Pois é cara, compartilhamos quase o mesmo problema. Recentemente aumentei meu velox de 2 para 15 MB, pois a OI me disse que estava disponível. Depois de uns dias, começou a cair sistematicamente o sinal ADSL. Eu sou técnico em informática, e formado em sistemas de informação, mas não sabia nada sobre sinal ruído, atenuação e essas coisas, apenas sabia configurar os modens. Desde janeiro quando as quedas começaram, eu gerei cerca de 20 protocolos na OI. Me trataram assim como trataram você: Me mandaram reconfigurar o MODEM várias vezes, perguntaram se meu computador tinha anti-virus, me sugeriam formatação, vejá só! Enfim, eu me sentia um completo IDI@TA nas mãos dos atendentes. Mesmo não entendendo ainda sobre sinal, eu sabia que não havia nada de errado com meu MODEM, muito menos com meu computador. De tanto estudar em foruns sobre SINAL, me deparei com as informações sobre ruído, atenuação, e outras coisas que vocês conhecem melhor que eu. Resolvi então checar os valores do meu MODEM e eis que me deparo com valor de SRN (ruído) de nada menos que 3/4. Dei uma risada, pois tinha achado o problema. Cansado de tanto apanhar da OI, eu FIZ UM CHAMADO DIRETAMENTE NO SITE DA ANATEL. No outro dia, como num milagre, 2 técnicos da OI batem à minha porta. Dentro da minha casa trocaram filtros, tomadas, uma emenda mal feita no padrão próximo ao poste. Nova medição e sinal RUÍDO ainda ruim (5/6), mas com o Modem estável. Foram embora, isto era mais ou menos 17:30. Quando foi as 21h começaram as quedas novamente. Ao ligar para o celular do técnico ele me apontou outra solução. Reduzir minha velocidade de 15 para 10MB, segundo ele eu iria conseguir taxas melhores de ruído, com uma conexão um pouco mais lenta mas estável. Disse ainda que a OI sabia dessas taxas e não poderia ter me oferecido 15MB. Hoje meu sinal ruído varia entre 17/20 e a conexão não está caindo mais.. O que eu quero destacar com isso é a falta de preparo dos atendentes da OI. Muitos deles na certa não sabem dos termos técnicos e parâmetros necessários para manter uma conexão estável. Se um deles tivesse pedido pra eu chegar a taxa de ruído, talvez o problema tivesse sido resolvido a mais tempo, mas não.. Tive que ficar o mês inteiro de janeiro ligando, ligando, ligando, conversando com pessoas ignorantes e de sotaque carregado (não vou destacar os sotaques, senão daqui a pouco serei processado) e pra chegar na raíz do problema eu tive que acionar a ANATEL. É triste!!! Parece que os atendentes são treinados para defender a empresa e não o cliente, pois o problema é sempre no equipamento do Cliente, nunca na rede deles. Eu não recomendo Velox nem pro meu pior inimigo. É como você adquirir um MAREA, ele funciona,, mas se precisar de manutenção, boa sorte!! Se eu que entendo alguma coisa fui enrolado sistematicamente por um mês, imagine quem não tem conhecimento algum sobre nada.. QUANTO AO SEU PROBLEMA amigão, fique tranquilo. 100% de certeza que não é nada na sua rede interna. Com certeza, no trajeto entre a central telefônica e poste de onde sai a sua conexão deve ter muita gambiarra, emenda, cabo oxidado, velho, de má qualidade. Uma dica que eu te dou é checar se a sua vizinhança tem problemas semelhantes. Converse, cheque as taxas dos modens deles, incentive-os a reclamar, save porquê? A única forma deles mexerem na infra entre a central e a sua casa, é se todo mundo da sua rua reclamar. Não vão trocar infra só por causa do seu problema. Boa sorte!!