Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AlexMarques

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Caros @alexandre.mbm, @Thiago Miotto e @.if, resolvi fazer um teste trocando o decoder por um PS4. Liguei o video game e refiz o ajuste do trimpot para acionar o rele somente quando o video game estivesse ligado. Para minha decepção os sintomas permanecem, o rele dispara aleatoriamente mesmo com o video game desligado e fica ligado por algum tempo, ou simplesmente enlouquece e entre em um loop de fechado e aberto por alguns segundos. Abaixo segue o que consegui de mais próximo do esquema da placa do sensor que estou utilizando:
  2. @Tito Fisher, @.if Então, quando montei todo o circuito e liguei a fonte de 5v para alimentar o sensor (antes mesmo de ligar o decoder) o sensor já acionou o rele, o que indicou que ele já vem de fabrica setado para ativar com a mínima corrente passando por ele. Comecei a regular o trimpot até que o rele desarmasse, e aí então liguei o decoder, o que ativou novamente o rele. Para evitar que quaquer carga pudesse ativar o rele continuei a regular o trimpot até que o rele desarmasse novamente, e só então voltei a regulagem milimetricamente do trimpot para acionar o rele novamente. Achei que fazendo isso o rele só acionaria quando realmente o decoder estivesse ligado. A teoria parecia boa, e na verdade funcionou por um tempo, mas de um dia para o outro, o rele começou a acionar sozinho sem ao menos eu ter ligado o decoder. Instintivamente comecei a regular novamente o trimpot para que não acionasse o rele assim esporadicamente, mas o rele aleatoriamente durante o dia continua a ser acionado do nada. Alterei tanto a regulagem do sensor que chegou ao ponto de ligar o decoder e o rele não acionar mais, o que aparenta que a regulagem ficou muito acima da carga ativa quando o decoder está ligado, o que me fez voltar novamente a regulagem mais baixa. Infelizmente depois de muitas tentativas não consegui chegar a uma regulagem aceitável, parece que do nada, por algum motivo passa uma carga alta pelo fio que é utilizado pelo sensor fazer a leitura e ativar o rele, sem mesmo o decoder estar ligado. A ultima coisa que fiz foi ligar o circuito em um estabilizador para ver se fazia alguma diferença, mas não surtiu o efeito desejado. @alexandre.mbm a placa é similar a placa do link postado pelo @Thiago Miotto
  3. Caros, Preciso de ajuda em fazer funcionar um circuito que identifique se existe corrente no cabo condutor de energia de um decodificador de tv a cabo quando ele é ativado por controle remoto. Assim que o circuito identificar a existência de corrente (o decodificador ligou) deve acionar um rele que irá ativar um segundo dispositivo de resfriamento (provavelmente alguns coolers). Montei o circuito abaixo, e inicialmente funcionou perfeitamente, porém ao decorrer dos dias observei que o rele do sensor começou a ativar o cooler sem mesmo eu ter ligado o decodificador. As vezes o rele enlouquece e fica uns 5 segundos abrindo e fechando rapidamente, sem mesmo o decodificador estar ligado. O que poderia estar causando esses sintomas?
  4. Pessoal, preciso de mais uma ajuda de vocês. O circuito final ficou como está na figura abaixo. Está funcionando bem, mas preciso adicionar mais uma funcionalidade nele, preciso que o circuito depois de disparado funcione uns 2 segundos após interromper o disparo. Existe alguma maneira de realizar tal funcionalidade adicionando um capacitor?
  5. @Isadora Ferraz, captei sua mensagem sábia guru!!! Gostei da técnica "Não dê o peixe, dê a vara e ensine a pescar"!!! Mesmo com meus parcos conhecimentos em eletrônica coloquei a massa cefálica para trabalhar e acho que entendi. Substitui o R1 de 30K para 100K e o problema foi sanado, diminuiu um pouco a sensibilidade do mic, mas resolveu o problema da obstrução causar o disparo direto. Muito obrigado
  6. @Mestre88 na prática o SCR só dispara quando tem som no mic, apenas fica disparado direto se houver a obstrução das bolinhas provocando a resistência no motor. Qual seria a forma correta de ligar o mic? @Isadora Ferraz testei resistores entre 1R a 100K entre B e E. Todos fizeram com que qualquer som que entrasse pelo mic não disparasse o SCR. Uma informação que não passei antes é que durante o teste, se existe a obstrução no motor o circuito dispara direto, mas basta tirar a obstrução o circuito volta a funcionar apenas se tiver som no mic, sem necessidade de desligamento da energia..
  7. Estou fazendo um circuito para ativar por som um carregador de uma arma de airsoft. Não sou profundo conhecedor de eletrônica e o que consegui até agora foi cavando em vários sites de eletrônica. Infelizmente me deparei com um problema no meu circuito. Aparentemente tudo estava funcionando bem, até que durante um teste o motor que coleta as "bolinhas" do carregador sofreu uma resistência, e o circuito continuou a manter o motor ligado. Na teoria o motor só deveria girar se no microfone entrasse algum som, mas bastou eu obstruir com o dedo a saída das bolinas e o motor sofrer a resistência em enviá-las, o circuito manteve o motor ligado direto. O microfone esta em uma distância suficiente para não captar o som do motor do carregador, pois se não tiver a obstrução da saída das bolinhas, o circuito só funciona se captar um som próximo ao microfone. A resistência que ocorre é normal, pois as engrenagens que o motor gira para impulsionar as bolinhas tem um sistema de molas que mantem elas sobre pressão para serem disparadas. Agora preciso de ajuda para identificar em qual parte do circuito que o problema está acontecendo. Segue o diagrama do que tenho até o momento:
  8. Pessoal, eu tenho o mesmo problema que o colega @jonasz , a diferença que preciso usar um esquema que ligue o motor através de captação de som (utilizando um microfone de eletreto). Outra diferença é que não tenho acesso ao motor e bateria de 9v, estão dentros de um recipiente fechado, tenho apenas acesso ao botão on/off do sistema. Resumindo, preciso fazer um circuito que simule o botão on/off mas que dispare através da captação de som. Tentei utilizar os esquemas que o colega @Mestre88 indicou, mas nenhum funcionou com a utilização do microfone de eletreto no lugar do fotodiodo. Sabem me dizer o que pode estar acontecendo de errado?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...