Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MauricioBMS

Membro Pleno
  • Posts

    410
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de MauricioBMS em Aumentando a velocidade dos Fans na BIOS foi marcado como solução   
    @Nelson Backes Não há nenhum problema em utilizar a ventoinha em alta rotação o tempo todo, ela basicamente foi feita pra isso. O tempo de vida útil vai continuar longo.
     
    Quando você aumenta a rotação, a placa-mãe envia mais tensão para a ventoinha, o que faz o LED ficar mais forte. Se você utilizar uma fan com um cabo dedicado ao controle do RGB, você não terá esse problema, pois a tensão será enviada de forma independente.
  2. O post de MauricioBMS em Clock baixo da placa foi marcado como solução   
    Possa ser que o MSI Afterburner esteja com algum bug ou algo assim, às vezes é problema com o driver da placa.
     
    Teste sua placa em algum benchmark e compare com outros resultados para ver se ela está na média aceitável. Existem vários, mas recomendo o Superposition por ser de graça.
  3. O post de MauricioBMS em Funcionamento das fans com water coolef foi marcado como solução   
    Sim, caso você conseguisse colocar o radiador na posição lateral puxando ar para dentro com as fans seria a melhor opção. Pois, você vai estar fazendo uma troca de calor com o radiador de forma mais eficiente.
     
    O fluxo de ar vai diminuir, porque você vai ter o radiador para atrapalhar na captação de ar. Mas, você pode fazer um push-pull e melhorar um pouco a situação.
     
    Mas, eu pensaria no básico mesmo que é colocar as ventoinhas debaixo para puxar o ar frio, colocar o radiador na lateral puxando ar para dentro e em cima e atrás fazendo a exaustão. Vai ficar ótimo assim..
     
     
  4. O post de MauricioBMS em Minha placa-mãe não possui conector AIO PUMP. foi marcado como solução   
    @Procuro Ajuda O AIO_PUMP é uma conexão designada as bombas dos watercoolers, pois sempre está setada em 100% de rotação (tensão 12v em PWM). Você pode ligar a bomba em qualquer header e setar manualmente para 100% que terá o mesmo resultado.
     
    Pode ligar na conexão CPU mesmo.
  5. O post de MauricioBMS em Qual Water Cooler e gabinete para Core i9-13900KS e GeForce RTX 4090? foi marcado como solução   
    @Guilherme Olive O H7 Flow seria um gabinete melhor na questão da refrigeração (falando de NZXT), possui painel mesh. Vai mais de você querer algo estético ou mais funcional.
     
    Levando em consideração que você colocaria o radiador na posição frontal do gabinete, o H7 Flow por possuir um painel mesh traria um aumento de fluxo de ar bem significativo. Você poderia complementar com um setup Push-Pull que contribuiria bastante para o radiador e o airflow do gabinete.
     
    Sobre o X73, é um WC bem estabelecido no mercado. Não o testei, mas acredito que esteja no nível dos 360mm concorrentes no geral.
  6. O post de MauricioBMS em Opiniões RTX 3070 8Gb PALIT GAMINGPRO foi marcado como solução   
    Sobre a qualidade da placa de vídeo, vi aqui algumas imagens do interior dela e achei bacana o projeto.
     
    Ela possui uma boa estrutura para dissipação de calor, tem a área de contato com o chip nickelada e os VRMs cobertos por uma estrutura metalica em contato com os heatpipes. Na questão de temperatura acho que não precisa se preocupar.
     
    Sobre a marca em si, o grupo Palit é bem reconhecido por sua marca e outras subsidiárias como Galax e Gainward. É uma marca bem confiável na minha opinião.
     
    O processo de garantia pelo que vi é direto com a loja ou distribuidor, no caso ela não tem um QG ou centro de reparo aqui no Brasil. Se sua placa tiver algum problema, ela acaba trocando mesmo.
     
    Apenas tenha cuidado em saber se essa placa ainda está na garantia, se o vendedor vai te enviar com a Nota Fiscal de compra. O preço está bom, mas seria bom também saber se você vai ter acesso a garantia dela. 
     
    Se ela não estiver mais na garantia, ou se o vendedor não tiver a nota, fica algo mais arriscado. Não tem como saber realmente como foi utilizada e pode já ter passado por mineração e tudo mais, acredito que já saiba disso tudo.
     
    Portanto, se ainda assim comprar, faça os testes recomendados para saber se está comprando algo sem defeitos. 
  7. O post de MauricioBMS em Xeon 2650 V2 superaquecimento foi marcado como solução   
    @Gabriel Ferreira Lima O ideal é que haja sim uma melhoria, mas eu não sei o quanto este cooler está dimensionado para este processador e ele também pode estar ocasionando uma temperatura mais alta.
     
    Mesmo com as ventoinhas na frente, você não terá uma temperatura igual comparada com o gabinete aberto. A troca de calor com a temperatura ambiente com o gabinete aberto se torna muito mais eficiente do que com ele fechado, mesmo com um bom fluxo de ar.
     
    Eu acho que seu processador poderia estar trabalhando mais frio durante as sessões de jogo, talvez se mantendo mais na casa dos 60c. 
     
    Acho que ao invés de investir nessas 3 ventoinhas frontais, seria bom investir em um aircooler melhor, com uma capacidade de arrefecimento maior. Há quem possa discordar da minha recomendação, mas sua CPU irá se beneficiar muito mais do que apenas aumentando o fluxo de ar. No futuro você poderia melhorar o airflow.
  8. O post de MauricioBMS em Essa memória RAM é boa ? foi marcado como solução   
    Eu sinceramente não gostei da latência dessa memória, CL22 para 3200MHz é muito alto para os padrões de hoje, isso falando em Desktop. O DDR4 é uma tecnologia que passou por diversos aprimoramentos e hoje é super normal ver memórias custo-benefício com latências menores, ainda mais para os 3200MHz.
     
    Eu não conheço essa marca do grupo Pichau, mas meu palpite é que estão usando chips DDR4 muito antigos. Qualquer D-Die (classificação mais baixa de chips DDR4) consegue manter 3200MHz pelo menos em CL18 (isso já sendo algo considerado alto até pras D-die).
     
    A tensão da memória acaba também sendo um fator a levar em consideração sobre a qualidade do chip. Para ela estabilizar nesse perfil (3200/CL22), ela trabalha em 1.35v. Uma tensão utilizada em memórias com perfis de mais desempenho.
     
    Para esta frequência e timing, o normal seria utilizar a tensão de 1.2v. Isso acaba demonstrando que, os chips dessa memória tem dificuldade em estabilizar até mesmo em um perfil de baixo desempenho e precisa ter a tensão elevada para manter a estabilidade.
     
    Eu não posso dizer que é uma memória boa levando em consideração essas informações, é apenas uma memória barata para você utilizar. Pelo mesmo preço, você compra uma memória 3200MHz [email protected] da Rise Mode, um perfil muito mais atraente. (Promoção do dia 11/08)
  9. O post de MauricioBMS em Ryzen 7 5800X3D chegando a 90 Graus - Recomendação de Water Cooler foi marcado como solução   
    Os WC hoje em dia estão com um preço bem mais em conta devido ter várias marcas nacionais que utilizam projetos OEM chineses. Acabam sendo bem semelhantes inclusive.
     
    As maiores diferenças entre eles acabam sendo o design e a variedade de aplicações via software desde o controle da velocidade da bomba e ventoinhas até o RGB. Marcas maiores como Corsair, ASUS, NZXT e outras costumam ter mais opções de personalização, devido serem compatíveis com outros componentes da mesma marca.
     
    Essa diferença concentrada apenas no design e software se dá pelo motivo das marcas utilizarem bombas OEM, ou seja, uma boa parcela dessas marcas utilizam bombas da mesma fabricante. A Corsair, NZXT e a ASUS, por exemplo, utilizam bombas Asetek.
     
    As bombas mais presentes no mercado são: Alphacool, Apaltek, Asetek, CoollT e Cooler Master (sim, a marca Cooler Master produz sua própria bomba, mas não sei se estão presentes em todos projetos da marca).
     
    Sendo assim, a grande diferença está no projeto da bomba em si. A qualidade também vai variar no radiador e nas ventoinhas, mas a grande maioria costumam ter uma boa qualidade e já trazem ventoinhas com rolamento hydraulic bearing (na minha opinião, melhor rolamento depois dos de levitação magnética).
     
    Voltando ao produto que você mencionou da Pichau, parece ser um bom produto onde contém ventoinhas com rolamento hidráulico e bom fluxo de ar. Um radiador de 240mm é o melhor custo-benefício onde se tem um grande salto de desempenho comparado aos de 120mm e não fica tão atrás dos de 360mm.
  10. O post de MauricioBMS em RTX 3070 ti esquentando após "limpeza" foi marcado como solução   
    Se você está notando alguma diferença grande de temperatura, é bem capaz que o limpa contato tenha escorrido para os locais da interface térmica. 
     
    O limpa contato não deve ser usado próximo dos thermalpads e pasta térmica. Quando em contato com o thermalpad, ele acaba removendo a oleosidade do mesmo e vai perder propriedade térmica, a condutividade vai reduzir bastante. A pasta térmica também vai perder a viscosidade e acabará se desmanchando.
     
    Se a temperatura da sua placa de vídeo ficar apenas na casa dos 70c, não seria um problema, onde ela aguenta bem mais que isso, mas seria bom manter abaixo dos 83c até para preservar o desempenho. Veja como fica a temperatura do chip e das memórias, se não estiverem tão altas, dá para utilizar tranquilamente. Ao contrário, apenas abrindo a placa e refazendo a aplicação da pasta térmica e dos thermalpads.
  11. O post de MauricioBMS em ASUS RX580 O8G - temperatura / Ventoinhas foi marcado como solução   
    Fica ao seu critério. Na minha opinião, uma ventoinha trabalhando o tempo todo enquanto a placa de vídeo ligada reduz menos sua vida útil do que ficar parando e começando a girar diversas vezes.
     
    Muito comum placas que utilizam fans hydraulic bearing, por exemplo, terem problemas cedo de ruído devido essa técnica de "Fan Stop". Pois, toda hora que a fan começar a girar será necessário bombear o fluído lubrificante, e como ela fará isso diversas vezes ao dia, terá um desgaste maior do mesmo.
     
    Também tem pessoas que defendem que o desligamento da ventoinha aos 50c, por exemplo, evita ter uma diminuição da temperatura de forma muito rápida, onde iria contrair o material (silício, mais importante) de forma muito rápida.
     
    Eu costumo fazer uma curva de ventoinha personalizada mesmo, no entanto, com ela sempre funcionando... mesmo que seja em pouca rotação. Fiz isso, pois já enfrentei problemas de ruído nas ventoinhas devido o "Fan Stop ou Zero RPM".
  12. O post de MauricioBMS em Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend não acende LEDs foi marcado como solução   
    @joaogarcia467 Você utiliza algum software para controlar a iluminação?
     
    Também pode ser algo na BIOS, alguma opção de iluminação marcada como Stealth, Off e etc... 
     
    Se você utiliza algum software de iluminação, diga qual, assim podemos entender melhor o problema.
  13. O post de MauricioBMS em Placa de Vídeo fazendo DWM falhar? software ou hardware? foi marcado como solução   
    @Marduk061 Sim, seria bom você testar seu sistema completamente em stock.
  14. O post de MauricioBMS em QUAL PLACA DE Vídeo É compatível PARA MEU PC? foi marcado como solução   
    Como você disse, seu computador já está numa idade bem avançada, e mesmo com os upgrades que fez como uma boa fonte e o SSD, ele teria muita dificuldade em tirar proveito da placa de vídeo em alguns cenários. No entanto, fez bem em trocar a fonte para não comprometer o equipamento e o SSD pra agilizar o sistema, já deve ter sentido a diferença ao realizar algumas tarefas.
     
    No caso, o maior problema seria o processador e a memória RAM. Um i5 2400 e 4GB DDR3 de 1333MHz vão fazer você não tirar proveito total de uma placa de vídeo em jogos até mesmo considerados antigos, realmente seria um processador pra utilizar em jogos como League of Legends e alguns FPS bem simples. 
     
    De qualquer modo, se o seu único objetivo é fazer home office e jogar games mais simples como o League of Legends, não haveria problema em pegar uma GTX 1050 de 2GB... o problema, é que acaba sendo desperdício.
     
    Comprar uma GTX 1050 de 2GB por R$ 500,00 ou uma GT 730 também por esse preço acaba sendo um roubo. Estamos em uma época que processadores com gráficos integrados possuem performance igual ou superior a essas placas offboard... e nesse caso ao menos estaria fazendo um upgrade, mas obviamente teria que gastar mais do que os quinhentos reais.
     
    O ponto que quero chegar, é que se você quer mesmo investir em uma placa offboard para obter uma maior performance, mesmo que você não vá tirar total proveito da placa de vídeo por conta do sistema... seria melhor investir em produtos de maior qualidade como uma GTX 1650-1660 ou da AMD uma RX 570-580. São placas de maior performance e encontrando elas abaixo ou na faixa dos R$ 1.000,00 dependendo do modelo já está ótimo.
     
    A GTX 1650 e a RX 570-580 você encontra ela abaixo dos mil, já a 1660 um pouco acima. São placas que pelo menos vão te entregar 4GB de VRAM (que na minha opinião seria o mínimo aceitável). Dentre essas eu iria bastante atrás da RX 580 que só perde pra 1660... no entanto é um produto que hoje em dia é meio complicado.
     
    A RX 580 (ou 570 e pra baixo) é complicada porque a maioria das vezes nessas placas são utilizados chips que já foram usados para mineração de criptomoedas ou em outras situações... isso porque, estes chips não são mais fabricados então é impossível uma fabricante lançar uma placa da série RX 500 sendo 100% nova. Esse é o motivo de você não ver muitas marcas confiáveis vendendo este modelo, pois possuem uma reputação alta e um processo rigoroso de garantia, então pegaria muito mal vender uma placa com chip usado.
     
    O único problema então de comprar placas da série RX 500 seria você estar comprando algo que foi reciclado, e muitas das vezes podem dar defeito ou algo do tipo. No entanto, você não tem muita opção, resta pesquisar um pouco sobre a marca que vai comprar e ver se ao menos eles possuem boa qualificação e se oferecem uma garantia decente, principalmente no Brasil.
     
    Tive que me estender bastante aqui no tópico, mas é porque devido o período de mineração que tivemos, muitas placas principalmente de entrada são vendidas como novas, mas na verdade são recicladas. Isso na verdade, até ano passado... pois agora na china já são vendidas placas recicladas da série RTX 30 (penúltima série NVIDIA lançada). Então tem que ficar esperto para não ter problemas.
     
    Sobre as placas que te recomendei, essas são as mais de entrada que posso lhe recomendar hoje. Não posso te sugerir algo abaixo disso, pois 500 reais em uma GT 730 ou 1050 de 2GB sairia muito mais caro do que quase mil em uma GTX 1650 ou RX 580. Não posso te recomendar algo que te faria se arrepender depois.
     
    A outra alternativa seria ir para o gráfico integrado com os novos Ryzen da AMD, que iria te trazer também mais poder de processamento... mas, o valor seria um pouco mais salgado porque precisaria trocar também a placa-mãe e memória RAM.
     
    Seja bem-vindo ao fórum.
  15. O post de MauricioBMS em Estaria Xeon 1270 v2 gargalando a RTX 3070? foi marcado como solução   
    Para o gargalo acontecer não é necessário que o processador fique em 100%, principalmente quando são processadores de arquiteturas antigas.
     
    Como estamos falando de um Xeon de 2011 e memórias DDR3, é importante entender que é um sistema extremamente antigo que carece de velocidade de comunicação e processamento.
     
    Justamente por esse motivo, os jogos não conseguem tirar proveito do processador, pois na grande maioria das vezes ele não consegue produzir os frames há tempo e isso gera erros. Com isso, ele não consegue exercer o trabalho da forma correta e não vai conseguir ter tempo para distribuir o trabalho entre os núcleos e conseguir focar em um frame por vez... Pois, a placa de vídeo já vai estar pedindo outros que já foram atrasados e aí tudo fica uma loucura até para a engine do jogo, que vai acarretar em problemas nas físicas, crashs e tudo mais.
     
    Como você comprou essa placa da china, realmente é importante você testar corretamente, pois a grande maioria delas possuem chips gráficos e memórias que já foram usadas por mineradores ou em outras aplicações que exercem um desgaste extremamente fora do padrão.
     
    Nesse caso, seria interessante você utilizar os testes sintéticos, os famosos benchmarks. O teste, quando focado na GPU, não irá fazer tanta diferença um processador mais potente ou mais fraco, porém pode ainda ficar evidente em algumas ocasiões.
     
    Eu recomendaria você baixar o UNIGINE Superposition e fazer o teste em 4K ou 8K, que vai demandar menos da sua CPU e assim conseguirá ver se a sua placa esta desempenhando normalmente sem o gargalo te atrapalhar. Para ver as estatísticas completas do funcionamento da placa, recomendo o HWiNFO.
     
    Boa sorte e espero que consiga fazer um upgrade o mais breve possível. 👍
  16. O post de MauricioBMS em Processador fazendo barulho elétrico foi marcado como solução   
    @Paulo Ricardo Lauxen Parece ser Coil Whine nos VRMs da placa-mãe. Não há nada do que se preocupar, não é algo que vá acarretar em algum dano. Apenas o barulhinho chato mesmo.
  17. O post de MauricioBMS em Qual a chance dos produtos da Kabum não serem novos? foi marcado como solução   
    @newking A KaBuM não vende produtos usados, mas já vi há algum tempo atrás venderem produtos Open Box... Como diz o nome, são produtos que foram abertos mas basicamente por algum motivo foram devolvidos a loja ou a fabricante e retornou para venda. A diferença de um produto classificado como Open Box e Usado seria o nível de estado do produto... onde geralmente os Open estão quase como novos.
     
    Não sei se ainda vendem, mas caso estivesse vendendo... com certeza na página do produto estaria indicando que é um produto Open Box.
     
    Agora, existem marcas de placas de vídeo que vendem elas com chips já utilizados por mineradores e em outras aplicações. Acabam vendendo um produto reciclado, como novo. Portanto, deve tomar cuidado na hora de comprar e se atentar a marca e modelo.
     
    Marcas de placa de vídeo como: ASUS, Galax, Gigabyte, MSI, EVGA, Sapphire, Gainward, Zotac, ASRock, PNY e mais algumas do grupo Palit são seguras e não vão te vender um item reciclado.
     
    Boas compras.
  18. O post de MauricioBMS em GTX 1060 ou 1660 super? foi marcado como solução   
    @chironfire Pensando na performance, com certeza ficaria com a 1660 Super. Além de ter um ganho até significativo de performance, utiliza um chip gráfico mais recente da linha Turing, diferente da 1060 (Pascal). Com isso, podem haver melhorias no codec NVENC para gravar e fazer transmissões.
     
    Todos os jogos que citou, acredito que não teria problemas em fazer lives... apenas escolha as configurações corretas, tanto no jogo, quanto na qualidade da transmissão.
     
    Apenas tome cuidado com compras de placas no AliExpress, ao menos compre de um vendedor com boas avaliações e pesquise bastante sobre o modelo em questão. A maioria dos chips e memórias dessas placas já foram usadas por mineradores de criptomoedas, então possuem certo desgaste devido o estresse e até mesmo a temperatura que foram submetidas. 
  19. O post de MauricioBMS em Artefatos ao usar a placa em 99% foi marcado como solução   
    @edilsao Complementando o que o amigo disse acima, que realmente é de extrema importância usar uma fonte de qualidade. Também é preciso lembrar que os artefatos na grande maioria das vezes vem da placa de vídeo mesmo.
     
    Os artefatos são bem comuns de ocorrer quando há problema nas memórias, onde podem estar aquecendo muito e em casos mais complexos, ela pode estar mal soldada ou realmente com defeito.
     
    De qualquer forma, se está na garantia, acione o RMA. É seu direito, e acaba sendo a melhor coisa a se fazer.
  20. O post de MauricioBMS em Possuo 2 pentes de memória, é melhor eu retirar 1 e ficar com o outro? foi marcado como solução   
    Atualmente você está utilizando dois canais de memória ao invés de somente um, o que já foi comprovado que melhora a performance em diversas situações, no caso o Dual-Channel. Com mais canais de memória a sua velocidade de banda aumenta.
     
    Sobre a questão do clock, sempre a menor frequência entre os pentes irá prevalecer. No caso se você pega uma ram de 2400mhz e 2666mhz, as duas irão ficar em 2400... a não ser que consiga mudar isso pela BIOS se o seu chipset der suporte.
     
    Usar uma partição de um HD como uma espécie de memória volátil virtual para o sistema irá prejudicar a performance. Um HD não terá a rapidez de uma memória RAM, nem na velocidade de banda em alocar os dados dos processos e nem em se comunicar com o processador (latência). 
     
    Minha sugestão é continuar do jeito que está, pois se retirar o outro pente para deixar apenas um, estará perdendo performance e quantidade de alocação.
     
  21. O post de MauricioBMS em Um slot em DUAL e outro em SINGLE foi marcado como solução   
    @JP Alenc Sim, 2x 64-bit é o Dual-Channel. Apenas uma forma mais técnica de descrever, acontece em algumas versões do CPU-Z e em algumas placas-mães.
  22. O post de MauricioBMS em Core 2 Duo E8400 esquentando de maneira anormal. foi marcado como solução   
    @zMiracleEYE2 No seu caso, acredito que deva fazer a troca do seu cooler para um que tenha maior capacidade de condução térmica. Acredito que somente a troca da pasta térmica não trará muito benefício.
     
    Cooler seria a estrutura de dissipação que fica em cima da CPU, na maior parte de cobre ou alumínio. Geralmente todos os coolers de processadores para PC no mercado atual já acompanha a ventoinha, é imprescindível usar para você ter um resfriamento ativo.
     
    Esse Rise Mode Z2 que te recomendei, na minha opinião daria conta do processador e não teria problemas. Sobre a pasta, se ainda sobrou dessa que usou recentemente, pode usar no novo cooler... mas não sei dizer se ela é boa ou não.
     
    Ok.
  23. O post de MauricioBMS em placa-mãe H310 tuf gaming foi marcado como solução   
    Pelo que vi aqui só tem 2 headers para fan, uma para a CPU_FAN e outra para a do gabinete.
     
    Você pode comprar um controlador de fans, assim terá possibilidade de conectar mais. Você também pode comprar dois splitters de 1x3 fans.
     
    Lembrando que caso use splitter, não poderá controlar a velocidade individualmente de cada fan, somente conseguirá mudar a velocidade das 3 de uma vez que estão no splitter. Com o controlador adicional, alguns você conseguirá controlá-las de forma individual.
  24. O post de MauricioBMS em Instalar placa de vídeo no segundo slot PCIe ajuda no resfriamento? foi marcado como solução   
    @mineirimbb Bom.. eu não acho que vá ajudar muito na questão de temperatura levando em consideração que o calor irá subir do mesmo jeito e irá passar pela região da CPU. Pelo menos o que entendi foi que quer evitar que o calor passe por ali. Mas, não tem jeito.
     
    Mesmo que sua placa-mãe seja PCIe 5.0, a sua placa de vídeo também deve ser. No caso, se você usar uma placa de vídeo 4.0 em um slot PCIe 5.0, vai acabar trabalhando em 4.0. No caso, ainda não existem placas de vídeo que suportam 5.0.
     
    Também tem o caso em que a placa de vídeo é 4.0, e a placa-mãe é 3.0. Quando isso acontece, a placa de vídeo irá atuar em 3.0 por ser retrocompativel.
     
    Sobre a diferença de performance de x16 para x8 lanes, bom, vai depender muito da placa e o quanto ela precisa de largura de banda. Placas com maior potência, irão ficar mais evidente a perda de performance.
     
    Esta queda de performance, no caso, talvez não seja notável no contador de FPS, mas em um benchmark sintético vai ver alguma diferença.
     
    Lembrando que geralmente os demais slots PCIe da placa-mãe são gerenciados pelo chipset, ao invés do processador, como é o caso do primeiro slot. Com isso, haverá uma maior latência na comunicação com a CPU e talvez possa ocorrer alguns sttuterings. 
     
    Também é importante dizer que geralmente como os demais slots PCIe são gerenciados pelo chipset, algumas portas SATA ou até mesmo M.2 podem ser desativadas ao usá-los.
     
    Recomendo que faça algum teste com um benchmark como o 3DMark ou Superposition para ver como fica a diferença de performance, isso se você realmente se importa com alguma porcentagem de perda e queira ter noção da proporção.
     
    Mais uma vez, sobre a temperatura... acredito que não irá ajudar tanto levando em consideração que o calor irá subir da mesma forma e talvez dependendo do gabinete possa diminuir até mesmo a captação de ar do cooler da placa de vídeo na região inferior devido você colocar a placa mais próxima do "chão" interior do gabinete.
     
    Se você quer melhorar a temperatura da CPU, onde não haja tanta captação de ar quente da placa de vídeo, recomendo você usar um Water Cooler. Pois deste modo pode colocar o radiador na parte frontal do gabinete e fazer a captação do ar frio externo. Desse modo a placa de vídeo interefere menos no arrefecimento da CPU.
     
    Boa sorte. 👍
  25. O post de MauricioBMS em "CPU Fan error" com watercooler USB foi marcado como solução   
    Está correto. Não há problema.
     
    Alguns WCs vem com um conector de 3 pinos para colocar no header da CPU_FAN para não acontecer de aparecer o erro e evitar ir na BIOS alterar algo. No entanto, só serve pra isso mesmo.
     
    Quando não tem esse cabo, é necessário alterar a opção na BIOS, como fez.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...