Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlos Agostini

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

12
  1. Atualizando -usando cooler Zalman CNPS9900 Series. Depois de constatar que o cooler stock da Intel estava com uma perna solta, o resfriamento da CPU voltou a ficar nos níveis razoáveis de funcionamento. Nos jogos, entretanto, chegava, conforme o uso da CPU, em até 90°C (bem diferente dos 105°C que motivou este post). Na dúvida, comprei o cooler Zalman CNPS9900 Series testado e recomendado pelo CH, mas muito caro. Entretanto, a sua eficiência é muito grande. Mesmo em jogos a temperatura da CPU mal toca os 70°C, ficando quase sempre entre 60 e 70°C, mesmo quando a temperatura ambiente está em 32°C. Sem jogar, uso normal, não chega aos 40°C, mesmo agora no momento que escrevo este texto estando a temperatura ambiente em 29°C. De fato, caro ou não, ele é muito bom.
  2. @David_Stark Cinco anos é muito tempo em informática. Melhor repensar o tempo e, portanto, os custos, se propondo algo para dois anos. @GabrielLP14 A GTX 970 é a melhor custo benefício, mas eu sugiro uma AMD com 8 giga de memória Vram, pois os jogos atuais, que exigem cada vez mais memória, ainda mais se quiser rodar em 2K ou 4K, não rodam, em alta ou ultra, bem na 970 que só tem 4 G.
  3. @ndkwow Qualquer 980Ti é mais vantajosa que qualquer 980 e quanto mais alto é o clock de fábrica, melhor. Não há como errar. Se você pretende fazer OC do processador tb, veja um bom cooler, water cooler será melhor. Para comparar preços (não acho que vale a pena trazer um gabinete, teclado e mouse dos EUA!), veja a Kabum! e a Pichau aqui no Brasil, assim você terá uma noção melhor.
  4. @EdsonSM As temperaturas no dia a dia, sem forçar a CPU, variam conforme a temperatura ambiente. Hoje de manhã não chegava a 45, agora, momento que escrevo está em torno de 50°C, a temperatura ambiente está em 25°C. Com Quake 4 a temperatura chegou a 55° C, mas com Cryses 2 foi a 90°C. Também achei cara, mas a vantagem é que ela me permite ir para a 4 geração no futuro. Achei a diferença de desempenho "grande" em relação as que citou. Eu queria EVGA Superclock, mas ninguém tem. Quanto ao detalhe da construção postarei um comentário quando chegar, além dos testes. O HwMonitor também é muito bom, é bem mais detalhado que o RealTemp. Conferi com o RealTemp e ambas concordaram nas leituras, mas é mais fácil ler o RealTemp
  5. De fato, a limpeza do cooler box e a fixação das aletas que estavam frouxas (não tinha nenhuma solta), resultaram no retorno do equilíbrio da temperatura do processador. Agora ele está cumprindo a sua missão. Mas, mesmo assim, comprei um novo cooler o Zalman CNPS9900 Max Red - BOX, que na lista da CH é o terceiro em desempenho, considerando tb os water cooler, e o segundo em relação aos air cooler. Fiz isso porque a temperatura do processador chega a ficar acima de 90 graus durante os jogos mais pesados. Não era um investimento que queria fazer, mas, depois de muito pensar, achei melhor gastar essa grana toda para ficar tranquilo quanto a durabilidade da CPU. Farei uma tabela comparativa com algumas aplicações para mostrar que faz sentido (ou não!?) fazer essa atualização. Obrigado @Edvaldo J. Frederico pela ajuda e esclarecimentos. P.S. Para quem quiser monitorar a temperatura da sua CPU, o programa RealTemp é excelente para mostrar a temperatura dos núcleos, a leitura dele é muito fácil (para mim, melhor do que a apresentação do AfterBurner). Atenção, ele não serve para mostrar os resultados durante a execução de um jogo como faz o After. Para isso, precisa de 2 monitores, como é o meu caso, jogo num, Real em outro. Além disso, mostra a frequência com a qual a CPU está trabalhando e a carga e avisa se o processador esta sofrendo com a temperatura.
  6. Olá Eu voltei a jogar o Cryses 2 por mais 40 minutos e o resultado foi que o Speedfan e o Aida deram o mesmo valor para a temperatura da CPU, 75°C, enquanto o After deu entre 100-105°C, mesmo valor da temperatura dos núcleos, valor também indicado pelo Aida para os núcleos. O Monitor do Win10, controlando a carga e a frequência da CPU foram normais, carga variando entre 60-80 e a frequência entre 70 e 90%. O jogo seguiu normal e depois de sair dele, o computador estava normal para navegar na internet e ver filmes no YouTube. Como hoje ou amanhã devo receber uma nova fonte, pois no fórum me aconselharam a trocá-la, poi a minha é muito ruim, vou limpar e apertar mais o cooler da CPU e ver se há modificação nos valores. Pergunto, acho que sim, mas estes coolers dão conta do recado com sobra: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687475957-cooler-cooler-master-hyper-tx3-evo-rr-tx3-28pk-r1-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687063400-coolermaster-cooler-hyper-212x-para-processador-intelamd-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727221630-cooler-master-hyper-t4-intel-amd-oferta-loi-brasil-_JM Obrigado. P.S. A temperatura ambiente na hora do jogo estava em 29°C, e a temperatura do gabinete estava em 34°C.
  7. @Edvaldo J. Frederico Excelente informação. Eu estou monitorando a temperatua por meio de 3 programas: SpeedFan, MSIAfterburner e Aida64 Extreme (que tomou lugar do Everest) O SpeedFan diz que a temperatura da CPU (agora que escrevo) é de 55°C, o Ada diz a mesma coisa, mas o After diz que é 70°C! Por outro lado, vendo a temperatura de cada núcleo tanto o After como o Ada dão os mesmos valores, cerca de 69°C. Em suma, qual é a temperatura? Pode cada núcleo ter uma temperatura maior do que temperatura geral do conjunto da CPU (ou seja, cada núcleo está em 69°C do caso, mas sob o efeito do cooler a temperatura do processador é de 55°C? O monitor do win para a frequência da CPU dá uma porcentagem entre 60 e 80% da frequência normal, que eu entendo ser normal, já que não estou estressando o PC. Estou confuso.
  8. @Edvaldo J. Frederico Lenta e instável. Valeu. Vou tentar.
  9. @Edvaldo J. Frederico Muito obrigado pelas dicas. Tentei verificar se o cooler esta bem preso, parece que há uma pequena folga de um dos lados. Além disso, o que mais pode ser? A pasta térmica ter "vencido"? Mas hoje estou mesmo encafifado do por que a temperatura estar tão alta e mais, por que, aparentemente, nada acontece no PC. Não devia travar ou apresentar algum mau funcionamento? Será que fiquei, anteontem, jogando por 3 horas o Cryses 2 a essa temperatura? O jogo rodou absolutamente normal (que não rodou normal fui eu, pois estou aprendendo a mexer em um controle do XBox One e foi duro juntar lê com crê....). Estou procurando informação sobre a temperatura de regime de trabalho do i5 3570, que já sei que é um pouco alta, mas não sei o quanto. Agora a pergunta perturbadora. O problema de aquecimento pode estar associado ao mau funcionamento da própria CPU? Obrigado.
  10. Olá Tenho um i5 3570 com o cooler box. Recentemente, usando o MSI AfterBurner, resolvi verificar os fps dos jogos que estava rodando, bem como os parâmetro de uso da GPU, CPU, Vram e Ram. Hoje, resolvi ver também a temperatura dos dois. A GPU (GTX 750 Ti) ficou "normal", cerca de 60°C com uso acima de 90% da GPU e Vram e frequência no máximo (estou jogando Cryses 2, em 2,5K, em modo advanced). Mas a CPU, com carga variando entre 55-60%, chegou a 105°C!!?? Joguei por meia hora monitorando a temperatura, sempre acima de 100°. Desliguei o computador, entrei na Bios, vi que a fan do processador está em 2500 rotações, o processador em 68° e o gabinete em 38° em repouso. Fiquei na dúvida se o processador chega mesmo a 105°C, pois a carga média não se altera, tanto usando o Monitor de recursos do win 10, como o After (bom, talvez o After use o Monitor do win para indicar a carga, por isso o mesmo resultado). Já vi em testes de fps para placas gráficas, que a temperatura da CPU se eleva muito quando este chega perto dos 100% de uso, e não entre 55-60%. Quanto tempo demoraria para travar nessa temperatura (por padrão a i5 3570 chega a 80°)? Assim, venho pedir ajuda para: a) há algum outro software que mede a temperatura do processador, para ter certeza de que o After está indicando certo? b ) que cooler usar? Já vi na pesquisa, mas as perguntas como as respostas são antigas para esse tipo de processador e não consegui encontrar no mercado as opções indicadas? c) que pasta térmica usar? Muito obrigado.
  11. @RS Faria Não, lí ele inteiro e não só a primeira frase, mas apenas a citei porque era a conclusão a que estava chegando também. Como disse, você como o Foxwait usaram argumentos poderosos para me convencer, dai não havia necessidade de comentar todos os seus argumentos, já que concordei com eles. O Foxwait fez um resumo, por isso citei o resumo. Não pensei que meu comentário poderia ser entendido como um menosprezo ao que você disse. Se entendeu assim, desculpe-me. @Foxwalt " 4) Muita potência nas linhas de 3.3V e 5V e pouca potência na linha de 12V; 7) Divisão de potência bizarra entre linhas de 12V. " Está certo. Isso vem na descrição do produto, fui conferir (não que eu tenha entendido porque são bizarras, mas confio no que disse). Desculpa. Valeu por essas dicas.
  12. Essa é uma conclusão com qual concordo. Por outro lado, não vi, também, ninguém denunciando a fonte. Apenas vi um vídeo no YouTube que me deixou com a pulga atrás da orelha, o delay que existe entre ligar a fonte e este fornecer energia a cpu. Isso não poderia acontecer, pois monto os meus próprios computadores e nunca havia visto acontecer. Com o atual eu não percebi, pois errei ao conectar os cabinhos de power e liga e desliga (não estava enxergando direito) e levei a um técnico; ele nada me disse sobre isso. Dicas importantes, apesar de algumas delas não poderem ser constatadas sem uma bancada, o que eu não tenho. Bom, os dois foram muito convincentes em seus argumentos e decidi comprar uma fonte nova certificada por testes competentes. Mas isso não invalida a tese de que testes competentes são os corretos avalistas da qualidade de um equipamento e que as pessoas devem ir atrás desses testes, se houver, lógico. Porém, a experiência e a observação consciente (sabe o que olhar) são ferramentas valiosas para discernir, mesmo sem os testes, o que pode ser bom ou não. Ambas se complementam. Estou pensando em comprar uma GTX 980 daqui alguns meses (aliás, o tempo depende do dólar ou de encontrar um conhecido que vá aos EUA). Se não me engano, ela precisa de dois cabos de alimentação, um com 6 e outro com 8 pinos, qual fonte entre 600 e 700 w atende esses requisitos? Não consigo ver esse quesito detalhado nos anúncios.
  13. @alissomrex Obrigado pela informação. Não quero parecer muito chato, mas onde você obteve a informação de que a HRCS é uma bomba? Eu procurei em trocentos lugares por uma análise ou teste e não achei nada, só opiniões sem fundamentos (ou seja, sem nada para provar a afirmação). A única coisa que se cita é a chave seletora. Sendo um produto chines eu entendo o motivo, corte de custos. Uma chave seletora é mais barata que um sistema bi-volt. Veja, como disse, tenho quase certeza de que a fonte é meia boca, mas não obtenho confirmação em lugar algum disso. Se você tem a fonte eu ficaria agradecido, pois ela poderá fornecer outras informações além dessas sobre essa fonte em particular. @Rafael Cezar de Paula Obrigado. Também cheguei a essa conclusão. você só a ratificou.
  14. @Foxwalt Obrigado pelo esclarecimento. Não duvido que a fonte não seja confiável, apesar de até agora não ter dado problemas. Mas não sei como medir o ruído que ele entregaria junto com a corrente. Teria que confiar em análises alheias, o melhor seria levá-la a algum lugar para testá-la de fato, mas nem desconfio se alguma loja faz isso. Qual fonte que você conhece que merece confiança? Quanto as renderizações, estava perguntado se você não estava se referindo as renderizações dos jogos, mas de programas como os citados, que, nas últimas gerações, passaram a usar as gpus para renderizar seus objetos e não mais exclusivamente as cpus, e elas são extremamente exigentes em termos de poder de máquina.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...