×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Blumer Celta

Membro Pleno
  • Posts

    993
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Tudo que Blumer Celta postou

  1. atualização: Tirei o micro do aliexpress e voltei o micro (original) agora com o cabo do cinescópio no lugar certo e a tv parece estar funcionando bem. Obrigado pelo empenho em ajudar
  2. Nada de OSD, o micro parece morto, nem obedece as teclas (ja testei se teclas estavam em curto, e estavam boas). Acho que as tensões entrando em lugar errado devem ter queimado os micros (o original e o sobressalente), pois depois da troca do micro ainda mantive os fios ligados como chegaram pra mim. Acho que vou ter que achar um novo micro para teste.
  3. Como está a tela (ligando com jumper na fonte) tela azul com uma linha branca no meio e outra embaixo:
  4. Reiniciando o processo. Com a fonte ligada na placa as tensões ficam corretas e temos todas as tensões necessárias. (inclusive no micro) Consegui com um amigo uma TV semelhante onde a fonte é a mesma. Trocamos e tudo permanece igual, portanto podemos excluir a fonte. Mas resolvi 50% do problema: Como esta TV deve ter passado por diversas oficinas, tanto que foi vendida por 50 reais, deve ter sido muito mexida. E descobri que algum dos técnicos estava ligando um chicote de forma errada. E eu peguei a TV e mantive como recebi. Ocorre que o cara estava ligando o chicote que vai para a plaquinha do cinescópio na entrada dos conectores dos botões. e o dos botões no conector do cinescópio (os conectores na placa são iguais... Agora estou ligando correto, porém micro ainda não responde, mesmo depois de peça nova colocada... vou investigar mais o que esta troca pode ter queimado. Por sorte o pino que leva os 116v para aplaca do cinescópio parece ir em um chicote separado. ao forçar a placa da fonte a ligar, temos uma imagem azul bonita na tela, mas com duas linhas brancas (não linha de vertical fechado) no mesmo estilo mas são grossas e são duas. depois posto foto.
  5. Componente substituído, mas nada ainda... pelo micro estar morto, troquei o ressonador cerâmico dele, mas sem sucesso ainda... resolvi remedir as tensões da fonte (que nesta tv fica em placa separada). Talvez um erro na minha primeira medição, ou meu multímetro ruim... fato é que na nova medição não tenho os 5v onde deveriam estar (fonte armada através de jumper com placa sozinha) tenho algo em torno de 3v ou 4v) vendo o esquema da fonte, verifiquei a linha vermelha (imagem anexa) que pelo que entendi é a entrada do regulador de tensão L78MR05. ali pelo esquema deveria ter 20v, certo? pois bem a tensão ali (medida entre o pino 3 e o pino 1 do regulador) não chega nem perto de 20v. Devo ter curto em algum componente que deve estar derrubando esta tensão... ou mesmo o próprio regulador, certo? alguma ideia de qual componente pode ser? Pensei até em fazer uma gambiarra com um 7805 para substituir este regulador diferentão. Obrigado.
  6. Valeu, obrigado pelas dicas. Vou substituir o componente aqui. E torcer para o novo estar bom.
  7. Obrigado pelas dicas. Tenho outros micros aqui para teste (como o técnico anterior suspeitou do micro), o cliente adquiriu uns do aliexpress (podem ser falsos e sem funcionamento)... são ligeiramente diferentes, mas o que acham (imagem) um pode substituir o outro de igual para igual? Vi um micro de TV uma vez que o datasheet mencionava sobre ter uma parte customizável/gravável no chip. acham que este pode ter algum código interno do fabricante (pode acontecer do novo estar virgem)? Outra dúvida: se o televisor estivesse todo de acordo, mas o conteúdo da eeprom estivesse danificado isso poderia gerar a falta de partida do stand-by pelo comando canal+? Obrigado. DATASHEET 102.pdf
  8. pelo que vi nas fotos d net, U16 parece ter as perninhas bem pequenas... verificou se não tem terminais em curto utilizando lupa de joalheiro? limpe tambem o restante de fluxo, pasta e etc, já passei por casos onde a sujeira confundia o circuito.
  9. Minha aposta seria em: tirar a plaquinha (caso tenha pratica com solda para não romper trilhas e ilhas). Difícil ver pela qualidade das fotos, mas parece que vários destes pinos não são conectados (vários pinos utilizados pela plaquinha do "sistema" sem fio parecem que não são utilizados) Descarte estes não utilizados, pelos meus cálculos olhando a imagem precária, parece que sobram 5 pinos utilizados. 2 deles devem ser de alimentação, você deverá detectar quais são. os outros devem ser de dados... uma opção seria (de posse de um PC velho que não represente risco de perda financeira) tentar ligar os fios de alimentação do USB nos de alimentação da plaquinha.... e intercalar os outros (de dados) para ver se consegue reconhecer no PC... Tarefa de risco (só faça se não tiver medo de perder o PC ou o volante).
  10. Tentando economizar energia*, já vi gente falar de tudo... teve até um cara uma vez que pensou em fazer um TERRA tão eficiente, que pudesse pegar apenas a fase do contador e utilizar o terra eficiente que ele fez como sendo o neutro do contador para que o relógio não registrasse... deve estar tentando até hoje kkkkk *(não digo que é a intenção do autor do tópico, estou apenas relatando um caso).
  11. uma vez me disseram que era BREU. mas não sei se procede. Os que vi... esquentando ela derretia. (nestes modelos antigos como você bem citou)
  12. Ouvi dizer que esta escala 10A (medindo amperes),deve ser utilizada por curtos períodos de tempo (segundos) para que o multímetro não queime... verifique se esta informação procede.
  13. vi um caso em walkie talkie comuns interferiam... inclusive podiam comandar o carrinho.
  14. Estas TVs são um Sac*** Arrumei algumas trocando os LEDs das barras... funcionou por um tempo (valeu a pena pois as barras novas custavam quase o preço de uma TV usada funcionando). Da segunda vez que deu defeito a troca dos LEDs já não resolvia mais... Tem um chip que controla os LEDs, verifique na placa principal. Existe na internet uma dica de colocar um pull-down na proteção deste circuito, o que obriga a placa a ligar com barras de LED de outra marca (que não originais da sony). mas, (isso não é recomendado acho que pode acabar queimando por completo o CI em caso de curto nas barras de led. Verifique o modelo do chip que controla os LEDs da sua e pesquise por esta dica na net. ou poste o modelo do chip aqui. Verifique também antes se as barras de LED não estão em curto, ou com algum LED queimado. Este erro as vezes se refere a tela... mas parece que a sony engloba tudo... LED, tela, T-con... algo semelhante a isso:
  15. Meus pêsames... já vi muitos casos destes onde era defeito na tela... (custa mais que o preço da TV pra reparar, ou seja Aparelhos descartáveis). Mas se tiver sorte, pode ser sujeira ou conexão ruim nos flats que ligam as placas da tela. Verifique (se tiver pratica com isso), pois qualquer erro inutiliza a tela que possui componentes sensíveis.
  16. Não sou técnico profissional... muito menos de TVs de tubo... mas como ninguém mais mexe com isso na minha região, estes aparelhos tem chegado pra eu tentar dar uma vida extra pra eles. TV chegou morto, técnico anterior desconfiou do processador. Fiz um jumper na fonte (imagem): Desconectei os fios do circuito, e liguei na fonte (o power e o negativo). Isso fez o tubo acender (cinza e sem caracteres), porém com algumas linhas de retraço. A falta dos caracteres e do funcionamento dos botões me faz desconfiar do micro, mas antes de passar para esta etapa, resolvi remover os retraços. vi alguns vídeos no youtube e muitos deles falam que o primeiro passo seria verificar se tem os 180v na plaquinha do cinescópio. Meu multímetro apresenta próximo de 100v nesta plaquinha (multímetro analógico, não sei se está muito preciso, mas chega próximos dos valores). Mas no esquema que obtive na internet não consegui encontrar a informação 180v, encontrei apenas 116v indo para esta plaquinha (próximo do que o multímetro mostrou). Então isso deve estar correto. Gostaria que os amigos mais experientes dessem uma olhada no esquema para ver se estou correto em pensar que esta TV usa 116v na placa do cinescópio por ter um tubo menor (10 polegadas). E também se o que fiz na fonte está correto como medida emergencial para ligar o aparelho e fazer as medidas, pois não tenho controle remoto para esta TV, e apertar o botão de +canal não faz ela sair do stand-by. Existe alguma maneira de forçar ela a sair do stand-by sem o controle ou tecla de +canal (indo direto no circuito)? Infelizmente esta linha de TV tem muitos aparelhos semelhantes e este esquema foi o mais próximo que encontrei do modelo que tenho em mãos. Obrigado. 85157759_TV102.pdf Mexer nos controles de SCREEN e FOCO, não resolvem o problema.
  17. Estou com uma TV Semp 1022 Que a imagem tem uma lista preta embaixo (com a TV em modo tela azul sem nada conectada, se conectar algo dá no mesmo, falei isso só para garantir que o defeito não é na fonte de sinal). já mexi no trimpot da regulagem do vertical que tem na placa e isso melhora um pouco, mas o problema não é aí, pois se deixar a TV ligada alguns minutos a imagem vai crescendo e o problema é sanado. O que significa que se eu arrumar pelo trimpot, quando ela esquentar vai desregular novamente. Será que pode ser algum capacitor que está esquentando? alguém tem alguma ideia se pode ser algo fácil para um iniciante na área? Agradeço.
  18. Obrigado. Na minha TV achei o esquema na internet (um PDF bem ruim), mas mostrava o pinout do processador. Peguei o datasheet do tal processador e no datasheet não mostrava os mesmo pinos (dá a entender que o tal processador é uma espécie de microcontrolador onde cada fabricante coloca seu código dentro)... Partindo disto, fiquei com o esquema da TV mesmo (SEMP1022 versão sem AV) e no esquema mostra um pino no processador nomeado como "TV/VIDEO"... Na TV propriamente dita, este pino está flutuando... liguei ele em 5v ou no GND para fazer testes, mas não mudou nada na imagem da TV, pensei que entraria em modo "AV"... mas não mudou nada. Acredito que tenha que mudar o conteúdo da eeprom também para que esta função funcione. Enfim, vou estudar mais e se ficar muito complicado vou comprar o equipamento sugerido na primeira resposta. 249271961_semp1022E.pdf
  19. Andei vendo a placa das duas e realmente são bem diferentes neste caso. Até o processador das duas é bem diferente... acho que vou estudar um pouco mais antes de avançar. Obrigado pelas dicas.
  20. Então, se achar a entrada deste sinal poderia ser possível? vi casos de alguns televisores que são muito semelhantes (da mesma marca e praticamente o mesmo modelo) a diferença entre elas é que uma tem AV e outra não... acredito que devem utilizar os mesmos CIs... então talvez uma olhada em uma e outra (seguindo a linha do vídeo RCA), possa mostrar a diferença entre elas.e achar o ponto de entrada do vídeo... Vou dar uma estudada nisso. Obrigado
  21. Tenho alguns televisores antigos e conheço as opções de adaptadores que ligam no RF e permitem conectar aparelhos RCA em televisores que tem somente RF. Mas não quero utilizar estes aparelhinhos prontos, pois de qualquer forma vai passar pelo RF... e teremos todas aquelas interferências.... O que eu pretendo é o seguinte... adicionar entradas RCA nativas... Não entendo muito sobre o funcionamento das TVs, mas acho que o tal varicap deve pegar o sinal e enviar por algum fio para a TV. Então eu não poderia tirar o varicap e injetar o sinal de vídeo em algum dos pinos? Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!