Consegui finalmente atualizar para o windows 10 o T100TA.
Como tinha dado tudo errado, coloquei a versão 8.1 com bing em inglês e, ao acessar a internet, o windows foi ativado.
Baixei a iso 10240 x86 pt br pelo reddit e criei um usb bootável. Logado no próprio windows 8.1, inseri o pendrive, executei o setup.exe e mandei atualizar mantendo arquivos (isso é importante, pois, caso algo dê errado, dá pra voltar pro 8.1). A atualização foi ok, mas o windows 10 não estava reconhecendo o touch, o som, e principalmente o adaptador wireless (para realizar a ativação).
Para conseguir acessar a internet, tive que desinstalar (pelo gerenciador de dispositivos) o drive que o windows 10 colocou pro adaptador, e reiniciar o tablet. A ativação foi automática.
Com a internet, baixei todos os drivers pelo site da asus, tanto pro windows 8.1, quanto pro 10. Instalei os mais antigos e fui instalando os seguintes (em alguns casos, tive que desinstalar um para instalar o mais recente).
Tudo estava funcionando corretamente, com exceção de um problema com o touch. Após colocar o tablet para suspender as atividades, seja encostando a tela no teclado ou apertando rapidamente o botão power, e "acordá-lo", o touch deixava de funcionar. Para resolver, tinha que desabilitar e habilitar novamente o dispositivo correspondente.
Como é complicado fazer isso toda vez, agendei uma tarefa básica (pelo painel de controle) para ser executada sempre após o tablet "acordar". No meu caso, configurei como sendo um evento com log "sistema", origem "kernel-power" e id "507" (descobri isso através do registro de eventos do painel de controle). Então, toda vez que esse evento acontece, a tarefa executa o atalho do arquivo .bat que deixei na área de trabalho (nas propriedades do atalho, colocar para executar como adm).
Antes de criar o .bat, tive que baixar o windows driver kit (mais de 1gb) para pegar apenas o arquivo devcon.exe (75kb) dentro da pasta "tools" para a versão x86 do windows. Coloquei o devcon na pasta C:\windows\system32. Com esse arquivo é possível executar os comandos "enable" e "disable" através do prompt, conforme explicarei abaixo.
Para criar o .bat, cliquei com botão direito e criei um documento de texto e mudei a extensão de .txt para .bat. Dentro do .bat apenas coloquei:
C:\windows\system32\devcon.exe disable "ID_DO_DISPOSITIVO" (tem que estar entre aspas)
C:\windows\system32\devcon.exe enable "ID_DO_DISPOSITIVO" (tem que estar entre aspas)
Para encontrar essa id, fui no gerenciador de dispositivos, encontrei o dispositivo do touch e acessei as propriedades. Na aba detalhes, selecionei na caixa de texto "ids de hardware" (algo assim). A id a usada foi a primeira.
Depois de criado o .bat, coloquei na mesma pasta do devcon, criei o atalho, coloquei-o na área de trabalho e configurei a tarefa agendada. Enfim, resolvi. A sequência não está correta, mas deve ajudar.
Restou apenas uma inconveniente situação com a utilização do teclado virtual. Ele não aparece quando o cursor está posicionado em locais onde devem ser digitados textos. Se eu estiver usando o próprio windows, funciona normal, mas com apps baixados não. Habilitei um ícone próximo ao relógio para ajudar nesses casos.
Perdi quase uma semana para chegar até aqui! Que tristeza...
edit: Esqueci de mencionar, desabilitei o windows update pelos "serviços" do windows. Não quero correr riscos no momento.