Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lucaesan

Membros Juniores
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%
  1. Olá galera gostaria de ajuda pois após a troca do processador do meu PC a placa-mãe resolveu que só iria funcionar em single channel mesmo com duas placas de memoria RAM. Vamos à história. Meu pc possua a seguinte configuração: MOBO: ASUS M5A78LM-LX/BR https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LXBR/ RAM : 2X 2GB 1033Mhz (MAS O PC ESTÁ TRABALHANDO EM SINGLE E UTILIZANDO SÓ UMA) CPU :Athlon II x2 245 VGA : R7 260X GYGABYTE OC EDITION 2GB VRAM GDDR5 ai eu resolvi trocar o CPU por FX 6300 e bom... aconteceu o que o título sugere. se eu coloco meu athon II x2 o PC trabalha em dual channel com meus 4 GB de RAM, porém quando coloco o FX 6300 BLACK EDITION http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-6-Core-Black-Edition/FX-6300/136. A placa-mãe simplesmente resolve trabalhar em single me deixando apenas com 2GB de RAM,. O whindows reconhece os 4GB porém diz que somente 2GB estão disponíveis para o uso, as duas memórias são identicas, minha BIOS está atualizada, já fiz clear CMOS, já formateio o PC, limpei a placa e tudo mais, gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz do que fazer.
  2. Atualizei sim @Boris_The_Blade, e agora notei algo mais estranho. Coloquei meu antigo athlon 2x 2 e advinha??? a MOBO reconheceu normalmente os 4 GB de RAM. Porém ao voltar paro fx 6300 só reconheceu 2GB. Será que só vou resolver trocando a MOBO???
  3. Então. fiz uma configuração que vi em um tópico de um forum chamado Comunidade Hardware e o uso da minha memoria agora marca 2GB ao invés dos 1,98 porém minha bios continua reconhecendo só 2GB e meu windows reconhecendo 4GB e só utilizando 2GB :(. Vou colocar os passos que fiz aqui em baixo o engraçado é que boa parte das mudanças foram no uso do processador. "Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa-mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS. Até com a BIOS mais recente, essa placa-mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto. As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS. Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800. Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequência base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz). E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v." Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa-mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim. Ainda busco uma solução pois no momento trocar a MOBO não é uma opção viável.
  4. Infelizmente eu já havia tentado fazer isso, mas não deu em nada :C
  5. E aê pessoal, infelizmente minha primeira postagem aqui já vai ser para pedir ajuda. Bom, adquiri recentemente um FX 6300 black edition, fiz a substituição do meu saudoso e guerreiro Athlon II x2 porém após resetar a BIOS acabei percebendo ao checar o sistema para ver se estava tudo ok que o meu computador só estava utilizando 1,98GB dos 4GB (2 pentes de 2GB cada) disponíveis, para ser sincero creio que este problema já vinha de antes e eu não havia percebido. O problema é que quando fui checar minha memória vi que meu computador estava trabalhando em Single channel ao invés de Dual. para resumo da obra fui olhar na bios e vi que realmente ela só estava reconhecendo 2GB de RAM, porém o Windows reconhece os 4 GB e só utiliza 1,98 GB, gostaria de saber se alguém faz ideia do que pode estar havendo e como resolver. Abaixo deixarei a configuração do meu pc, alguns prints e alguns procedimentos que tentei mas não obtive exito. Desde já agradeço. MOBO: ASUS M5A78LM-LX/BR https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LXBR/ RAM : 2X 2GB 1033Mhz (MAS O PC ESTÁ TRABALHANDO EM SINGLE E UTILIZANDO SÓ UMA) GPU : FX 6300 BLACK EDITION http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-6-Core-Black-Edition/FX-6300/136 VGA : R7 260X GYGABYTE OC EDITION 2GB VRAM GDDR5 PROCEDIMENTOS: TENTEI: MEXER NO MSCONFIG; LIMPAR BIOS; ATUALIZEI BIOS; TESTEI OS PENTES DE MEMÓRIA E SLOTS(NO CASO DA MINHA MOBO O PRIMEIRO SLOT = A1 E SEGUNDO = B1, O SEGUNDO SÓ FUNCIONA EM DUAL CHANNEL NÃO TEM COMO TESTA-LO INDIVIDUALMENTE); USEI O MEMTEST E O MESMO NÃO APONTOU ERRO ALGUM; LIMPEI TODA A MOBO E COMPONENTES USANDO PINCEL APROPRIADO.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×