Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Edson Luiz Branco

Membro Pleno
  • Posts

    844
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Edson Luiz Branco em macro do excel para word, com vinculo e formatação foi marcado como solução   
    Há várias divergências entre o que está no código e a realidade de seu arquivo, pois provavelmente o arquivo original do qual você copiou tinha outra estrutura (uma planilha cujo CodeName era Motor onde havia uma Tabela = ListObject nomeada "proposmac" e não um Intervalo = Range com esse  nome), talvez por isso seu código não mais tenha funcionado no novo arquivo.
    Faça um teste com o código abaixo:
     
    Sub proposmac() With New Word.Application .Visible = True .Activate With .Documents.Add Excel.Application.Range("proposmac").Copy .Application.Selection.PasteExcelTable LinkedToExcel:=True, WordFormatting:=False, RTF:=True With .Tables(.Tables.Count) .AllowAutoFit = False .AutoFitBehavior wdAutoFitWindow End With End With End With Excel.Application.CutCopyMode = False End Sub  
  2. O post de Edson Luiz Branco em planilha excel que trava ao realizar recorte das linhas foi marcado como solução   
    Boa noite, @Kadu Du
     
    Sua planilha "Linha 5" tem mais de 20.000 pequenas caixas de texto transparentes sobrecarregando quaisquer operações, provavelmente provenientes de repetidas operações de Cópia x Colagem de alguma página internet ou outro sistema. 
    Este problema é idêntico ao do tópico abaixo, daqui do fórum. Siga as mesmas orientações que sugeri na ocasião e provavelmente esse delay desaparecerá.
     
  3. O post de Edson Luiz Branco em Faixa Incômoda no Excel 2021...Como desabilitar essa faixa? foi marcado como solução   
    @Midori tem razão, @Joannes. Esse é um suplemento ("AddIn") tipo "Aplicativo do Office", recentemente rebatizado para "Suplementos do Office", diferente portanto dos suplementos do VBA e os suplementos COM.
    Você deve ter instalado meio sem querer talvez...
    Para desinstalar, pode seguir pela guia Arquivo, pela guia Página Inicial ou, se sua guia Desenvolvedor estiver sendo exibida, pode ser por ali também, lembrando que estou me referindo ao Excel 2016 que é o que tenho aqui, mas que deve ser semelhante nas versões mais recentes.
    Siga os passos da figura abaixo.
     

  4. O post de Edson Luiz Branco em Procurar informações em varias páginas ao mesmo tempo foi marcado como solução   
    Alternativamente você poderia listar os meses (nomes das planilhas) num intervalo de células e usar a função INDIRETO para varrer todos eles em busca do valor com o PROCV.
    CONTROLE DE CT-Es.xlsx
  5. O post de Edson Luiz Branco em pdf desconfigurado adobe reader foi marcado como solução   
    Pois é, @thiago.jj , diversas pessoas já relataram esse problema no fórum Community da Adobe e a resposta é que é sim problema de fonte: quem gerou o PDF não incorporou a fonte e portanto pode não aparecer corretamente no Reader.
     
    Já os navegadores web, por usarem seus próprios mecanismos para renderizar e exibir pdf's, podem reproduzir corretamente ou substituir fontes internamente por uma mais próxima na exibição.
     
    Também, de um PC para outro o arquivo pode aparecer corretamente, mesmo no Reader e com a mesma versão instalada, dependendo de que fontes cada PC tem disponível.
     
    A única dica do pessoal do suporte lá - além de orientar você a pedir pra gerarem de novo o PDF mas incorporando a fonte - é ver se a configuração em Editar > Preferências > Exibição de página > grupo "Renderização" > "Usar fontes locais" está marcada (deve estar marcada).
     
     
    Com o pdf aberto, vá em Arquivo > Propriedades > aba "Fontes".
     
     
    Veja, por exemplo: Unreadable text on PDF for some users
     
  6. O post de Edson Luiz Branco em Planilha Excel 2016 para formatar coluna foi marcado como solução   
    Tecle ALT + ENTER no ponto do texto em que você quer inserir uma quebra de linha dentro de uma célula.
  7. O post de Edson Luiz Branco em contar células com fórmulas foi marcado como solução   
    =somarproduto(1*éfórmula(a1:a10))  
  8. O post de Edson Luiz Branco em Somar valores com condicionante em outra matriz de dados foi marcado como solução   
    @mcoumiotis , faça um teste:
     
    =SOMA((TRANSPOR('DADOS 1'!B2:B5)=B2:B9)*TRANSPOR('DADOS 1'!A2:A5="SIM")*A2:A9)  
    A fórmula é matricial, portanto finalize com CTRL + SHIFT + ENTER ao invés de só ENTER, caso seu Office seja inferior ao 365.
  9. O post de Edson Luiz Branco em Desbloqueio de pasta de trabalho foi marcado como solução   
    Você esqueceu de desbloquear a Pasta de Trabalho Excel antes de desbloquear a planilha, @marcospires1, como bem lembrou o amigo @Patropi na resposta anterior :
     
    Sub Cadastro_Novo() ThisWorkbook.Unprotect Password:="123" ... End Sub  
    Não esquecer de voltar a proteger no final.
  10. O post de Edson Luiz Branco em Sumário excluir itens automáticamente foi marcado como solução   
    @ThiagoMagalhães0, como o Sumário nada mais é do que um Campo, experimente os atalhos CTRL T (isso seleciona todo o texto do documento) seguido de F9 (atualiza o(s) campo(s) selecionado(s)).
    Para outras opções, veja por exemplo: Updating Fields Automatically - {Allen Wyatt}
  11. O post de Edson Luiz Branco em Porque o código vba abaixo desmescla, mas não repete rótulos na MergeArea? foi marcado como solução   
    Isso ocorre porque como o range já foi "desmesclado" na etapa imediatamente anterior (lCel.MergeArea.UnMerge), então a etapa seguinte (lCel.MergeArea.Formula = ...) não conterá mais uma área mesclada em que aplicar a fórmula, mas sim uma célula única.
     
    Para evitar isso ou você guarda o bloco mesclado numa variável temporária antes de explodi-lo ou usa um bloco With/End With. Exemplo:
     
    Sub ReplicaConteúdoMescladas() Dim lCel As Range Dim lRng As Range Set lRng = Sheets("Plan1").Range("A1:L1000") For Each lCel In lRng If lCel.MergeCells Then With lCel.MergeArea .UnMerge .Formula = lCel.Formula End With End If Next End Sub  
  12. O post de Edson Luiz Branco em Trabalhando com fórmula dinâmica foi marcado como solução   
    Parece que está faltando um par de aspas duplas logo antes do primeiro E comercial:
     
    Range("A1").Formula = "=PIArcVal(""\\FTHSERVER\BWF_530BWF01.TT"",""" & -HORA & "h"",0,"""",""auto"")"  
  13. O post de Edson Luiz Branco em Criar nova aba com data automática foi marcado como solução   
    Sim, ficaria então AGOSTO/2022, sem o dia, correto? Só é necessário que a célula seja formatada como texto antes de aplicar o maiúsculo.
    Altere a segunda rotina incluindo a linha e alterando a outra, ficando assim:
    Private Sub Workbook_SheetActivate(ByVal Sh As Object) If Me.Worksheets.Count > númPlans Then Sh.[F5].NumberFormat = "@" Sh.[F5].Value = UCase(Format(DateAdd("m", 1, Date), "mmmm/yyyy")) End If númPlans = Me.Worksheets.Count End Sub  
  14. O post de Edson Luiz Branco em Remover Opções da faixa de Opções. foi marcado como solução   
    @Vics, já tentou verificar se existe e desinstalar os Suplementos (AddIns) de terceiros de seu Word? Arquivo > Opções > Suplementos  ou em Desenvolvedor > grupo "Suplementos"
    O "FLIR" deve ser de algum dispositivo térmico (câmera térmica infravermelha, por exemplo), o outro de algum editor PDF talvez...
  15. O post de Edson Luiz Branco em Fórmula para achar um valor único em dois cálculos foi marcado como solução   
    Como C = B/(A/12) ∴ C = 12.B/A.
    C deverá ser 6 quando A for (A + x) e B = (B - x)
    Portanto:
    Como C = 12.B/A então, substituindo:
    6 = 12.(B - x)/(A + x)
     
    Fazendo os algebrismos necessários, ficamos com:
    x = (2B - A)/3
     
    Substituindo as letras pelas das referências das células, a fórmula na célula N8 ficará:
     
    =(2*D10-D6)/3  
  16. O post de Edson Luiz Branco em Fórmula para achar um valor único em dois cálculos foi marcado como solução   
    Como C = B/(A/12) ∴ C = 12.B/A.
    C deverá ser 6 quando A for (A + x) e B = (B - x)
    Portanto:
    Como C = 12.B/A então, substituindo:
    6 = 12.(B - x)/(A + x)
     
    Fazendo os algebrismos necessários, ficamos com:
    x = (2B - A)/3
     
    Substituindo as letras pelas das referências das células, a fórmula na célula N8 ficará:
     
    =(2*D10-D6)/3  
  17. O post de Edson Luiz Branco em Fórmula para achar um valor único em dois cálculos foi marcado como solução   
    Como C = B/(A/12) ∴ C = 12.B/A.
    C deverá ser 6 quando A for (A + x) e B = (B - x)
    Portanto:
    Como C = 12.B/A então, substituindo:
    6 = 12.(B - x)/(A + x)
     
    Fazendo os algebrismos necessários, ficamos com:
    x = (2B - A)/3
     
    Substituindo as letras pelas das referências das células, a fórmula na célula N8 ficará:
     
    =(2*D10-D6)/3  
  18. O post de Edson Luiz Branco em Listar os arquivos após determinada data. foi marcado como solução   
    Se você quer apenas verificar os arquivos no próprio Windows Explorer (sem salvar numa lista), estando na pasta raiz de seu HD externo, entre na caixa de pesquisa (canto sup. direito) e digite:
     
    DataDeModificação:>=15/03/2022  
    Ou, alternativamente,:
     
    System.DateModified:>=15/03/2022  
    -------------------
    Quando a pesquisa é mais complexa eu gosto muito de usar o Everything da VoidTools, um aplicativo pequeno e gratuito, muito rápido e poderosíssimo para pesquisar arquivos no PC. A lista pode ser gerada nele mesmo.
  19. O post de Edson Luiz Branco em Como incluir número que não está na mesma linha e aplicar procv foi marcado como solução   
    Pois é, a fórmula que sugeri faz exatamente isso com a coluna L. você chegou a testar como foi dito? Finalizou com CTRL SHIFT ENTER?
     
    Teste_Formulario.xlsx
  20. O post de Edson Luiz Branco em Formatação condicional para mudar a cor durante 3 dias. foi marcado como solução   
    Boa tarde colegas.
     
    você tb pode usar Formatação Condicional para essa finalidade:
     
    Defina 4 regras de Formatação Condicional tipo Fórmula, todas aplicadas ao intervalo $B$6:$M$6:
     
    Para a cor VERDE:             =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=0 Para a cor AZUL:               =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=1 Para a cor VERMELHO:    =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=2 Para a cor AMARELO:       =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=3  
    Significado dos outros termos das fórmulas:
     
    Ajusta para que o primeiro valor comece na cor certa    =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=0 De 3 em 3 dias:                                                                       =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=0 4 valores de retorno = 4 cores                                             =MOD(QUOCIENTE($A$1+1;3);4)=0
      DúvidaGeneciCdoHFormataçãoCondicional.xlsx
  21. O post de Edson Luiz Branco em Unir Menor() + par e impar foi marcado como solução   
    Boa noite, @deejaywesley, @Vics
     
    Ao que me consta as funções ÉÍMPAR e ÉPAR não são matriciais e não admitem trabalhar com intervalos, apenas com um valor por vez, portanto a função MOD descrita pelo colega @Vics nesse caso parece ser a melhor opção.
     
    Supondo que os valores estejam em A2:A50, para listar os menores ímpares insira na célula em C2 a matricial (finalize c/ CTRL SHIFT ENTER se Excel <365) e depois arraste até não aparecer mais números:
     
    =SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);$A$2:$A$50;"");LINS(C$1:C1));"")  
    Da mesma forma, para os pares, use a mesma fórmula, só intercambie a posição do argumentos dos critérios Verdadeiro e Falso na SE:
     
    =SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);"";$A$2:$A$50);LINS(C$1:C1));"")  
    Lembre-se que não pode haver texto no intervalo na coluna A pois geraria erro. Caso exista, tem que alterar a fórmula pra levar isso em conta. Lembre-se também que células vazias no intervalo serão consideradas como zero, que contaria como um número par.
  22. O post de Edson Luiz Branco em Planilha lenta após copiar/colar informações foi marcado como solução   
    Boa noite, @Daniel.f.Oliveira
     
    O problema em sua Pasta de Trabalho Excel está principalmente na planilha "Obras em andamento". No anexo que você denominou como "lento" existem mais de 50.000 objetos tipo Caixas de Texto (TextBox) e por serem pequeninas e transparentes ficam invisíveis e acabam por não ser notadas por sua equipe. Só na célula AZ58, por exemplo, existem mais de 7000 delas empilhadas umas sobre as outras na mesma posição.  Veja na imagem abaixo, à esquerda dois exemplos das tais caixinhas e à direita a exibição do painel de seleção de objetos (guia Página Inicial > grupo Edição > botão Localizar e Selecionar > Painel de Seleção) :
     

     
    Provavelmente alguém ou todos de sua equipe estejam copiando e colando à partir de documentos da internet ou de PDF's e esse lixo acaba vindo junto.
    Mesmo aquele segundo arquivo que você anexou e nomeou como "Normal" ainda assim lá tem mais de 7000 desses objetos.
    Para selecionar e apagar todos de uma vez, tecle F5 > "Especial..." e selecione a opção "Objetos" e OK (vai demorar um pouco). Feito isso, pressione Delete (vai demorar ainda mais, hehehe). Salve o arquivo e reabra.
     
    Outro problema que você terá que rever é refazer periodicamente as regras de Formatação Condicional. Esse é um problema antigo do Excel e muito frustrante, além de poder levar a interpretações errôneas de seus dados. Quando você copia, cola, insere/remove linhas ou intervalos em trechos em que está vigorando alguma F.C., o Excel quebra, fragmenta, replica, altera, faz os escambaus com suas regras de FC e em pouco tempo você terá uma multidão de regras também sobrepostas, redundantes e conflitantes e se não fizer manutenção frequente nelas em pouco tempo elas podem deixar de ser confiáveis além de também deixar sua pasta de trabalho lenta (veja p. ex. uma discussão à respeito em Excel - formatação condicional - inserir linha).
     
    você pode comprovar isso em seus arquivos: na planilha "Obras em andamento", na guia Página Inicial > grupo Estilos > botão Formatação Condicional > Gerenciar Regras..., sob "Mostrar regras de formatação para" selecione "Esta Planilha" e veja como estão todas fragmentadas suas regras de FC. Fazendo uma contagem, só nessas pouco mais de 360 linhas de sua tabela existem 3173 regras. Não cheguei a analisar mas provavelmente umas 10 ou 20 regras em seu caso seriam efetivamente as que comandam seus dados.
     
    Gosto muito de usar FC, mas nos arquivos mais sérios sempre aplico uma macro pra limpar e refazer as FC's.
  23. O post de Edson Luiz Branco em Desativar travessão automático no Word foi marcado como solução   
    Tem certeza? Era pra ter parado. Atenção ao fato que nessa janela do Word onde configura essa opção tem duas abas com nomes bem parecidos e ambas têm essa opção pra poder habilitar/desabilitar. Uma é a guia "Formatação Automática ao Digitar" e a outra é só "Formatação Automática". Você deve desabilitar na primeira, na que diz "...ao Digitar", a opção "Hifens (--) por traço (-)".
  24. O post de Edson Luiz Branco em Somases em várias Abas foi marcado como solução   
    Boa tarde, @ppeterk
     
    Função INDIRETOS (plural)? Acho que você quis usar a função INDIRETO e acabou cometendo algum erro de digitação, suponho.
    Além disso, lembre-se que quaisquer fórmulas que retornem resultado de referências 3D de intervalos sempre retornam matrizes, portanto no seu caso ainda teria que fazer uma soma desse retorno e, logicamente, se seu Excel não for o do Microsoft 365 em diante finalizar com CTRL SHIFT ENTER.
    Pra manter sua linha de raciocínio, sugiro na N2:
    =SOMA(SOMASES(INDIRETO("'"&Planilhas&"'!AB5:AB100");INDIRETO("'"&Planilhas&"'!A5:A100");$A2))  
  25. O post de Edson Luiz Branco em Condição para liberação de celula foi marcado como solução   
    Bem vinda ao fórum, @Gesiane Diniz !
     
    Se entendi direito, A1 tem que ter número e além disso tem que ser maior que zero para que você possa alimentar alguma coisa em C1, correto? Isso vale também para C2 em relação a A2, etc. Se for isso, use uma regra de Validação de Dados:
    Em sua planilha, selecione a célula C2 Guia Dados > grupo Ferramentas de Dados > Validação de Dados Na caixa de diálogo que abre, na guia Configurações, sob Permitir escolha Personalizado Sob Fórmula, digite:   =E(ÉNÚM($A2);$A2>0) Na mesma janela, agora na aba Alerta de erro, preencha se quiser informar ao usuário quando entrar com dado inválido: Marque a opção Mostrar alerta de erro após a inserção de dados inválidos Sob Estilo, escolha Parar Em Título, dê um título para a popup que abrirá na tela ao errar. Digamos "Entrada Inválida" Sob Mensagem de erro, digite algo que informe o porquê do erro. Digamos "O Valor da Coluna A deve ser um número maior que zero". Dê OK Agora copie a célula C2 para a área de transferência e cole somente a validação para as demais células: Selecione o intervalo C3 até C5 Clique com o botão direito sobre a seleção e escolha Colar Especial e escolha a opção Validação.  
     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...