Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Anderson K

Membro Pleno
  • Posts

    386
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Anderson K postou

  1. @Ronnynx Sem saber qual o modelo fica meio complicado saber qual é o erro indicado pelo aviso sonoro. Aqui tem uma lista dos beeps da hp, mas não é uma lista completa contando com todos os modelos e também reducionista ao ponto de levar a erros. Então, nem dá pra levar muito a sério. https://support.hp.com/br-pt/document/c02539745 3 bipes curtos Não foi possível iniciar o flash (como em casos de ausência de um utilitário ou imagem do BIOS) Aí a gente volta no mesmo ponto... sem saber qual é o modelo em questão, fica difícil apontar com exatidão qual é o aviso. Tente procurar pelas infos, pois se é HP, provavelmente tem alguma etiqueta com o modelo até o número de série. Não que os beeps sejam 100% precisos, porém, é um bom indicador pra achar problemas e nesse caso... o reset removendo a bateria parecer ter sido funcional e coerente com o aviso sonoro. Enfim... o que precisa levar daqui é que: Existem beeps diferentes e tabelas de acordo com fabricantes.
  2. Qual o modelo da placa-mãe? 3 beeps com BIOS American Megatrends indica erro com memória. Qled vermelho nas placas mãe asus indica problema com cpu. Ou seja, não dá pra palpitar ainda pois falta informação. Você quer dizer que muda a chave seletora de tensão na fonte do pc? Ou simplesmente usa uma tomada 220v e a fonte trabalha automaticamente entre 110v a 220v? Se possível passe informe o modelo dos componentes. Os beeps são curtos ou longos? Já tentou usar 1 pente de memória por vez e intercalando nos slots de memória? Exemplo de 1 beep longo e 2 curtos em um vídeo aleatório:
  3. Nem precisa, qualquer assistência que lide com reparos vai ter capacitores. Provavelmente quando você chegar em uma e mostrar qual é o capacitor, a pessoa vai olhar, verificar se tem na loja e se tiver, vai efetuar o reparo na hora. E se não tiver, vai pedir algumas horas ou um dia pra conseguir um.
  4. Trocar capacitor é fácil na mão de quem sabe. Se não tem experiência ou nem entende nada de eletrônica, leve em algum lugar que trabalhe com. Tem até uns tutoriais de mais de década atrás no fórum sobre mas é melhor levar em alguma eletrônica e deixar na mão de quem sabe. Solda por mais que seja "simples", demanda algum conhecimento pra ser bem feita.
  5. Considerando que em estresse, o ryzen 3700x geralmente fica perto de 73 a 77º com o cooler box, um cooler a ar mais ou menos pra cima já dá conta do recado. Eu particularmente não gosto de watercooler, muito caro, muito trabalhoso, muito espaçoso, geralmente duas fans que deixam a desejar no barulho quando passam de 50% de rotação e etc. Um bom air cooler é algo que me agrada mais por ser mais simples, ou seja, significa menor chance de ter problema com bomba, mangueira, fluído, encaixes e outras coisas. Isso é, sou eu e meu pitaco. Se tem interesse em wc, daqui a pouco aparece alguém indicando algum. Por 300 reais, iria ver se acho um Scythe da vida. Antes da pandemia, com muita sorte por 350 a 400, dava pra encontrar até noctua nessa faixa em algumas promoções raras.
  6. @garahel Sim, vai rodar por definição a 2933mhz. E é pra rodar a 3200mhz também se habilitar o D.O.C.P. A sua dúvida tá bem próxima a essa aqui. Se lembra alia acima que Então! O D.O.C.P e o XMP basicamente são perfis pré definidos que estão gravados na memória. E ali nas imagens o que você vê é o usuário através da placa-mãe acessando esses perfis! E aí, a gente tem uma característica bem chata desses primeiros ryzen que eram a da dificuldade de se passar de 3000mhz, seguinte... é muito provável que vai se deparar com alguma dessas situações pegando uma memória de 3200mhz. 1)Vai montar o pc, ligar e ele vai dar o aviso sonoro e reiniciar algumas vezes ajustando automaticamente as memórias pra qualquer ponto que se tenha estabilidade. 2)Vai estar definido em automático e ativando o perfil vai para 3200mhz e vai funcionar normal, o que vai ser muita sorte. 3)Vai ter problemas de instabilidade a 3200mhz e vai necessitar manualmente definir a 2933mhz. Sim, esse processador em específico vai depender de sorte pra conseguir fazer funcionar a 3200 mas não é pra ter problemas definindo a memória manualmente a 2933. E a partir daí, não é pra ter nenhum tipo de dor de cabeça. Qualquer valor acima de 2933mhz não vai ser garantido no ryzen 2200g!!! Fica a seu critério e pesando na sua balança e no seu bolso. Upgrade de processador no futuro? Maior facilidade em vender o kit de memória e por aí vai. A memória vai funcionar mas não vai ser só encaixar e ativar o perfil, talvez precise gastar uma ou outra hora aprendendo sobre configurar manualmente.
  7. A regrinha básica é: Quanto maior a frequência e menor os valores de latência ou temporizadores, melhor. Óbvio que fatores como processador, placa-mãe e outros elementos que vão desde o projeto de comunicação entre os slots de memória e o controlador vão ter peso e influência. Porém, a regra ainda continua sendo a mesma. Se encontrar memórias com o menor temporizador e a maior frequência possível, é a que vale a pena comprar! Se conseguir memória com temporizadores semelhantes em memória de 2666mhz e 3200mhz, com faixa de preço parecida, pegue a de 3200mhz. Agora.. não é motivo de ficar surtado ou achando que vai ter aquele efeito todo esperado perto de algo como upgrade de placa de vídeo. Boas memórias ajudam, mas é um ajuste fino perto de outros fatores, apesar de que não tem muito sentido em pegar memória com menos de 3000mhz pra usar com os processadores zen da amd, já que o impacto é substancial e o preço tá bem semelhante de frequências menores. Daqui pra baixo, a leitura é opcional. Outro ponto. Todas essas memórias tem um padrão bem definido, e as que são vendidas com 3600, 3400, 3200mhz basicamente são memórias testadas e com perfis adicionados pra aproveitar esse potencial. Teoricamente é possível achar memórias de 2400mhz e fazer overclock até valores acima de 3200mhz. Muito difícil e improvável, porém possível. No máximo que já vi esses módulos chegar é a 2933mhz e 3000mhz sem sacrificar em peso a temporização. Chegando a ficar com a mesma configuração de memórias comercializadas como 3000mhz. Mas isso é, o fator sorte e outras coisitas. Sobre os padrões caso queira se aprofundar. https://en.wikipedia.org/wiki/DDR4_SDRAM E se quiser se aprofundar mais sobre temporização:
  8. Pelo visto reconhece o processador, então é pra estar funcionando. Qual é a versão da bios? Segundo o site da asrock a partir da versão P6.00, o suporte tem. http://asrock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.asp#CPU Tentou acessar o windows em modo de segurança com tudo desabilitado?
  9. As placas mãe compatíveis são as A520, B550, X570. Todas as outras estão em aberto até que ponto serão compatíveis. Algumas empresas já avisaram que as linhas 400 terão compatibilidade nos próximos meses. Como é algo novo e sem updates disponíveis, não vai ter ninguém pra te dizer qual vai valer a pena por enquanto.
  10. Olha, não tem como responder isso por dois motivos. Não conheço o monitor pessoalmente, e o segundo é que, a maioria das características tem muito peso pessoal. Recomendo ir pesquisar e ler sobre. Todos esses monitores são bons e péssimos ao mesmo tempo. Vai ter que achar algum que seja mais adequado ao uso que deseja fazer do mesmo. Use a busca aqui mesmo pra procurar tópicos sobre, tem bastante discussão que vai te auxiliar. Aí a partir do momento que entender o que é cada tipo de painel, o que realmente significa ter 144hz e afins, aí vai começar a entender o que existe a venda e separar o que vai se enquadrar na sua situação.
  11. Tem sim... o problema é que "topzeira" não existe nesse segmento de 1500 reais. Tem vários e cada um tem alguns pontos negativos. Tem até por 1000 reais monitor 144hz. https://br-store.acer.com/monitor-aopen-22mh1q-sbipx-led-21-5-um-wm1aa-s01/p?idsku=631&gclid=CjwKCAiAqJn9BRB0EiwAJ1SztQvcrGHYDBA72XO_Nq_UM45COxlmdcT-H3DMgWxJLl-EyKnnprxrLhoCD1cQAvD_BwE https://www.magazineluiza.com.br/monitor-gamer-aoc-g2-hero-24-led-widescreen-full-hd-hdmi-vga-ips-144hz-1ms/p/225531500/in/mnpc/?&force=2&seller_id=magazineluiza&&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=54242&gclid=CjwKCAiAqJn9BRB0EiwAJ1SztUKNgOe1uQMEgkpkipHAvTnGA4M45odOMwkFiaIwmHApawBOK-IWKBoCOLUQAvD_BwE E por aí vai.
  12. Bem... se a própria asrock colocou como compatível um ryzen 9 3900 que tem um TDP de 105w, não tem motivo para se preocupar. Qualquer processador que você for pegar, vai ser menor que esse. Vai ter temperatura entre 80 a 90c aqui e ali na placa-mãe, e é isso... nada que não seja comum em placas mães desse segmento e nada para se preocupar. Pode desencanar dessa preocupação. Sua preocupação deve ser em escolher um cpu presente na lista dependendo do seu bolso e o uso que pretende ter. Se for trabalhar com uso intensivo de cpu, aí pode pegar um ryzen 7, se for só pra jogar esporadicamente, pelo preço, recomendaria ir em um ryzen 5. Só veja qual é a revisão da placa-mãe e se vai precisar realizar alguma atualização para que o processador seja compatível.
  13. No site da fabricante existe a lista de cpus compatíveis. http://www.asrock.com/MB/AMD/A320M-HDV/index.asp#CPU Dito isso, processadores ryzen da linha 1000, 2000 e 3000 serão compatíveis. Agora... como é uma placa-mãe de entrada e tem limitações, recomendaria ir de ryzen 5, 1600, 2600 e 3600, ou no limite máximo, até dá pra colocar ryzen 7 mas vai fazer a placa-mãe sofrer, e desencanaria de ideia de overclock em qualquer segmento. Pelo que vi, não vai ter atualização pra promover compatibilidade com a linha 5000, então, é o que tem e o que vai ser compatível está presente naquela lista. Se o seu interesse é em jogar, acredito que esses 3 processadores podem te suprir bem. Se já tem a placa-mãe, deve ter um processador, não? Qual é o que você tem?
  14. Considerando os requerimentos. https://support.activision.com/call-of-duty-warzone/articles/minimum-and-recommended-specs-for-call-of-duty-warzone Diria que, gastando o mínimo possível, talvez até ache algum FX usado a preço de banana por aí. O que talvez nem seja um péssimo negócio, não é pouca gente que por preguiça e caso apareça uma oportunidade se livrar de hardware antigo como o fx 6300, vende por menos de 150 pila. Depois vem o maior entrave, a placa de vídeo... Vai depender do seu bolso. Por recomendação desconsiderando grana, migrar pra uma plataforma mais recente e se preparar pra ter processador pra acompanhar essas placas novas que vão chegar esse ano. Com folga, dá pra dizer que vão dar uma nova linha "mínima" para os jogos que vão aparecer a partir de agora. E uma placa de vídeo pra rodar a 60 fps com uma qualidade mais ou menos, já vai pelo menos uns 1200 reais. Ram por ram, não creio que vá ter muito impacto, o gerenciamento de memória do windows e desses jogos raramente precisam de mais do que 8gb até o momento. a lista de jogos que realmente usam 8gb como requisito mínimo é pequena ainda. Vai começar a aumentar a partir de agora e as recomendações vão ser pra sistemas com 16gb. Em off: Fiquei admirado em saber que ainda existe essa série de jogos... me lembro que sempre teve um ar de coisa sem noção e discurso extremista e me lembro que deu até confusão, processos e muitas tretas a uns bons anos atrás, até material de pesquisa sobre como ajudava a alterar a percepção de realidade puxando para extremistas de direita. Tentei jogar uma vez lá perto de 2010 e nunca mais nem consegui abrir nada dessa franquia devido ao tanto de bajulação estadounidense, Mas enfim. Eu diria que tem duas opções que realmente são plausíveis. A primeira é a de tentar garimpar um fx usado pelo menor preço que conseguir e ir tentar arranjar uma placa de vídeo melhor. E eu diria garimpar mesmo... tentar ver se tem alguém na sua região querendo se livrar de hardware antigo, liberar espaço físico ou algo assim. Ou migrar logo pra uma plataforma recente. Em ambos os casos envolve desembolsar uns trocados.
  15. Olha... se tem twitter, recomendo seguir esse perfil aqui. Esse cara é o responsável pelo programinha novo listado abaixo e o DRAM calculator para ryzen. https://twitter.com/1usmus E de quebra dar uma olhada, aqui. https://www.guru3d.com/news-story/clocktuner-for-ryzen-(ctr-by-1usmus).html É muito recente, então pode esperar instabilidades. PORÉM, me parece ser um nível de ajuste bem promissor e certeiro
  16. No seu caso, por já ter um hardware e não sentir uma necessidade e urgência, eu não compraria nada agora. Essas placas novas da nvidia prometem entregar um bom tanto em relação a geração passada. Esperaria até o final do ano pra ver se chega uma rtx 3060. O ganho de desempenho parece ser muito significativo. Lembrando que, o último salto desses foi lá por 2016 e 2017 com a linha 1000, e essa linha 3000 agora aparenta ter um ganho de desempenho maior, ou na pior das situações parecido (O que já é bom). SE, SE realmente entregar próximo do que foi anunciado hoje pela nvidia no evento, nem vai fazer muito sentido gastar em placa nova pra se manter por uns bons anos nas antigas. https://techreport.com/news/3473068/nvidia-announces-3-new-consumer-amphere-gpus/
  17. Correto! Correto! Escrevi muito e muito torto acima.
  18. E tenho a mesma opinião. No caso de migração pra nvme, também recomendo uma instalação limpa. E partição EFI é nada mais do que um conjunto de informações que faz uma ponte entre UEFI e a inicialização do SO, não tem nada que ter sistema operacional ali. É obrigatório ter essa partição? Não... mas é bom que se tenha, funciona bem e gera muito menos dor de cabeça do que não ter. Excluir, remover ou qualquer coisa do tipo chega a ser descabido pra uso pessoal.
  19. Teoricamente, sendo pcie 2.0 4x, a taxa seria próximo de 2GB/S. Porém... eu esperaria valores oscilando menores que isso, entre 1500 a 1800mb/s. Isso é, usando pcie 2.0 4x. Sendo um slot feito especificamente pra isso, acredito que chegue perto do limite desse nvme citado ali e por característica dessa placa, a porta sata 1 deixa de funcionar caso se use o slot para armazenamento. Isso é, no chute. Talvez alguém com o mesmo modelo possa te esclarecer se tem algum limite inferior, Mas acho que casa bem com essa placa-mãe, vai perto do limite. Lembrando que, de um ssd sata pra um nvme desses, a diferença é pequena no uso pessoal.
  20. Por preço... o 1600af por 600 a 630 é um ótimo negócio. O 3600 é melhor, consideravelmente melhor mas não justifica pagar 1200 reais nele. E dependendo do que for jogar... até o seu 7400 leva uma ou outra vantagem sobre o 1600af. E na boa? Só se o título usar mais do que 4 cores, mas a grosso modo, o seu processador empurra essa placa de vídeo aí e gargalo nem é pra ser problema, vai ser algo pontual. E se for pra ficar no 6 cores ou se duvidar até 8 cores, é bom sempre verificar o que tem por aí. Existe uma planilha bem extensa com as características das placas mãe am4. Alguns modelos da asus por exemplo, por serem montadas no Brasil recebem outra nomenclatura. mas a grosso modo, são as mesmas placas. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504 O que quero dizer é que, se alterar de plataforma, e ir pra um ryzen 3600 e uma mobo am4, a diferença final não vai ser lá essas coisas em boa parte dos títulos que tem por aí. O upgrade vai dar pra sentir mas não vai ser algo que você olhe e fale que vá valer 2 mil reais, então, é bom não criar muita expectativa.
  21. Na boa? Nenhuma no momento. Espere chegar os consoles, chegar a próxima geração da nvidia e da amd. Considerando o histórico da red project, , PALPITO QUE: O jogo vai rodar na sua atual e vai ter uma penca de recurso que nem uma 2080ti vai empurrar. Vai ser exigente do médio ao alto em hardware e muito exigente no muito alto ao ponto de que até as atuais placas de vídeo topo de linha não rodem com facilidade. Depois vai aparecer uma série de mods e alterações. Ou seja, daqui a 4 anos talvez tenha alguma placa de vídeo que empurre com facilidade usando bem os recursos disponíveis. Acredito que nem vale a pena trocar. Sua placa de vídeo vai levar o jogo de boa sem usar tudo o que vai ser inserido. E sair de uma 2060 para ir pra uma 5700xt nem faz muito sentido. Óbvio que a 5700xt é mais placa mas o salto nem é lá essas coisas de uma 2060... com essa aí, ficaria de boa e esperaria arquitetura nova.
  22. Veja se pelo menos tá reconhecendo, no executar do windows digite: Criar e formatar partições do disco rígido, e veja se reconhece o HD além do nvme. Acredito que nem apareça mais como gerenciamento de disco no Windows 10.
  23. 240 fps... a gente tá falando então de algum i7 ou i9 da nona ou décima geração, ou talvez algum ryzen como 3800x e memórias de cl15 ou cl16 com 3200mhz + alguma placa de vídeo lá do calibre da 2070ti, 2080ti. É... é um nicho de hardware pra poucos, brincando dá pra torrar uns 10 a 15 mil em um pc desses nessa pandemia de sars cov2. Bem....Fui até perguntar para um amigo que é clínico geral se ele tinha alguma noção ou conhecia algo sobre qual é o limite. A resposta foi muito próxima da encontrada aqui. https://www.pcgamer.com/how-many-frames-per-second-can-the-human-eye-really-see/ Ou seja... a quantidade de hz de um monitor tem influencia. Valores variam de pessoa pra pessoa e aí já se pode colocar valores entre 100 a 200 na maioria dos casos e até mais se for bem treinado. Então, dito isso, vamos estipular hipoteticamente um valor bem mais alto, vamos dizer que 500hz seja um limite que englobe uns 99,9% das pessoas no máximo de concentração que possam ter. Então, nesse exemplo hipotético, um monitor de 500hz vai ter uma ótima sensação de fluidez e o que vai limitar a sensação de fluidez vai ser as limitações da pessoa que estiver usando esse monitor. Ou seja... a tendência é que o aproveitamento suba e desça dependendo da concentração despendida, e isso não é pouco... algo assim tem gasto energético e causa fadiga. Outro ponto interessante é que, esses relatos citados pelo @Shaman93 de que, a diferença perceptível vai sendo reduzida a medida que se aumenta os hz, faz mais sentido. E eu tive a mesma sensação... é perceptível mas não dá pra se manter por muito tempo. E não é só em hz que se tem a fluidez... tem outros fatores também... e é exatamente por conta disso que quando se tem a consistência de frames quando se joga, a sensação de conforto é superior sem oscilações. Alguns pontos que tem influencia. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0042698907002118 http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/1829-alm248.html Considerando isso... fica interessante ver como vai junto ao senso comum de que hz acima de 60 importam MAS, a consistência dos frames e outros fatores como o efeito estroboscópico também tem sua parcela na sensação de fluidez e como deixam tudo mais fluído. Enfim... tem muita coisa sobre, porém, estou sem tempo pra dar uma pesquisada mais a fundo. See ya!
  24. Monitor é praticamente o mesmo padrão pra tv. Polegada adequada é definida pela distância a qual você senta da tela, se estiver perto de 1 a 1.5m, 27 pol tá tranquilo.Se for pra trabalho, é útil telas grandes pra quem define várias áreas de trabalho. Só que é o seguinte... monitor de 240hz é quase sem utilidade. Falo com tranquilidade, tirando alguns jogos competitivos, como o csgo. O resto é quase que impossível manter a 240 frames por segundo sem ter um pc muito... mas muito parrudo... E monitor 4k a partir de 27 pol já dá pra ver muita diferença, e aí novamente tem limitação... empurrar jogo em 4k não é pouca coisa. Demanda placas de vídeo como as topo de linha de hoje e mesmo assim, qualquer jogo moderno é sofrido empurrar a 60fps. E novamente... pra tirar proveito, tem que voltar a títulos de alguns anos atrás. E aí fica aquele entrave entre fluidez dos monitores com mais hz ou muito mais nitidez com resolução. Infelizmente monitores 4k com 120hz ou mais, custam um absurdo e são raros de achar. Recomendo testar algum modelo primeiro em loja ou verificar se tem como visitar algum conhecido que tenha. Até monitor de 144hz fica limitado a certos títulos, infelizmente. Apesar de que fica muito bacana títulos mais antigos que funcionam com folga a 240 frames. Nessa faixa de 3 mil reais... até que dá pra arranjar uns produtinhos bacanas se der uma garimpada e ter certeza o que melhor vai te suprir.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...