Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jonis Maurin Ceará

Membro Júnior
  • Posts

    12
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Jonis Maurin Ceará postou

  1. Olá. Gostaria de uma opinião sobre um bom custo-beneficio para o meu conjunto, pois esta meio difícil de encontrar Primeiro, antes que alguem diga: "tem uma ferrari mas não quer gastar com gasolina!", digo que o conjunto todo foi 'trocado' por serviço, então eu não comprei com dinheiro do meu bolso diretamente. Enfim, tenho o seguinte conjunto: -MB Maximus IX Hero c/ i7-7700k -Fonte Corsair HX850i -WC Corsair h115i -VGA Gigabyte 1080 OC Windforce O problema esta sendo achar um gabinete para este kit que nao custe muito caro (estou pensando em até uns 450,00). Eu comprei um da AZZA, modelo 240, por R$240,00.....mas fico tudo apertado! Apesar de dizer que cabe um radiador de 280mm, eu tive que cortar fora o suporte dos discos opticos pra poder colocar o WC.....além disso, outro problema é a fonte. O espaço para a fonte nesse gabinete é bem estreito, deixando os cabos bem espremidos/apertados, pois logo em seguida vem o local onde são instalados os HD's, então nao tem como mudar isso nesse gabinete Pesquisando, o melhor custo-beneficio que encontrei e que eu ACHO que atende ao meu setup é um gabinete corsair 270R. Porém, nao achei informações de a fonte realmente cabe ali....e apesar de dizer que cabe radiador de até 360mm, eu nao achei o h115i na lista de compatibilidade dele. Outra coisa que não gostei dele é que a parte superior é aberta, contendo só um tipo de tela no proprio gabinete! Achei bem feio isso Se eu nao colocar nenhum cooler, fica parecendo uma tela de galinheiro! hehehehe Então fica a dúvida: existe outra opção de gabinete além do 270r? Ou este serial o mais recomendado, dentro do limite de gasto de 450,00~500,00?
  2. Olá. Qual a melhor maneira de detectar tensão AC em um arduino? Obviamente que devo utilizar um optocoupler pra isolar o circuito. Neste caso, pretendo usar o H11AA1 que já trabalha com 110v direto. Porém, o problema fica no 'zero' da onda....e eu nao quero ter que tratar isso no software porque já terei muitas outras coisas para serem 'tratadas', além de ter pelo menos 4 entradas AC no controlador. Ai eu estava pensando aqui comigo....se eu colocar um capacitor na entrada AC e um diodo (para evitar o consumo de energia pelo capacitor) eu consigo resolver o meu problema do 'zero'? Caso sim, qual seria o valor mais indicado de capacitor? Como eu tinha uns capacitores de poliester aqui (10nF) fiz um teste, mas nao mudou nada....continua gerando uma 'onda' na saida. Existe alguma maneira melhor de fazer isso? A ideia é a seguinte: o meu circuito irá controlar 4 lampadas (dimmer). Para não perder o control atual que teno (interruptor na parede), pretendo ligar o interruptor no Arduino, que por sua vez irá acionar as lampas (liga/desliga). A possibilidade de ligar um rele no arduino e deixar em paralelo com o interruptor da parede esta descartada porque quero poder saber qual o estado da lampada através do software. Se estiver em paralelo, eu nao saberei se o interruptor esta ligado ou nao. E também nao há mais espaço para mais fios no conduite. Também existe a ideia de ligar carregadores de celular (5v) no interruptor da parede....porém, nao quero ter que ter 4 carregadores e suas saidas ligadas no arduino....quero um circuito mesmo para isso. Não preciso medir a corrente ou tensão, somente saber se esta ligado ou desligado através do Arduino.
  3. Idem! Montei uma antena DCA pra recepção dos NOAA e METEOR, porém aqui tem muita interferencia.....ai acabei montando um filtro passa-banda pra 137 e 145Mhz, porém nao tenho equipamento certo pra calibrar.....até agora pelo menos! Pode nao ser o mais correto, mas com certeza irá ajudar.
  4. Putz....e meu sonho era ganhar na Mega Sena pra poder 'gastar' com um analizador de espectro usado de 10 mil pra poder brincar com meus filtros de radioamador!
  5. A melhoria dos 100Mhz eu já fiz desde quando comprei ele, alguns anos atras...rs....agora do analizador de escpectro, essa eu nao sabia e seria de MUITA utilidade pros meus testes! Tem algum link?
  6. Rigol 1052e, nele você seleciona se a ponteira está configurada em 1x ou 10x, aí ele mostra o valor correto.
  7. @albert_emule a minha tem seleção de 1x ou 10x
  8. Pois é, por ir isso eu perguntei (e não foi respondido ainda) no primeiro post: o osc suportando a tensão, existe algum problema de liga-lo diretamente na rede, sendo uma fase + um neutro? O osc suporta até 300v RMS segundo as especificaçoes
  9. Infelizmente não tenho um em mãos agora A intenção era comparar (em tempo real) e onda da rede com a onda de saida do meu Arduno, que irá controlar um TRIAC. Pensando bem......QUALQUER transformador serve? Tenho um aqui de 12+12v....se eu entendi bem, como só existe o transformador no circuito, a onda de saida será a mesma, correto? Porém, com o limite dos 12v (na verdade um pouco mais...) em uma das 'pernas' de saida.
  10. Ótimo faller! É que os algoritmos que encontrei tratam o sinal usando delays e outras coisas....eu pretendo escrever um algoritmo novo sem usar delay e com multiplos canais, uma vez que usarei a mesma placa para outras operações. A ideia é um alarme residencial com outras funções, como por exemplo, esmaecer as lampadas externas da casa depois de um horário programado. Durante os meus testes com certeza terá casos onde o triac ficará acionado constantemente, então esse era o meu medo.
  11. Estou testando um novo projetinho de Dimmer usando TRIAC. Nos vários exemplos que vi, o TRIAC é sempre acionado via PWM, isto é, por certo período. Existe algum impedimento técnico que impossibilite um TRIAC de ficar acionado 100% do tempo? Isto é, sem usar PWM, apenas acionar o gate constantemente? Claro, dentro do limite de corrente do mesmo. Pergunto isso porque estou para efetuar alguns testes aqui e provavelmente irei deixar o gate acionado constantemente por alguns segundos, até minutos. Isso pode prejudicar/queimar o TRIAC ou nao tem problema algum? Novamente: ele estando dentro das suas capacidades de tensão e corrente. valeu! PS: o TRIAC é um TBA12-600 e a corrente que estou testando é no máximo 2A (ele suporta 12A).
  12. Olá. É uma dúvida bem 'besta', mas melhor nao correr riscos....rs... Existe algum cuidado que eu tenho que tomar ao ligar um osciloscópio para medir a onda de uma tomada 120v? Posso ligar diretamente na fase+neutro, ou tem que ter algum circuito entre o osciloscópio e a tomada? Obviamente que o osciloscópio suporta até 300v, é um Rigol 1052. Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...