Boa tarde a todos,
Estarei tentando detalhar ao máximo um problema que venho tendo com meu notebook. Problema este que procurei em tudo quanto é canto e que não encontrei nem nunca vi nada parecido.
Segue as especificações:
Sony Vaio VPCF226FM
i7 2630QM 2.0GHz
GT540M 1GB
8GB DDR3
HD 750GB
1920x1080p 60Hz
Windows 10 Pro 64bit
Vale dizer:
- tenho esse notebook desde 19/01/2012, são quase 5 anos de uso
- o driver da placa de vídeo está atualizado
- o Windows está atualizado
- o clock do processador funciona normalmente
A placa de vídeo deste notebook possui, digamos, 3 estágios de performance:
Ocioso: GPU 50MHz / Mem 135MHz
Baixa performance: GPU 202MHz / Mem 324MHz
Alta performance:
- de fábrica: GPU 672MHz / Mem 900MHZ
- overclock antigamente: GPU 788MHz / Mem 1010MHz
- overclock hoje em dia: GPU 702MHz / Mem 952MHz
O que ocorre é o seguinte:
Mais ou menos de um ano para cá, ao jogar um jogo pesado, do nada o notebook apaga a tela e logo em seguida volta, nesse momento aparece um aviso do Windows dizendo que o driver de vídeo parou de funcionar. Ao acontecer isso o notebook sai de alta performance e vai para baixa performance, e mesmo com o jogo aberto, ou saindo do jogo e entrando novamente, ele não volta para alta performance com a reza que for, a única saída é resetá-lo para que tudo volte ao normal. Depois de um tempo jogando, sem motivo aparente o problema volta a ocorrer. Isso também ocorre se eu ficar entrando e saindo de um jogo em tela cheia.
Hoje em dia o problema agravou um pouco mais, ele não dá mais aviso de que o driver parou de funcionar. Eu ligo o notebook, entro em um jogo e aí percebo que ele não entrou em alta performance. Aí só resetando e entrando novamente no jogo para ver se naquela tentativa vai estar tudo ok. Ultimamente, inclusive, ele anda ficando no estágio ocioso, posso fazer eu o que for que o clock não sai do lugar!
Por fim, vale dizer que tudo o que relatei ocorre de forma totalmente aleatória, não existe regra específica, nem hora para acontecer, e que até o momento não encontrei nenhuma maneira de evitar que isso ocorra, nem uma maneira de solucionar o problema que não seja a de resetar o notebook. Ainda, eu não saberia dizer se já tive esse problema quando ainda usava o Windows 8.1, mas aparentemente esse problema começou a surgir somente com o uso do Windows 10.
Enfim,
alguém saberia dizer o que poderia estar causando este problema? Seria possível o Windows 10 ser o culpado de todo esse problema? Seria a idade batendo? Haveria alguma maneira de contornar o problema, ou conserta-lo?
Obrigado