Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletronortico

Membro Pleno
  • Posts

    71
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

35
  1. Eletronortico

    Autotrafo

    @Marcelo Rodrigo deCarvalho O link dos esquemas quebrou, pois faz tempo que postei, segue imagens dos esquemas de aterramento aceitáveis conforme NBR 5410, conforme comentário acima...
  2. Boas, Preciso de alicate amperímetro, ou multímetro que aceite pinça amperimétrica, para medir Corrente Contínua (125Vcc) e que consiga medir a partir de pelo menos 10mA. O modelo mais próximo que achei foi o Fluke a3004, que mede em duas faixas, de 0 a 21mA CC e de 21 a 100mA CC. Só que não mede acima de 100mA. Alguém conhece um alicate amperímetro que faça leitura de, pelo menos, de 10mA a 1000mA CC? Objetivo do uso: Encontrar fuga a terra sem necessidade de desligar disjuntores CC em painéis de subestações de transmissão de energia. LPP_Encontrar Fuga a Terra CC sem abrir DJ.pdf
  3. Pra quem gosta de colocar a mão na massa, vai aqui uma ideia e tanto: "Faça a sua própria bateria com sucata de aço e latão". Na teoria: Peque sua sucata de aço e latão. Coloque isso em um pote de vidro de geleia da vovó. Preencha com água e resto de sabão em pó e detergente de lavar roupas - estes contém hidróxido de potássio {KOH}. E Chazam, você tem sua bateria. Vale lembrar que é preciso fazer a anodização do ferro-latão. Segue abaixo ilustração de como é feito a anodização Eu com certeza vou testar em casa. Depois coloco o resultado aqui! A fonte da matéria é essa: https://news.vanderbilt.edu/2016/11/02/making-high-performance-batteries-from-junkyard-scraps/ Bateria que os cientistas criaram: Não existe risco de explosão, tendo em vista que o material não é inflamável, pois é diluído em água, diferente das baterias de chumbo ácido e de lítio, que aparentemente já estão explodindo. O que acharam da ideia dos cientistas?
  4. Diz que limita diz que não http://g1.globo.com/economia/noticia/anatel-diz-que-nao-pretende-reabrir-debate-sobre-limite-na-banda-larga-fixa.ghtml É um disse que me disse danado!
  5. Boas, Conforme estudo da EPE apoiado pela USP, a transmissão de Energia Elétrica em Corrente Contínua é mais vantajosa para linhas com comprimento superior a 1.500 kM. Fonte: https://www.usp.br/agen/?p=207540 No entanto, vale ressaltar que no Brasil o potencial hidrológico para geração de energia é maior na região norte, tendo em vista que já foi bem esplorado nas regiões mais populosas, e como a região com maior potencial hidrelétrico não precisa tanto de energia como as regiões mais populosas, e como o Brasil é um pais de dimensões continentais, justifica-se o fato de linhas tão cumpridas, como as que interligam o sistema de geração Acre/Rondônia (Usinas Jirau e Santo Antônio) ao sudeste brasileiro. As duas linhas de transmissão mais longas no Brasil são as que interligam as subestações de Porto Velho - RO, á de Araraquara - SP, são 2.375km de linha. (Segue arquivo em anexo). A propósito, não tem como comparar pau a pau o sistema elétrico americano com o brasileiro, pra poder comparar os USA teria que evoluir em muito para chegar perto do Brasil. Se não fosse pelo sistema robusto de transmissão elétrico brasileiro, na crise hídrica (falta de chuva) que tivemos no centro oeste pra baixo em 2014 e 2015, haveria caos com a falta de energia. O sistema americanos não é interligado, ele é subdividido em 3 partes, já no Brasil, o sistema é interligado em todos os estados (exceto Roraima), por isso o sudeste não ficou no escuro, pois usou energia hídrica do norte do Brasil. E havia linhas de transmissão prontas para fazer essa compensação da falta de geração hídrica na região centro oeste para baixo. Hoje o sistema de transmissão é duplicado, se perder uma linha, por raio, vandalismo, queimada, etc., a outra assume sem corte de energia. O sistema de proteção, relés de proteção das linhas de transmissão são duplicados nas linhas da rede básica, e nas linhas acima de 500kV o sistema de controle também é duplicado, se falhar um tem o outro. E diferente do sistema de supervisão do sistema americano, que Hackers já invadiram a distância, aqui eles tem que entrar em uma subestação ou usina, pois a rede de comando/supervisão é blindada, sem conexão com a internet. Existem oportunidades de melhoria? Com certeza, geração de energia perto dos consumidores é o que tem que ser feito, pode ser solar, eólica, com as ondas do mar, com as correntes marítimas, etc. Mas, como o potência hidrelétrico é muito grande, temos que aproveitar, e fazer muitas usinas, principalmente fio d'água, sem reservatórios. 07_LOTE_LG_CC_Madeira.pdf
  6. Boas, Quando você desliga ele, continua a ter tensão nas tomadas, ou realmente ele desliga as tomadas? Se for só pelo LED aceso, nada a ver, mas se ele mantem ligado as tomadas, abre o seu filtro e dê manutenção na chave, com pouca coisa tu resolves. Veja se o valor do fusível está compatível com a carga que tu colocas na tomada, pois se alguém queimar, tem que ser o fusível primeiro, e não por último. Se quiser aprender mais sobre filtros de linha, veja esses links:
  7. Alimentar motores CA com inversores é algo que não não usual. Por isso a maioria usa direto motores CC. Mas há controvérsias, veja esta matéria interessante sobre o uso de inversores para o controle de rotação de motores: https://prezi.com/l45uedrz--r1/inversor-de-frequencia/ Se tu quiser saber mais a respeito, veja esse artigo de um inversor da Weg que alimenta motores: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-motores-de-inducao-alimentados-por-inversores-de-frequencia-pwm-50029351-artigo-tecnico-portugues-br.pdf Tu precisa varia rotação dos motores ou não? O motor é simples para girar um eixo, ou tu precisas de moto bombas?
  8. Boas, Qual potência você precisa alimentar? sugestão: Caso esteja utilizando baterias automotivas, o ideal é colocar elas em paralelo e não em série. Pois se for em série e pifar uma das baterias, o circuito se abre e você perde todo o banco de baterias, mas se for em paralelo, caso perca uma das baterias, você só diminui a potência do banco, isso aumenta em muito a confiabilidade do circuito. Para baixas potências, no mercado se acha facilmente inversores 12Vcc/127Vca.
  9. Boas, Realmente a sugestão do Variac é a que fica mais em conta, a priori! Mas, qual potência de saída você precisa? É pra ficar ligado direto ou só pra testes em bancada? Tu vai alimentar motores ou iluminação, etc? Se a fonte for para uma bancada, Variac é o melhor, mas se você precisa de mobilidade, então o mais leve seria um retificador e inversor. O Variac utiliza um transformador (bruto mas resolve). No entanto, se for pra ficar ligado direto, o fator de potencia baixo aumenta o consumo elétrico. Sendo assim, responda as perguntas para podermos te ajudar conforme suas necessidades específicas.
  10. Boas, Veja se atende a informação neste link: https://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/37730e47-e705-472b-af3c-da8605faa2d1/como-pararinicializar-servio-do-firebird-via-cdigo-c?forum=adoptpt
  11. Boas, Se tu precisas de DUAS fontes, sendo uma positiva e outra negativa, a figura acima com duas baterias atende. No entanto, se você precisa de APENAS a fonte negativa, é só usar 1 bateria com polarização invertida na ligação. Outra opção é trocar as baterias por carregadores de celular.
  12. Boas, Veja link: http://br.ccm.net/faq/19040-reparar-um-disco-rigido-bloqueado-em-raw
  13. Boas, Trabalho em subestação de transmissão elétrica, entre outros, temos barramento de 125Vcc, com bancos de baterias, etc, para equipamentos essenciais. Notei que existem roteadores e monitores instalados há pelo menos 4 anos aqui, e que estão sendo alimentados em 125Vcc, quando saem de fábrica com INPUT previsto de 100-240Vca. Pergunto: Qual a explicação técnica para eles funcionarem? E quais os perigos em se fazer este tipo de ligação?
  14. Boas, Veja se uma dessas alternativas te ajuda: Veja se a tecla SAP está ativada para outro idioma ou canal de áudio diferente. Vá em configurações de som, e veja se está desligado a opção MUTE ou MUDO, dae é só apertar o MUDO no controle e ver se volta; http://www.ehow.com.br/resover-problemas-audio-tv-led-samsung-como_20773/ http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/como-testar-o-som-e-imagem-de-uma-smart-tv-samsung.html Se não der certo, avise!
  15. Boas, Já encontrei a solução! O .bat estava salvo como UNICODE, mudei e salvei como ANSI. Agora está funcionando certinho!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...