Até certo ponto é normal...
Tenho uma RX 480 e pela configuração de fábrica da Sapphire, as ventoinhas só ligam quando a placa chega a 55ºC.
Você pode controlar a rotação das ventoinhas de acordo com a temperatura utilizando o MSI Afterburner (existem vários vídeos ensinando a configurá-lo no youtube, é muito simples) e, no caso da minha placa, existe o Sapphire Trixx, que também serve para este propósito.
Esta é a configuração de fábrica da minha placa, onde ela ativa os coolers com 55º e trabalha até 77º. Embora seja uma temperatura considerada alta, é uma temperatura que busca evitar ao máximo o uso do cooler e depois evita a carga de ruído excessivo, limitando a temperatura abaixo dos 80º. Com isso, a ventoinha trabalha abaixo dos 40% e praticamente não faz ruído algum. Desta maneira, creio eu, tanto as ventoinhas, quanto a placa em si tem uma vida útil mais longa.
Por fim, fiz um teste setando os coolers em 100% e rodando o stress do Aida64. A temperatura acabou subindo e estabilizando na casa dos 61, 62º. Porém, o ruído ficou muito alto. No caso de alguém que jogue utilizando fones de ouvido, creio que não atrapalhe em nada. Porém, sem os fones, eu diria que fica "inutilizável" o computador com os coolers da placa em 100%.
A título de curiosidade, utilizando um decibelímetro de celular (confiabilidade de 100% hahahha) testei o ruído com a configuração de rotação original e com as ventoinhas em 100%. Original o ruído ficou em 28 dB e com 100% ficou em 42 dB. Pode parecer pouco, mas para quem tem conhecimento na escala de ruído, sabe que decibéis é uma escala logarítmica. Logo, a cada 5dB, o nível de ruído dobra. Desta forma, o ruído da ventoinha aumentou em torno de 6x para reduzir 15º... Será que valeu a pena?