Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Brathos

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. @WOZ Dods Usei o pc com o gabinete deitado e reiniciou do mesmo jeito. Mas acho que finalmente achei a fonte do problema. Explorando novamente todos os fórums de hardware que eu achava pelo caminho encontrei um post de alguém com problema parecido com o meu e que estava suspeitando da CPU, e testei a sugestão de um dos comentários. Fiz um teste de Small FFTs no prime95 e adivinha? Assim que clico em OK para iniciar o teste o PC reinicia. Fui atrás de uma explicação e descobri também que posso fazer uma customização no visualizador de eventos do windows para mostrar mais a fundo (WHEA-Logger). Esse WHEA acusa "Cache Hierarchy Error" em todas as vezes que o computador reiniciou com uma diferença de até 5 segundos pros logs de Kernel Power. Logo após constatar a fonte do problema com 90% de certeza, realizei um novo memtest86 e não sei se foi coincidência por estar com uma fonte nova (as antigas tinham variação na tensão) ou se foi após os testes de cache mal sucedidos... mas o memtest mostrou erro no teste 4. Creio que meu 3600x esteja defeituoso mas infelizmente não tenho outra placa socket AM4 acessível para testá-lo. Comprei ele junto com a mobo e gpu na kabum. Vou entrar em contato para acionar a garantia e ver o que fazem. Vou anexar alguns prints dos testes e erros mencionados.
  2. Obrigado pelas respostas amigo! Retorno aqui após um tempo de ausência com alguns updates. Chamei um eletricista que testou a rede do apartamento e não há problema. Diante disso efetuei a compra de uma nova fonte de 650W ( Corsair RM650X), pois as minhas ja eram antiguinhas e também as levei em uma outra loja para serem testadas e havia uma leve variação de tensão no 12 volts de ambas. Após a troca da fonte o problema parou por duas semanas e hoje voltou a encher meu saco. Os sintomas são os mesmos... reinicializações aleatórias independente do que esteja fazendo no computador. Tenho pelo menos, a impressão que com a fonte nova o computador restarta de maneira menos brusca. Observei também algo que será díficil de descrever aqui... Quando o problema ocorre e o computador perde o vídeo e reinicia eu vejo rapidamente alguns traços brancos no monitor como se fosse uma antiga televisão de tubo (imagem meio que se fecha no centro da tela e apaga). Isso é algo que não ocorre quando simulo uma perda de energia puxando o computador da tomada ou até mesmo desligando o PC segurando o botão power. As únicas peças que restam no meu computador após o upgrade são as memórias ram (HyperX Fury 8gb 2133Mhz x 2) que aparentemente estão boas segundo o memtest mas estou para testar os dois pentes de 8gb que peguei emprestado com um amigo de novo com a nova fonte. Começo a suspeitar também que possa ser algo relacionado ao encaixe da GPU no pci-express pois percebi que os parafusos que firmam ela no gabinete estão meio frouxos com os seus respectivos buraquinhos meio "arrombadinhos" (desculpe pelo termo) e apesar da mesma estar travada no slot, acredito que por ser uma placa mais pesada (Gigabyte RTX 2060 Windforce) em algum momento o contato deve falhar ou algo do tipo. Retornarei com novos updates e caso você tenha mais alguma sugestão ou ideia do que eu poderia tentar fico grato em recebê-las!
  3. @WOZ Dods Testei o PC em diversas tomadas pela casa e desligava do mesmo jeito ligando aparelho de ar condicionado, ventilador e demais produtos para "forçar" a rede. Levei as duas fontes numa loja de informática para serem testadas (EVGA 500W 80 PLS e Corsair CS600W) e estão OK. Um dos cabos de alimentação de fonte que utilizava estava com problemas, foi trocado e o PC ainda reiniciava. O sistema roda bem gelado, todas temperaturas ok em idle e stress ( jogando ou programas de benchmark). Testei os pentes de ram separadamente, já até peguei emprestado com um amigo e o problema continuou. Não resetei a BIOS por já ter tido esse problema há algum tempo com uma mobo/cpu e gpu diferentes, por isso acabei descartando problema sendo na placa-mãe. Também já testei 3 GPUs diferentes. Bios tenho medo de atualizar e o computador reiniciar durante o processo e danificar a peça. Não sei mais o que fazer... o computador ficou 3 dias sem reiniciar e fiquei felizão. Até que ele reiniciou duas vezes seguidas. Alguma ideia a mais?
  4. Testei dois pentes de ram de um amigo meu e o problema continuou... tudo indica ser problema nas minhas duas fontes eu na rede elétrica. Alguma ideia de como posso testar a rede elétrica do apartamento? Ja testei o PC em varias tomadas em diversos cômodos e reniciava do mesmo jeito.
  5. Já testei os slots e memórias com o memtest. Estou pra pegar dois pentes emprestados com um amigo amanhã para realizar mais testes.
  6. Nunca utilizei estabilizador... apenas régua, que também ja excluí como causadora do problema por ja ter utilizado o pc direto na tomada e ainda assim desligando. Tudo tem apontado para os dois pentes de ram estarem com problema ou a minha rede elétrica. Você tem alguma ideia do que poderia ser feito para testar a rede? Como disse anteriormente testei o pc em outras tomadas pela casa e o problema continuou.
  7. @WOZ Dods Já considerei update de BIOS mas estou com medo do computador desligar durante o processo. Não acredito que seja MOBO related pois quando usava uma com socket LGA1151 com um i5 eu tinha o mesmo problema... @Eder Neumann As temperaturas estão normais... Prints das temps foram tirados enquanto jogava rocket league. Pesquisei muita coisa sobre o log mas nunca achei nada que me ajudasse. Segue log do ultimo desligamento. Nome do Log: System Fonte: Microsoft-Windows-Kernel-Power Data: 21/12/2020 15:40:42 Identificação do Evento:41 Categoria da Tarefa:(63) Nível: Nível Crítico Palavras-chave:(70368744177664),(2) Usuário: SISTEMA Computador: DESKTOP-MJ3RTH6 Descrição: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente. XML de Evento: <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event"> <System> <Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" /> <EventID>41</EventID> <Version>6</Version> <Level>1</Level> <Task>63</Task> <Opcode>0</Opcode> <Keywords>0x8000400000000002</Keywords> <TimeCreated SystemTime="2020-12-21T18:40:42.208000500Z" /> <EventRecordID>524</EventRecordID> <Correlation /> <Execution ProcessID="4" ThreadID="8" /> <Channel>System</Channel> <Computer>DESKTOP-MJ3RTH6</Computer> <Security UserID="S-1-5-18" /> </System> <EventData> <Data Name="BugcheckCode">0</Data> <Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data> <Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data> <Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data> <Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data> <Data Name="SleepInProgress">0</Data> <Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data> <Data Name="BootAppStatus">0</Data> <Data Name="Checkpoint">0</Data> <Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data> <Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data> <Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data> <Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data> <Data Name="CheckpointStatus">0</Data> </EventData> </Event>
  8. Olá pessoal! Estou com um enorme problema com a minha máquina que vem se arrastando há um tempo. O computador reinicia aleatoriamente sem sinal de erro… sem travamentos, lentidão ou qualquer coisa do tipo. Ele simplesmente apaga e reinicia. Não lembro exatamente quando o problema começou de tão inconstante que é. Fiz upgrades em algumas peças (troquei CPU,GPU e Motherboard) na esperança de que resolveria e o problema sumiu por um tempo (3 meses mais ou menos). A config atual do PC é a seguinte: AMD Ryzen 5 3600x 3.8ghz Msi B450M PRO-VDH MAX HyperX Fury 8gb 2133Mhz x 2 Gigabyte RTX 2060 6gb Windforce Rev 2.0 Kingston SSD A400 480gb Seagate Barracuda 2TB ST2000DM008 Fonte EVGA 500W 80 plus ( utilizando atualmente uma da corsair de 600W) Já fiz tudo que consegui pensar de troubleshoot mas o problema persiste... vamos lá: -Formatei o SSD e HD inúmeras vezes; -Passei a utilizar o windows no HD sem o SSD plugado na máquina e vice versa; -Testei uma segunda fonte mais potente que tenho aqui; -Troquei as memórias de slot e testei cada uma separadamente; -Desconectei todas as fans e deixei o computador ligado sem periféricos conectados; -Tentei outras tomadas do quarto e em outros cômodos da casa; -Todas as temperaturas estão OK; -Memtest não acusou erro nas memórias; -Verifiquei todas as voltagens e estão todas OK. Não sei mais o que tentar e estou sem idéias. Espero que vocês consigam me dar uma luz sobre o problema. Obrigado.
  9. Olá a todos. Caso o tópico esteja no fórum errado, foi pela pressa.Peço desculpas. Há um tempo, venho enfrentando problemas frequentes de travamento do computador, independentemente do que esteja fazendo...jogando,navegando pela internet ou até durante a inicialização do Windows. O travamento normalmente ocorre após uma pequena perda de desempenho ( fps cai, cursor do mouse começa a "engasgar" e o navegador...Google Chrome e até mesmo o Firefox... trava e elimina todas as páginas e abas abertas), o som trava de forma a parecer um grito bem alto, que já me assustou várias vezes. Não sendo isso, o computador simplesmente reinicia sem nenhum tipo de aviso. Já tive problema semelhante anteriormente, que foi resolvido com a troca da placa-mãe, que devido ao cheiro, aparentemente estava queimada. Após o travamento e eventual reinicialização da máquina pelo botão de ligar, há casos em que ela liga normalmente,casos em que simplesmente trava na bios ou no Loading do Windows, quando isso não ocorre, o computador simplesmente reinicia sem nenhum tipo de aviso ou mensagem prévia, e não apresenta relatórios de erro após iniciado.Sem contar as vezes que não aparece imagem quando ligo a máquina. Se os travamentos persistirem durante as tentativas de inicialização, eu tiro os pentes de ram, limpo com borracha e passo um pincel nos slots.Só que por algum motivo, eles parecem funcionar nos slots aleatóriamente ( 4 slots ),por exemplo, um pente de ram funciona em um slot que o outro não. Quando os 2 pentes não funcionam juntos, fico com apenas um deles, e deixo o outro fora por um dia e coloco novamente. Minhas configurações: Processador: AMD FX6300 Black Edition 3.5Ghz placa-mãe:Gigabyte Technology Co., Ltd. GA-970A-UD3 (Socket M2) Memória:KHX1600C9D3B1/4GB 2X = 8Gb Placa de Vídeo: GTX 550 TI 1GB HD:SAMSUNG HD502HI Fonte : Corsair GS600 Obs: A máquina está limpa de vírus, drivers atualizados. As pastas térmicas são de fábrica e um pouco antigas ( 3 anos talvez ) mas ainda estão "molhadas" e bem espalhadas. Devido o calor do Rj, as temperaturas ficam um pouco altas, na média de 60 graus mas quando vou realizar algo que exija mais do computador,eu coloco o ventilador nele para amenizar a situação. Não consigo realizar o memtest devido os constantes travamentos, e não possuo uma máquina próxima para testar as peças separadamente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...