Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alexandre Carlos

Membro Pleno
  • Posts

    41
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Alexandre Carlos postou

  1. Meu caro amigo garanhuense, boa noite! Fiz as ligações das quatro lampadas no reator, e infelizmente acendem apenas duas, Se eu ligo apenas uma lampada, não funciona. Só liga aos pares e só dois pares. O que me aconselha? adicionado 5 minutos depois Veja que coincidência, solicito apoio neste fórum e eis que me atende uma pessoa de Garanhuns. Morei e trabalhei nessa linda cidade por quatro anos. Primeiro residi no bairro de Heliópolis, próximo ao Chez Pascal e depois na Brasília. Cidade maravilhosa, de um povo muito generoso.
  2. Caro Luis, grato pela resposta. Vou anexar a foto de meu reator e da lampada. Para lhe questionar de como fazer as ligações dos rabichos. adicionado 12 minutos depois adicionado 16 minutos depois O reator é para duas lampadas e indica 2x14W - TL5. A lampada é de 6W. Saem do reator seis pares de fios. Posso soldar mais quatro rabichos para alimentar mais duas lampadas?
  3. Boa tarde! Gostaria de saber se é possível ligar três lampadas fluorescentes de 10 W(por exemplo) num reator de 30 W para uma lampada?
  4. Boa noite! Me ajude a compreender como o senhor faz o cálculo para estimar que a fonte ficará com a tensão de saída de 25V? Se eu fizer 14V x 1,41, teria 19,71V, o que dá uma diferença de mais de 5 volts para o seu resultado.
  5. Ajudar um velho estudante tão precário não é fácil, mas preciso muito de suas orientações para prosseguir no desenvolvimento ...
  6. Boa tarde! Recebi o diodo retificador e 5 TIP 147 e outros componentes. Estou pronto para iniciar a nova montagem. Peço sua ajuda de recomendações gerais sobre montagem dos componentes, cuidados na soldagem, etc. Exemplo: fixar primeiro os componentes no dissipador para depois soldar, ou fazer o inverso: soldar os fios primeiramente, e fixar depois. Observe na foto, a avantajada bitola do fio em relação aos terminais do diodo. Como recomenda efetuar essa soldagem? Tenho um ferro de 30W e 60W, acho que tenho que usar o de 60, é certo? Qual técnica o senhor recomenda, pois tem componente não pode receber mais de 260º/300ºC por mais de 10s? Devo cortar parte dos terminais? Acredito que terei que isolar depois, devido a proximidades entre os 3 fios. Certamente soldar um fio dessa espessura, vai exigir temperaturas bem elevadas. Existe algum componente para fazer a interface entre os terminais e os fios? Penso que depois de soldado, qualquer movimento brusco e o terminal se desprende do componente. Todo aconselhamento será bem vindo, tendo em vista que tenho pouca pratica de soldagem e nenhuma em montagens.
  7. Boa tarde! Vou fazer uma compra nesta nesta loja, questiono se os diodos retificadores podem ser um destes abaixo, em substituição aos indicados? http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr3045wtg-to-247-cod-loja-3667-on.html http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr30100pt-to-3p-cod-loja-5045-on.html No caso do diodo com três terminais eu conecto o fio amarelo no terminal 1 do diodo e azul no terminal 3, e a saída retificada será no pino 2(o do meio)? No caso de minha fonte ficar com 15A terei que colocar mais um TIP 147?
  8. Estou com um problema para determinar a capacidade máxima do trafo. Meu multímetro tem limite de medição de corrente em 10A(quando atinge este valor ele liga um alarme sonoro. Meu amperímetro(de painel) mede até 15A em DC. Então eu tenho que retificar a saída para poder conectar o amperímetro, neste caso, questiono onde devo medir as tensões na saída do trafo em AC ou depois de retificado nos terminais da ponte retificadora? Em relação a seus comentários elogiosos, eu sinto muita gratidão em relação ao seu atendimento. Tenho orgulho de receber sua ajuda, orientação e aconselhamento sobre o projeto. Tenho é muita sorte de receber seu suporte. Abraços
  9. Bom dia! Essas são minhas as últimas medições: Com os fios branco/preto do primário ligados em 220V fiz as seguentes leituras nos fios do secundário: amarelo/amarelo(de calibre menor): 26,1V cinza/cinza(idem) : 11 V vermelho/azul(fios de grosso calibre): 14,19V amarelo/azul(fios de grosso calibre) : 28,26V Fios preto/vermelho do primário ligado em 110V: amarelo/amarelo(de calibre menor): 25,8V cinza/cinza(idem) : 10,9V vermelho/azul(fios de grosso calibre): 14,03V amarelo/azul(fios de grosso calibre) : 28,09V Entre os fios cinza e amarelos a tensão foi de 0V. Consegui 110V na saída de um trafo redutor de 220V para 110V. As discrepâncias entre as medidas observadas entre 110V e 220V, podem ser motivadas pelo fato de as ligações preto/vermelho sejam para 115V e eu liguei em 110V? Não existe continuidade entre os fios do primário e os fios do secundário. Em nenhum dos casos a limpada acendeu. Será que posso usar esse transformador com segurança dessa forma? Abraços e um bom São João para todos.
  10. Obrigado novamente. Entendi perfeitamente suas explicações. Como entre os fios branco e preto(na entrada) apresentou a maior resistência, medindo 7,4Ω esses seriam os fios a serem ligados na rede 220V? Encontrei entre as demais ligações, entre o branco e o marrom 6,5 Ω; branco e vermelho 6,5 Ω, branco e azul 6,6 Ω. Seria entre o branco e marrom(menor resistência) a entrada para 110V? Quais diodos eu ligaria esses fios de bitola tão generosa na etapa de retificação? Tem ponte para essa ligação? O filtro capacitivo poderia ser mantido os 37.600 uF x 35 Volts? Vou medir e ver se tem continuidade entre os enrolamentos do primário para o secundário, como me recomendou e o senhor Senhor Ricardo também.
  11. Boa noite! Terminei as medições, espero que tenha feito corretamente e que o senhor possa me ajudar a ligação do primário em 220V e qual a melhor alternativa de saída para testar como trafo da fonte cujo circuito foi projetado pelo senhor e objeto deste tópico(apesar desse transformador ser imenso e muito pesado). TRAFO NO-BREAK.xlsx Suas dimensões são de 13,5cmx12cmx10cm.(LxPxA),o peso estimo por volta de 6kg(ele no gabinete pelado pesa 8,2Kg). Abaixo fotos dele com a disposição dos fios do primário e secundário.
  12. Vou fazer... depois posto o que achei. Tenho uma lâmpada incandescente de 60W pode ser?
  13. Ganhei um no-break TS SHARA USP PROFESSIONAL UPS 1200 micro processado. O primário do transformador tem 5 fios de cores branco, marrom, vermelho, azul e preto. Medindo em ohms encontrei entre eles: do branco para marrom 6,5 Ω; branco vermelho 6,5 Ω branco azul 6,6 Ω branco preto 7,4 Ω O senhor pode me ajudar qual desses pares de fios ligo em 220V para ler as tensões que saem nos fios do secundários(fios com bitola elevada)? A penúltima é da saída do secundário e na ultima os fios do primário.
  14. Não sei como lhe agradecer, sei que seu projeto e sem sua ajuda, não teria conseguido e muito menos chegado perto de entender o funcionamento de uma fonte. Comprei um potenciômetro multi-voltas e os bornes para tomada de medidas. Ela com cargas elevadas esquenta muito e todo o gabinete fica muito quente. Com o passar do tempo e com elevação da temperatura, as tensões e a corrente vai se elevando discretamente, até se estabilizar. Com uma variação entre 0,02 e 0,04V. Estou satisfeito. O que achas? Devo tentar uma isolação térmica do potenciômetro? Acho que ele vai esquentando gradualmente e modificando o ajuste da tensão inicial. Mas a diferença sempre se mantém constante(0,02 a 0,04V).
  15. Ontem, refiz as soldas, que achei que estavam precárias e troquei os resistores dos TIPs e coloquei um outro LM338K. Após essas mudanças, o comportamento da fonte é outro, e me surpreendeu enormemente. Quando ajusto sem carga para 10V, e após conecto carga de 4, 5, 6 ou 7A, a tensão de saída sobe para 10,02V, diferentemente das experiencias anteriores, onde a tensão caia. Isso é normal?
  16. Grato novamente, minha outra dúvida é se eu ligar um potenciometro de 10k(ajuste grosso), em serie com outro de 1k(para ajustes finos) o resistor adequado pode ser o de 680ohm(no lugar do de 330Ω)? Eu li detalhadamente, é que uma pessoa me falou que devido a construção do transistor(esse TIP147 da STI que postei a foto), ele já é isolado, tanto em relação ao parafuso como pela face posterior por conta da moldura de plástico. Como não confiei muito, mantive a mica e a bucha de isolamento.
  17. Boa tarde! Eu não montei com circuito impresso. Apenas coloquei esse diodo e resistor perto do potenciômetro. Esse TIP147 no anexo, precisa de mica e bucha isolante para aparafusamento no dissipador?
  18. Boa noite! Acredito ter descoberto parte da discrepância entre a regulagem de minha fonte em relação à precisão da sua, Senhor Faller. Lendo no datasheet verifiquei, na pagina 5: "Load Regulation The LM138 is capable of providing extremely good load regulation but a few precautions are needed to obtain maximum performance. The current set resistor connected between the adjustment terminal and the output terminal (usually 240Ω) should be tied directly to the output of the regulator (case) rather than near the load. This eliminates line drops from appearing effectively in series with the reference and degrading regulation. For example, a 15V regulator with 0.05Ω resistance between the regulator and load will have a load regulation due to line resistance of 0.05Ω x I L . If the set resistor is connected near the load the effective line resistance will be 0.05Ω (1 + R2/R1) or in this case, 11.5 times worse. Figure 2 shows the effect of resistance between the regulator and 240Ω set resistor. With the TO-3 package, it is easy to minimize the resistance from the case to the set resistor, by using 2 separate leads to the case. The ground of R2 can be returned near the ground of the load to provide remote ground sensing and improve load regulation. Que traduzindo(usando o google): Regulamento de carga O LM138 é capaz de fornecer extremamente boa carga regulamento, mas algumas precauções são necessárias para obter o máximo desempenho. O resistor conjunto atual conectado entre o terminal de ajuste e o terminal de saída (normalmente 240Ω) deve ser ligada diretamente à saída do Regulador (caso) em vez de perto a carga. Isto elimina linha cai de aparecer efetivamente em série com a referência e regulação degradante. Por exemplo, um regulador de 15V com resistência 0.05Ω entre o regulador de carga e vai tem uma regulação de carga devido a linha de resistência de 0.05Ω x I L. E se o resistor aparelho é ligado perto da carga da linha eficaz resistência será 0.05Ω (1 + R2 / R1) ou, neste caso, 11,5 vezes pior. A Figura 2 mostra o efeito de resistência entre o regulador e conjunto resistor 240Ω. Com o pacote de TO-3, é fácil para minimizar a resistência do caso para o resistor set, usando 2 ligações separadas para o caso. O chão de R2 podem ser devolvidos perto do chão da carga para fornecer sensoriamento remoto do solo e melhorar a regulação de carga." Eu estava deixando o resistor de 330 ohms próximo do potenciômetro. Soldei o resistor(e o diodo) nos terminais do LM338K(como recomenda a especificação do componente acima), entre os terminais Vout e Vadj, e a queda de tensão sob uma carga de 5A, foi de 10V para 9,95V. Melhorando muito a regulagem. Não está nos 0,02V da sua, mas agora estou bem satisfeito, essa diferença, quem sabe, deve-se à minha péssima montagem, soldas precárias e bitolas dos fios. Se alguém, com conhecimento de inglês, pudesse traduzir essa documentação, seria de grande valia para todos. LM338K(1).pdf
  19. Como se chama esse terminal para conectar as ponteiras do multimetro que o senhor colocou na frente de sua fonte e onde eu encontro? Quero adquirir os mesmos e colocar na minha.
  20. Não coloquei em nenhum dissipador de calor, queria apenas ligar muito rapidamente para checar a capacidade de regulagem.
  21. Bom dia! Que achas? https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TVRJMk1EUT0=/Transistor/LM338K+2,5V Quem sabe se esse não é confiável e original. Ruim mesmo é o custo do frete: PAC - Prazo estimado para entrega 6 dia(s)R$ 28,70 SEDEX - Prazo estimado para entrega 1 dia(s)R$ 63,00 E-Sedex - Prazo estimado para entrega 1 dia(s)R$ 33,41
  22. Boa noite Isso mesmo, igual a um TIP. Testei com uma carga bem leve, apenas para examinar sua regulação, e desfazer meu pensamento que o LM338K usado estivesse com defeito. Grato novamente, Alexandre
  23. Comprei um CI LM338T, novo potenciômetro, capacitor de cerâmica de,01uF , capacitor eletrolítico de 22uF. Mas não funcionou. Quando coloquei o novo CI a tensão caiu muito, em carga baixou para menos de 4V, regulado inicialmente em 10. Com os capacitores a instabilidade era muito evidente e voltei o CI anterior e o capacitor de tântalo. Não sei o que fazer. Resta apenas lhe agradecer sua atenção e interesse genuíno. Gostaria de poder lhe retribuir de alguma forma, e se possível, continuar dispondo de sua ajuda, para questões e assuntos de eletrônica. Se aparecer alguma sugestão, aceitarei de bom grado, mesmo que tenha de dispor de maiores despesas para uma regulagem precisa nesta fonte. Forte abraço e disponha de um amigo aqui em Recife, Alexandre ps: acredito que o senhor seria um professor admirável...
  24. Bom dia! O capacitor tantalo que tenho usado está escrito nele 105 35+, com a polarização correta e o diodo no lugar do 1N4002 estou usando o 1N4004 com o catodo/anodo, também corretamente orientado. O resistor é de 330 ohms, conforme o esquema de seu circuito. Fico pensando que o LM338K esteja defeituoso, ou que o potenciometro esteja interferindo. O que acha? Agradeço imensamente seu tempo, atenção e paciência. Mas não sei o que pensar. Acha que devo procurar capacitores eletrolíticos de alumínio de 25uF? Seria de 35V?
  25. Boa noite! O arquivo está anexado no post 409. Anexei novamente abaixo. Aguardo ansiosamente sua análise de determinação do comportamento da fonte. Abraços Alexandre MEDIÇOES 01062016.xlsx

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...