Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

eliasjrgo

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por eliasjrgo

  1. Fala pessoal,

     

    queria uma ajuda de vocês em um exercício do livro do Gabriel Torres, mais precisamente no capítulo 11 (Divisor de Tensão) exercício 11.3:

     

    Eu anexei uma imagem da minha simulação no Proteus e lá mostra a queda de tensão do resistor R3 como 1,46V. Mas no livro diz para usar a fórmula do divisor de tensão tomando como base o Rtotal como R1+R2+R3+R4+R6:

     

    VR3 = (Vcc.R3)/Rtotal = 12*1000/4880 = 2,45V

    Nas respostas do livro esse valor está correto, ou seja, 2,45V mais na simulação mostrar 1,46V e eu descobri que caso eu desconecte o R6 do circuito o simulador mostra os 2,45V.

     

    11.3.png

     

    Alguém pode me ajudar a entender o que está ocorrendo?

    adicionado 7 minutos depois

    Caso eu faça os cálculos sem usar a fórmula do divisor eu encontro os 1,46V:
     

    Req = 4880 Ω - Resistor equivalente total

     

    I=V/R = 12/4880 = 0,0074 A - Corrente total

    VR6 = 820*0,0074 A = 6,06 V ou seja restará 5,93V para a malha do R3.

    Req=4060 Ω - Resistor equivalente da malha de R3

    I = V/R= 5,93/4060 = 0,00146 A - Corrente da malha de R3

     

    VR3 = 0,00146*1000 = 1,46V - Queda de tensão em R3

  2. 3 horas atrás, MOR disse:

    Apenas como complemento.

    As características de uma fonte de tensão são:

    1 - FORNECE energia ao circuito. O diodo CONSOME energia.

    2 - Possui valor de tensão fixo, uma vez estabelecido seu valor. Em outras palavras, possui resistência interna "muito baixa". Isso à ponto de, para uma boa variação de corrente consumida pelo circuito, a queda nesta resistência interna seja menor que o valor limite desejado.

    O diodo como já mencionado consome energia.

    A característica da curva Vd x Id é logarítmica. Para uma boa região de corrente direta, a queda de tensão no diodo é aproximadamente constante, algo entre 0.65V e 0.7V. Sendo assim, o diodo também vai possuir uma "baixa" resistência interna. Nessas condições, pode-se utilizar um diodo para se obter uma tensão de referência. Isso é conseguido polarizando o diodo com uma corrente maior que a consumida pelo circuito conectado ao ânodo (além do resistor de polarização). Desta forma garante-se que a corrente que passa pelo diodo vai se manter com pouca variação, consequentemente, a queda de tensão no diodo fica bem menor.

    Há um porém em se usar um diodo como tensão de referência. É que a tensão sobre ele varia cerca de -2mV para cada grau Célcius de aquecimento em sua junção. Assim, se a temperatura aumentar 20ºC, a tensão cairá CERCA de 40mV. Parece pouco, mas considerando-se que a tensão no diodo seja 650mV, isso fornece uma variação de

    40 / 650 = 6,2%.

    Uma opção seria usar um diodo zener para 5,6V, que teoricamente produziria a menor variação de tensão com a temperatura. Ou então usar um CI TL431, que possui um zener e um amplificador operacional. O zener deste CI possui uma variação de tensão com a temperatura bem inferior que os zeners comuns.

    MOR_AL

     

    Concordo MOR, inclusive algumas referências trazem que dependendo da aplicação o diodo pode inclusive ser usado como sensor de temperatura. Obrigado por sua ajuda.

  3. Acho que já compreendi, Senão for isso por favor me corrijam.

    O diodo não pode ser considerado uma resistência pois independente da quantidade de corrente que passe, ele mantém a mesma queda dos 0,6/0,7V. Se fosse considerado uma resistência e levasse em consideração a Lei de Ohm, quando houver variação na corrente, iria variar também a tensão e isso não acontece.

  4. Boa tarde pessoal,

     

    poderiam me ajudar com uma dúvida? Por que eletronicamente um diodo diretamente polarizado é considerado uma fonte de tensão e não como uma resistência?
    Ele consome 0,6/0,7V para que haja o seu chaveamento, e, pelo que eu sei, esse comportamento poderia ser alcançado com um resistor ou com uma fonte de tensão inversa. OK.
    Mais porque ele é considerado uma fonte de tensão e não uma pequena(o) resistência(or)?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...