Gente eu já usei Linux, já usei Windows, acontece que só é permitido criar 4 partições primárias, então ao instalar o Windows ele sozinho já utiliza 2 primárias pois o MBR que ele cria + o próprio Windows já conta como duas.
Daí lá na própria instalação do Windows eu criei pra tentar adiantar uma partição de arquivos separados do sistema já foram se 3 partições primárias, e por fim uma partição para o Linux, acontece o seguinte.
Nem o Windows nem o Linux permite criar mais que 4 partições primárias, eu quero criar uma para swap pois tenho pouca memória RAM, e uma que o Linux manda eu criar pra ser reconhecidos posteriormente em formato fat 32, com esp, e boot efi... Só que eles não permitem eu tentei seguir um tutorial na net de fazer o HD virar formato GPT pois li que com ele pode ter mt Mais particoes primárias, porém ele sem nenhuma partição até consta como GPT, já ao criar mais particoes ou instalar o Windows ele já não consta-se mais como GPT.
Tem como eu instalar mais sistemas Linux?
Como vcs fazem pra ter várias particoes?
Pelo que entendi o formato gpt somente funciona se de fato determinado hd não tiver partição e for somente pra dados sem sistema operacional estou certo?
Gente perdi o dia todo e não é de hoje que não consigo passar disso criar partição mbr pois é obrigatória + Windows + Linux + swap + fat32 = (exigida pelo Linux) + uma partição para arquivos diversos (utilizada tanto pelo Linux quanto Windows "fotos, vídeos, instaladores" )
Por favor me ajudem nessa!