Comprei um Viber K5 que veio com o mesmo problema no microfone.
Em algumas aplicações ele grava com um áudio, digamos que, aceitável.
Mas no whatsapp o áudio é ruim mesmo. Muito baixo.
O volume da sensibilidade do microfone está baixo.
Quem recebe as gravações no whatsapp tem que aumentar
o volume do aparelho receptor no máximo para conseguir ouvir
minhas mensagens, ainda assim em um volume baixo.
Levei o aparelho na assistência técnica da Le Novo e responderam
que o volume do microfone não tem como ser modificado
pelas configurações atualmente existentes no modelo.
Penso que um aparelho que custou R$800, não deveria ter um
microfone tão fraco, afinal, o processador, a tela full hd e alguns outros
componentes são excelentes.
Como este meu aparelho está no prazo de 7 dias após a compra,
pretendo solicitar a troca sem passar pela assistência técnica,
tentarei pegar outro aparelho Viber k5 na esperança que esteja
com o áudio funcionando melhor.
Infelizmente, não encontrei outra pessoa ou loja
com um aparelho igual para eu conferir se o
áudio é ruim mesmo ou se é defeito exclusivo do meu aparelho.
Na tentativa de gravar o áudio com melhor nitidez, estou falando
alto e bem próximo do microfone que fica na parte inferior do aparelho,
próximo das saídas de som (Item 17, página "Primeira Vista"
do guia de início rápido).
É desagradável ter que ficar dias sem o aparelho
para solucionar este tipo de problema.
Se eu encontrar alguma solução, postarei aqui no forum.