.2.1 Na hora de fazer o cálculo da potência consumida, me deu um nó na cabeça. Tensão do equipamento 220V -> 127F 127F , não seria simplemente pegar o alicate amperímetro, medir a corrente que está passando no momento e multiplicar e pronto, mas a dúvida é a seguinte - se o a entrada é monofásica teoricamente a corrente que passa por um condutor não é a mesma corrente que passa no outro ? Ou teria realmente que considerar a corrente nos dois condutores para fazer o cálculo da potência que está sendo consumida. Agora fiquei com a dúvida. Se alguém tiver a resposta. De antemão , agradeço
  4. Desculpe não estou aqui para discutir se tem ou não capacitor, geralmente esse capacitor de partida fica ao do motor engatado no rele PTC , ou no relé de partida, desculpe não encontrei nenhum capacitor de 165uf , e pelo esquema da geladeira que está colado nela, ele está tracejado e com * , dizendo "conforme o modelo". E o mais curioso o jumper o qual fiz menção é o método que muitos usam para saber de o motor não está queimado para dar partida sem capacitor, e sendo repetitivo os dois contatos o qual recebe o capacitor está vazio. Em relação ao modelo FFV6HAK enviado é diferente do modelo o qual te informei. Dá um pesquisada no youtube tem algum modelos que estão jumpeados os contatos do capacitor, e não fui eu que o fiz , veio assim de fabrica e está trabalhado assim a 12 anos sem nenhuma manutenção;. Se tiver alguma dica em relação a ligação etc, eu agradeço.
  5. Electrolux DF35 , compressor Embraco FFV 7.5HAK 115-127V 60HZ - FA2UPHA1
  6. Tem alguma dica, o meu infelizmente não tem o capacitor de partida pelo que vi, pois ele vem ligado no relé de partida, os contatos do motor onde estariam o capacitor há um jumper, procurei isso no internet e vi que isso é normal essa partida sem esse capacitor pois o motor é de ~ 1/5 CV , mas se tiver alguma dica onde seria o melhor lugar para fazê-lo, estou usando um capacitor de 25uf eu pensei entre o motor e o relé.
  7. Sim exatanente, mas em industrias hoje se usa banco de capacitores automáticos, eles entram em ação sobe demanda, em caso de banco de capacitores manuais há uma caixa de comando para desligá-los no final dos expediente através das chaves de seccionamento, o que evita cargas capacitivas. Infelizmente não conheço timer que trabalhem com corrente altas, com para cargas industriais o que seria um alternativa ao banco automático (caro) e manuais No caso de uma residência, a geladeira trabalha com ciclos de 30 minutos, devido ao acionamento do relé pelo termostato nesse caso sempre terá uma carga reativa 24h/dia quando o motor entrar em ação a cada ciclo, e quando o motor está desligado o capacitor estará isolado da rede, o que não geraria energia capacitiva na rede da concessionária, pois o capacitor está ligado entre o relé e o motor, acho que nesse caso a energia capacitiva está sendo usada para correção do FP.
  8. @ilkyest, escutei recentemente aqui, que os novos relógios terão o tal do Kvar, conforme mencionou , agora quando eles farão essa substituição fica o mistério.
  9. Faller boa pergunta , meu medo é queimar o motor ou outro componente ligado próximo ao capacitor, a primeira vez sem a sua ajuda , eu já tinha feito a ligação do capacitor próximo ao timer de desgelo, acabou o queimando, fiz a substituição e a geladeira voltou a funcionar, a princípio não tinha ideia que a tensão elevada acumulada no capacitor poderia ocasionar isso, foi aí que veio toda essa preocupação como colocar algo no caminho para absorver essa tensão que está acima do nominal de trabalho da geladeira. De qualquer forma vou novamente fazer o teste com o resistor o qual fez recomendação.
  10. Faller pela sua experiência você acha, se eu colocar um um varistor em paralelo com o resistor e o capacitor, eu consiga proteger o circuito nesses 30 segundos até o descarregamento do capacitor ? Como o circuito é em 127v o pico de tensão após o desligamento do relé será de 127 x raiz de 2, consoantes você fez menção anteriormente, pois pelo que no manual diz o limite de tensão suportada pelo circuito é 135v. Obrigado
  11. @ilkyest , olá ! Então vamos lá tudo isso começou, pois tenho um gerador solar ligado com a rede da concessionária aqui na minha cidade, ele tem um Cos FI 0.98 consoante a Norma Regulador 482 da ANEEL, o problema foi que depois de alguns meses de geração, percebi que muita da energia não estava passando pelo medidor, assim não batendo com o cálculo da geração total, foi quando acabei descobrindo que no pico de geração um parte dessa estava sendo consumida pela cargar reativa gerada pela geladeira ( apenas para produzir calor para uma geladeira inútil). Claro que outra é fundamental para criar o campo magnético necessário. Então verifiquei quanto dessa energia era gerada, ou seja 41% do total, um fator de potência muito baixo ~ 0.59 , após alguns cálculo etc , conseguir fazer essa FP , chegar em 0.94, o que aumentaria minha geração diária, uma vez que não estaria desperdiçando, 30% dessa energia em efeito "joule". Felizmente eu não pago (FER), e não fui notificado pela concessionária, pois é uma residência e provavelmente estou dentro da faixa admissível de 0.92 que é exigida pela concessionária, pois o maior vilão aqui é o chuveiro , secador e ferro - circuitos resistivos. Pelo menos por aqui , se você tiver CREA na área de Elétrica , você pode fazer a correção de potências de entradas de Baixa Tensão, como por exemplo Eletrotécnico, pois segundo o edital que contempla a categoria ele pode trabalha com cargas até 800KVA, que não é meu caso pois sou formado em Edificações. De qualquer forma é bom saber. Obrigado
  12. Faller obrigado pela explicação , em 3 respostas consegui aprender o que não consegui lendo muitos artigos , simples , claro e preciso. E sobre o teste, o resistor descarregou o capacitor exatamente como fez menção , agora vou instalá-lo para ver como isso se comporte em paralelo com o circuito da geladeira. Sua didática é excelente, se não é professor poderia ser. Muito Obrigado.
  13. Faller boa tarde , talvez eu tenha feita a pergunta de uma forma equivocada, os capacitores tem tensão (AC/DC) máxima de trabalho, como os diodos (tensão(AC/DC e corrente), os resistores tem esse limite para que eles não queimem ou explodam, qual a tolerância, pois no catálogo não vejo essa descrição. Obrigado novamente.
  14. Faller boa tarde , comprei o resistor e vou fazer o teste hoje à noite , mas me ficou uma dúvida como esse resistor estará em paralelo com o capacitor, estará em paralelo também com o circuito da geladeira , ela quando ligada gera uma corrente contante de 1.98A 120vac, nesse caso o resistor suporta essa tensão e corrente estando ligado em paralelo? Obrigado
  15. Faller obrigado pela explanação , pois agora sei o valor do resistor para comprá-lo, e sei que pode descarrega-lo, vou fazer um teste de carga em 127v no capacitor com resistor em paralelo e ver qual será tensão de descarregamento com o multímetro. A ultima vez que fiz o teste e sem o resistor o qual fez menção, a medição em circuito aberto o multímetro em peak registrou 380vac. Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...