Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VinBez123

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Obrigado pela resposta! Me ajudou bastante! Fiz o cálculo para o filtro e descobri que o valor necessário séria 35 mF porém o valor mais próximo seria 33mF ( 3300nF), está certo?
  2. VinBez123

    Fonte ajustável;

    Desculpem postar sem ajudar no caso! Porém fiquei interessado em saber qual a função dos dois transistores no circuito. Agradeço desde já!
  3. Olá amigos do fórum! Tenho estudado recentemente fontes chaveadas pois pretendo, no futuro próximo, montar uma fonte como forma de aprendizado. Porém tive uma dúvida, na filtragem realizada na entrada da fonte estarei utilizando um circuito filtro pi. Porém gostaria de saber se há algum calculo envolvendo os valores dos capacitores e do indutor. Caso não houver, qual seria o melhor valor para utilizar nos componentes? Agradeço desde já!
  4. Olá pessoal! Gostaria de saber se seria possível montar um computador com 2x Z80, como se fosse um dual core ou algo semelhante.
  5. VinBez123

    Ci 7805

    Obrigado! Resolveu meu problema
  6. VinBez123

    Ci 7805

    Olá amigos! Venho novamente a este fórum para esclarecer minhas dúvidas. Estou planejando montar uma fonte regulável, porém decidi colocar também uma saída de 5V para circuitos lógicos. E encontrei a seguinte dúvida: No datasheet diz o seguinte: Para o seguinte circuito: (Veja a imagem que mandei) Até ai tudo bem, porém tenho duvida sobre o resistor, que está no cálculo. E também sobre essa parte do datasheet Como consigo o valor do resistor, e o que esta parte do datasheet quer dizer?
  7. @aphawk Obrigado pela explicação! Realmente, faz mais sentido comprar componentes que façam o transistor funcionar do que comprar transistores ideais para o circuito. Obrigado novamente á todos que me ajudaram a esclarecer minhas dúvidas
  8. Você não tem ideia de como me ajudou Apenas para fixar de vez: Na gráfico da figura três, onde exatamente está a linha que indica os 0,06mA? A seta laranja, ou a azul? Se me responder esta dúvida, aprenderei também a ler os gráficos da forma certa!
  9. Seria o ganho de corrente, de acordo com o datasheet
  10. Bom dia! Tenho algumas duvidas a respeito do cálculo que deve ser realizado para conseguir achar o valor do resistor da base do transistor. Se eu por exemplo fizer um circuito de 9 volts, com um transistor BC548b com hFe de 180 para acender um led alto brilho de 20ma e 3,4v, o cálculo do resistor séria algo assim: Ib = ic/hFe Ib = 20/180 = 0,1a r = v/i r = 9 - 0,7 / 0,1a r = 83 , arredondando para valor comercial R = 82 Ohms Este cálculo está certo? Caso contrario, qual foi meu erro? Gostaria de agradecer, pois quero aprender a utilizar transistores.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...