Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

KaioRodrigo

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Quero, primeiramente, me desculpar pela demora do retorno. Como havia dito em outro comentário, o final de semestre ta complicado e apenas agora estou conseguindo um tempinho pra voltar a atenção a esse tópico. Agora quero agradecer a todos que aqui se dispuseram a ajudar, por mais simples que pudesse ser o problema, mas tem certos momentos que a gente fica "cego". O projeto foi finalizado com êxito e recebeu nota máxima. Na apresentação, foram citados pontos como o da proteção da fonte e a entrada 11 da ponte H. O projeto foi inteiramente soldado em placa universal para evitar mal-contatos. O PWM foi resolvido colocando-se após o mesmo um ampop inversor 741, pois o ci 339 é low power e por isso não estava conseguindo girar o motor. As resistências foram modificadas e ajustadas para que se pudesse ver a olho nu a mudança de velocidade do motor. Segue em anexo imagens do esquemático e do projeto final, para que talvez possa ajudar mtos outros.
  2. @Isadora Ferraz , como pediu, segue o circuito completo:
  3. @Isadora Ferraz , obrigado pelo esquemático. Adoro a cadeira e o professor, e conheço portas lógicas. O lance de não estar colocando as mesmas no meu projeto é devido ao fato do espaço, a quantidade de CI's q o circuito vai ter, ainda vou precisar resolver todo o resto e projetar o circuito impresso e ainda tenho 2 provas e outro trabalho pra essas semana. Quero passar em tudo, então vou me dedicar o melhor em cada, mas sem me desgastar demais em uma só. No momento o q ta pegando mesmo é o PWM. Atualmente está assim: Simulado no proteus da muito certo, porém quando eu vou pra protoboard não sai do canto. Passei a saída pelo osciloscópio e gera a onda pwm perfeitamente, mas creio q ela n tem corrente o suficiente para fazer o motor girar. @MOR , valeu pela força amigo. A primeira ponte H já foi alterada e ela ta funcionando perfeitamente, meu problema mesmo é com o PWM, se tiver algo a acrescentar eu já agradeço antecipadamente, o circuito do pwm ta mais acima.
  4. @Isadora Ferraz , mais uma vez agradeço a sua disponibilidade e seus conhecimentos. Quanto ao fato da entrada 11, já havia percebido isso, porém na hora de apresentar ao professor não pretendo apertar os dois botões juntos e será explicado o porque de não ter sido feito nada para isso. É um projeto momentâneo susceptível a falhas, mas que feito de forma correta possa mostrar sua funcionalidade. Quanto ao L293, conheço, possuo um e já usei em outros projetos, no entanto preciso "fabricar" minha ponte H a partir do que foi dado em sala de aula, por isso os transistores e diodos. Atualmente o meu problema vem se dando mesmo é com o PWM, que infelizmente já está me tirando a paciência. Caso tenha alguma dica, algum material que eu possa fazer uso para construir esse bendito PWM ajustável com transistores eu agradeceria muito.
  5. @Mestre88 , agradeço pela ajuda, realmente era algo bem simples. Porém ainda estou com a dificuldade de um controle de velocidade limpo, os valores das resistências e do capacitor do PWM estão me dando trabalho. Não sei se esse circuito pra gerar um PWM está correto (no osciloscópio mostra a onda "bonitinha"), ou se apenas isso é insuficiente. @Isadora Ferraz , obrigado pela observação. No entanto eu gostaria, que se pudesse, fosse mais específica. Eu pesquisei bastante sobre as ponte H e busquei fazer uma bem simples, por que não tenho todos os recursos possíveis e nem muito tempo para me dedicar a apenas essa parte do projeto. Porém, não quero que meu projeto vá por água a baixo sem ser apresentado. seria algo assim?
  6. Boa tarde caros integrantes desse fórum. Estou a realizar um projeto de eletrônica analógica, sou estudante de Engenharia Elétrica e meu problema é o seguinte: Tenho que criar um circuito que controle a direção e a velocidade de um motor DC, para tal feito bolei os seguintes passos 1 - Montar uma fonte que reduza 220 V para os 5 V que usarei no circuito completo. 2 - Montar uma ponte H para o controle da direção de rotação do motor. 3 - Montar um PWM ajustável por potenciômetro para controlar a velocidade do motor. O motor que estou usando é um de leitora de CD/DVD. A ponte H implementada foi a seguinte: Já foi testada diretamente e funcionou perfeitamente. Porém minha grande pedra no sapato está sendo gerar o PWM ajustável. Eu até consegui gerar um, porém acho q ele não possui corrente o suficiente para fazer o motor girar. Segue o esquemático do PWM: Usei o LM339, pois tenho o mesmo em casa. Caso haja a possibilidade da solução vir usando esse CI, fico muito grato, porém se for necessário usar outro, sem problema algum. OBS: estou fazendo a ligação da saída [1] do ampop na linha que conecta os transistores Q7 e Q9 e é possível ver um movimento mínimo no motor, porém quando monto o circuito na protoboard o motor nem sequer se movimenta. Agradeço a quem puder me ajudar desde já.
  7. Galera, estou com um probleminha... Estou com um projeto que pede: Objetivos Montar um hardware no Proteus com base no microcontrolador 8051 e com os seguintes periféricos: um teclado matricial 4x4 4 displays de 7 segmentos multiplexados (poderá ser utilizado o módulo disponível no Proteus que contém 4 displays integrados). 1 relé Quando a tecla pressionada for numérica, o número deve aparecer no display de 7 segmentos, seguindo a ordem: milhar<-centena<-dezena<-unidade. Requisitos Obrigatórios do Trabalho O sistema deverá cadastrar uma senha de 4 dígitos. Esse cadastro deve ser efetuado ao ser pressionado a sequência “on”, “=”, “+”, “9”, “9” . Em seguida, deve aparecer a mensagem ScAd, por 1 segundo e depois os quatro displays devem ser apagados, sendo acendido somente um cursor fixo (_) posicionado no display menos significativo. Neste momento deve ser inserida a senha que se deseja cadastrar. Cada dígito inserido deve ser exibido no display, sendo cada novo dígito inserido no primeiro display (Menos significativo) e os demais rolados à esquerda. Durante o processo de cadastramento da senha, ao ser pressionada a tecla “x” (vezes), o último dígito inserido deve ser apagado e o cursor deve permanecer aceso na posição onde o dígito estava. Ao final do 4o dígito, deve ser pressionado a tecla “+” (mais) para salvar a senha. Neste momento deve ser exibida a mensagem SSAL (senha salva) durante 1 segundo e um sinal sonoro de 2kHz deve ser gerado, pelo mesmo período. A partir daí o programa deve aguardar uma senha, com todos os displays apagados e somente o cursor “_” do primeiro display aceso, piscando com uma cadência de 0,5s (0,5 aceso e 0,5 apagado). Quando a senha for digitada corretamente, deve ser exibida a mensagem AbrE por um segundo, gerar um sinal sonoro de 2kHz pelo mesmo período. É gerado então um pulso de 500ms no pino que estiver conectado ao relé, para acionar a abertura do cofre. Em seguida, o programa retorna para o estado de aguardar senha. Caso a senha seja digitada errada, deve ser exibida a mensagem Erro por um segundo e o programa retorna para o estado de aguardar senha. 90% do projeto já está concluído, apenas a parte de geração de sinal sonoro com 2kHz e o pulso de 500ms q eu não estou sabendo fazer, caso alguém saiba fazer isso ou me forneça ao menos um exemplo ao qual eu possa estar estudando e adaptando para usar no meu projeto eu vou estar agradecendo imensamente.
  8. Bem, o ciclo que estou calculando é o seguinte: ciclo = (1 / 6000000) * 12 ciclo = 2,00uS então eu preciso de 500 contagens, mas o registrador é de 8 bits, FFH ou 255, então estáva pensando em algo mais ou menos assim: R. ATRASO: MOV IE, #10000010 ;Habilitando a interrupção do timer 0 MOV TCON, #00000000B ; MOV TMOD, #00000010B ;TIMER 0 no modo 2 MOV TH0, #HIGH(04H) ;251 cilcos para recarga MOV TL0, #LOW (04H) ;251 ciclos SETB TR0 ;Inicia a contagem do timer 0 TEMPO: MOV A, TF0 ; CJNE A, #06H, TEMPO ; MOV TL0, #LOW (05H) ;250 ciclos ESPERA: JNB TF0, ESPERA CLR TF0 ; CLR TR0 ; RET ; @edit: código estava incompleto
  9. Obrigado Isadora Ferraz, ajudou um pouco na minha dúvida, porém nos datasheets que encontro eu tenho de clock 12 ao invés de 6. Continuo sem conseguir fazer a parte onde habilita a interrupção correspondente.
  10. Galera, estou com essa questão para fazer, eu entendo algumas coisas como deixar o temporizador 0 no modo 2 e tudo, mas gerar essas interrupções a cada 1ms e prever a habilitação de interrupção eu fiquei meio que boiando. Quem puder fazer o trecho do programa a qual a questão se refere e comentar de maneira sucinta eu agradeço. Suponha que determinada aplicação empregando o microcontrolador 89C51 exija interrupções periódicas para realizar a varredura de displays de 7 segmentos. Escreva um trecho de programa em Assembly que apenas programe o temporizador 0 no modo 2, de maneira que sejam geradas interrupções a cada 1ms. Esse trecho de programa deve prever também a habilitação da interrupção correspondente e o disparo da contagem do temporizador. A freqüência de clock do microcontrolador é de 6MHz. @edit: erro de pontuação.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...