Boa noite, senhores.
Um belo dia, meu notebook amanheceu com uma das dobradiças quebrada. Levei-o para a manutenção e, alguns dias depois, obtive o notebook abrindo e fechando perfeitamente. Contudo, algumas coisas aconteceram quando eu o liguei pela primeira vez depois de buscá-lo na manutenção:
1. Deu algum erro na inicialização e me foi pedido que trocasse de código PIN. Tive que acessar minha conta Microsoft, confirmar através de mensagem no celular, e então coloquei um novo código PIN.
2. Percebi, então, que o touchpad já não funcionava mais. Peguei um mouse USB e usei-o para realizar algumas manobras:
a) Verifiquei que o driver do touchpad, dispositivo HID I2C, no gerenciador de dispositivos, apresentava um triângulo amarelo indicando algum erro.
b) Tentei verificar alterações de hardware, atualizar o driver automaticamente, mas não deu certo. Em propriedades, a mensagem que apareceu na aba geral foi:
"Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10)
A request for the HID descriptor failed."
c) Depois, tentei desinstalar o driver e reiniciar a máquina, o que não deu certo; e, na sequência, baixei dois drivers do site do fabricante, um da Elantech e um da Synaptics, e instalei, mas nenhum funcionou.
d) Verifiquei se havia atualizações do sistema e, como havia, instalei-as e reiniciei a máquina. Não resolveu.
e) Como última opção, baixei o Driver Booster e rodeio-o: apesar de ele sugerir a atualização de outros drivers, aparece que o dispositivo HID I2C está atualizado.
f) Por fim, tentei ver se o touchpad não estaria desativado através da tecla Fn + f7. Não é o caso.
3. Outra coisa que notei, mas que é um problema secundário, é que o tempo de inicialização do notebook aumentou muito! Ele é um SSD, tem um ano de uso, então ele costumava ligar em menos de 10 segundos. Agora ele passa de um minuto enquanto carrega.
O técnico disse que não é um problema de hardware. Disse que não tocou na placa-mãe, somente removeu a carcaça para trocar as dobradiças. Contudo, o notebook não apresentava esses problemas antes de eu levar lá.
Alguém tem uma luz para me ajudar nessa situação? Talvez fazer um backup? Voltar para o Windows 10 (apesar de eu já estar usando o 11 antes e estar funcionando perfeitamente)?