Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Junior Jr

Membros Juniores
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

2

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Santa Catarina
  • Sexo
    Masculino
  1. Olá pessoal, gostaria da sugestão de vocês para solucionar uma duvida quanto ao DR. Tenho uma mini bancada de teste, onde aplico meus testes e desenvolvimento hobby, nela tenho um circuito de proteção com Disjuntor 10A + DR 30mA, o problema se encontra quando estou inspirado e fecho um curto entre fase e terra, ou algum processo que gere uma fuga e ative a proteção do DR, o problema é que vai o DR da minha bancada junto com o da caso, e fica tudo no escuro. Pensei em usar um trafo isolador, porém o mesmo, não é possível usar junto com DR, pois o secundário fica isolado, seu referencia a terra, logo não tendo aplicação ao DR, o que vocês fazem para contornar tal situação, vale a pena investir em um trafo de no minimo 2KVA para bancada, ou pelo preço, compensa desligar tudo?
  2. boa tarde, o fan dessa placa, usa a tecnologia fan stop, resumindo, o fan só inicia seu trabalho quando a placa atinge certa temperatura.
  3. perfeito, obrigado pela ajuda
  4. boa tarde pessoal, Gostaria de saber se tem problema em usar um fonte chaveada para alimentar fita de led de 12v, achei pouco artigos que expliquem a diferença entre led driver e fontes chaveadas, mas pelo que entendi, o driver mantem a corrente na saida constante para alimentação dos leds, então mesmo que ocorra uma variação na tensão(pequena), a corrente tende a se manter estavel, já na fonte ele somente contrala a tensão, e uma pequena variação na saida da tensão pode aumentar e diminuir o brilho do led. tendo isso em vista, uma fonte chaveada não é recomendada para usar em fitas de led? e sobre a durabilidade dos leds, teria diferenças? desde ja grato.
  5. Dando continuidade ao topico, tenho na bancada um mini disjuntor de 4A + DR que alimenta um filtro de linha, esse trafo deve vir antes ou depois do DR, considerando tambem esse trafo de 500VA, devo redimencionar esse Disjuntor para 2A para não correr o risco de sobrecarregar o Trafo? desde ja grato.
  6. Perfeito, obrigado por todas as respostas, a duvida me veio, ao fato de equipamentos hospitalares, usarem essa ideia para proteger os medicos em caso de contato acidental, e buscando na net, não achei muita referencia sobre isso. Quanto a ideia de fazer o teste, somente assim posso confirmar!. Isadora, caso eu não venha mais a interagir nesse tópico, é por que o teste não foi bem sucedido.
  7. boa noite, li em um artigo sobre transformador isolador, sobre ele proteger o usuario de possiveis choques. Gostaria de entender como funciona essa questão, um trafo de 220v de 1 para 1, caso eu venha a encostar na fase no secundario não tomaria choque??
  8. boa noite sergio, li em algum artigos a opção de deixar o osciloscopio "flutuando"usando um transformador isolador, porém não é recomendado por varios motivos segundo o site do Newton Braga. https://newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/7936-medidas-flutuantes-com-o-osciloscopio-questao-de-segurança-ins253 Só que o osciloscopio pelo que entendo trabalha por referencia, sendo normal o terra do osciloscopio ser colocado no "terra" dos equipamentos. Entendo esse fato de ser perigoso por acontecer de colocar a garra em uma fase ou positivo e dar B.O., só que acredito que se não fosse o correto usar o terra do osciloscopio, o mesmo deveria vir sem o terra. Mas grato, toda dica é bem vinda, pois tenho muito a aprender com esse equipamento maravilhoso, e assim que chegar o meu, não quero fazer besteira xD
  9. Eu deixo voce medir se me prometer, foi tão meigo kkk brincadeiras a parte, o unico risco seria somente o curto circuito por ligar o terra do osciloscopio na fase é isso? minha duvida seria mais no fato de gnd,neutro e terra juntos, resumindo, posso ligar os 3 juntos sem riscos, mesmo que tenha um ddp de 3~4v entre neutro e terra(que sempre tem).
  10. Boa tarde Isa, obrigado pela resposta, porém no circuito, ficaria unido o neutro e o terra do osciloscopio na entrada do sensor, e na saida ficaria ligado o terra do osciloscopio com o gnd do sensor, então ficaria ligado na "garra", terra osciloscopio, neutro da rede e gnd do sensor, vou me certificar de estar ligando a garra no neutro, e penso para diminuir os riscos, usar um adaptador temporario na alimentação do osciloscopio deixando o mesmo sem terra, "flutuante", para diminuir ainda sim as chances de qualquer catastrofe. Mas gostaria de saber, o por que voce não aconselha em nenhum momento, a união do neutro com o terra do osciloscopio? grato novamente.
  11. bom dia, adquiri o tbs1052b, agora na expectativa de chegar xD, já acompanho a algum tempo o wrkits, all eletronics entre outros, muito bom Sobre o osciloscópio do proteus, ja usei, mais é bem engraçado e meio confuso ele, ajuda bastante, mas o proteus tem uns bugs sinistros. já tive um hantek usb de 20mhz, fiquei só 3 dias e devolvi, alem do medo de fechar um curto e queimar a saida usb do pc, ou ele por completo, o software dele era muito fraco, vivia congelando a tela, e precisava de um reset para voltar a funcionar. O que me alegra no osciloscópio é colocar em pratica o que você aprende em teoria, quero ver o ripple de fontes, chaveamento de transistor, testes com gerador de função, e calibrar um zmpt, um sensor de tensão da china, esse ultimo gostaria de umas dicas, http://blogmasterwalkershop.com.br/arduino/como-usar-com-arduino-sensor-de-tensão-ac-0-a-250v-voltimetro-zmpt101b/ nele, é calibrado a entrada e saida do sensor, pelo que entendi, ele mediu com uma ponta o 220v e o neutro e a outra o gnd e o 5v, teria algum risco unir o gnd ao neutro para esse teste?
  12. obrigado por todas essas dicas, ele é todo em português o menu de ajuda?, vi que o 52b edu, custa 30 reais a mais, acredito que seja melhor para mim, ja que nunca tive um osciloscópio(claro se for em português) e quanto aos 300v rms, isso é para a ponteira tanto x1 como x10? adicionado 1 minuto depois perfeito paulo, obrigado pela dica, acreditava que o limite do pwm do arduino, era a mesma velocidade do seu cristal que é de 16mhz. grato
  13. bom dia, quanto a questão de medição de fonte chaveada que voce entrou em contato com eles, é possivel medir sem o trafo isolador, ou eles recomendam?
  14. boa tarde, quanto a sinais pwm, o limite seria 10mhz certo, voce ja teve alguma dificuldade por causa do limite de banda dele, tipo se querer ler um arduino de 16mhz, teria problemas?
  15. boa noite, estou avaliando a compra de um osciloscópio de bancada, para aprendizado e hobby, estou entre minipa 100mhz, tektronix 50mhz, ou hantek 100mhz, esse ultimo é o mais barato com mais função, pelo mesmo valor dos outros 2, vocês conhecem e recomendam o hantek, ou é algo a se pensar, sei que o osciloscópio é um equipamento que dure anos, por isso estou a pesquisando bastante, e o mais completo pelo preço são os da hantek, vocês recomendam essa marca. desde ja grato.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!