Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alexandre Rezende

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Deu certo! Alterei algumas coisas e consegui. Ficou assim: procedure TForm1.btnTransfClick(Sender: TObject); Const //Tab character Delim = CHR(5); var j,x,c : integer; TBL : TDataSet; S: String; begin TBL := DBGrid1.DataSource.DataSet; //Variavel para receber a tabela, apenas para facilitar. c:= StrToInt(edConcurso.text); //Variavel q incrementa em cada loop passando para próxima linha. for x:= 1 to 10 do //Percorre 10 linhas. begin // verificando se existe um field chamado "concurso" if TBL.Locate('concurso', edConcurso.Text ,[]) then //Vai para o registro com codigo = a "edConcurso" showMessage('Concurso '+edConcurso.text+' encontrado') else ShowMessage('Concurso '+edConcurso.text+' não encontrado'); //Percorre os fields e traz os valores for j := 0 to TBL.Fields.Count -1 do S:= S + TBL.Fields [j].AsString + Delim; Memo1.Lines.Add(S); c:=c+1; edConcurso.Text:= IntToStr(c); S:=''; end; end; end. Agora que consigo listar essas informações, é só colocar elas num Array, como eu queria! Obrigado Fazzioni.
  2. Sempre o mesmo erro... Error: Identifier not found "qryResultadoslfConcurso" Ele não acha a query.
  3. @Fazzioni Não deu não.. Não consigo nem pegar uma informação do banco e colocar numa variável? digamos sem percorrer, mas diretamente, assim: a1:= "informação da linha 1 coluna a"; b1:= "informação da linha 1 coluna b"; c1:= "informação da linha 1 coluna c"; ... tem como?
  4. @Fazzioni A versão é ZeosDBO 7.1.4 stable A classe do componente é TZQuery Na unit, onde declara os Types ele lista até as colunas da planilha assim type { TTabGlobal } TTabGlobal = class(TDataModule) // coloquei a conexão, query e datasounce num data module. dtsResultadoslf: TDataSource; conexao: TZConnection; qryResultadoslf: TZQuery; qryResultadoslfConcurso: TLongintField; // a partir daqui são as colunas que vai até 25. qryResultadoslfdz1: TLongintField; qryResultadoslfdz2: TLongintField; qryResultadoslfdz3: TLongintField; A ideia é fazer o sistema percorrer essas 25 colunas e copiar seu conteúdo num Array.
  5. @Fazzioni Teve 7 erros... Esses 2 em relação ao TDataSet. Error: Identifier not found "TDataSet" Error: Error in type definition No caso do Zeos é "ZDataset", eu mudei e deu os mesmos erros. os outros erros é em relação as propriedades da variável TBL. Error: Illegal qualifier ele se refere as palavras Fields e Locate (TBL.Fields e TBL.Locate) toda vez que elas aparecem.
  6. Está conectado sim Os registros aparecem no dbgrid sim Tentei o código que você fez e deu muitos erros, nem vou listá-los. =( Tem outras idéias? Assunto difícil de pesquisar esse... Tenho uma tabela num banco de dados. Como passo (copio) ela para uma matriz no pascal? Fica a dúvida.
  7. Olá Fazzioni, Estou utilizando o Zeos. O que seria o simples? Eu não sei muito de linguagem de banco de dados, só o básico (criar, apagar, modificar). Entendo mais de pascal, por isso queria pegar as informações contidas nos campos do banco e colocar numa matriz em pascal, assim fica mais fácil manipular e quantificar as coisas. Por exemplo, tenho um banco de dados com 100 linhas e cada linha tem 4 colunas ( A, B, C e D) e existem valores nesses campos. Eu quero que o sistema vá até a linha que eu determinar, por exemplo a linha 10, e pegue cada valor de cada campo de cada coluna e monte uma matriz no pascal (Lazarus ou Delphi) com esses valores. Claro que tudo isso automatizado, com um click só, como se fosse um loop. Também gostaria de determinar a linha onde ele vai parar, por exemplo a linha 15. Assim o sistema percorre 5 linhas do banco de dados, apenas copiando as informações do banco e colando em uma matriz 5x4 no pascal. Então resumindo fica assim, eu determino as linhas inicial e final e o sistema percorre essas linhas em cada campo, montando uma matriz em pascal idêntica ao banco. Obrigado!
  8. Olá, Estou fazendo uma aplicação e to com uma dúvida, tenho um banco de dados (MySQL) e nele uma planilha dentro do banco e queria, através do Lazarus (Delphi), percorrer essa planilha campo por campo e contabilizar quantas vezes seu conteúdo aparece, exemplo: A B C D 100 1 1 2 3 101 1 2 2 3 Quero percorrer a linha 100 e contar quantas vezes cada número aparece. Aqui o 1 aparece 2 vezes, o 2 aparece 1 vez e o 3 aparece 1 vez tb. depois quero que aconteça o mesmo na linha 101, e no fim terei o resultado: 1: aparece 3 vezes 2: aparece 3 vezes 3: aparece 2 vezes É como percorrer uma matriz no pascal, isso eu sei, só não sei fazer isso no banco de dados (MySQL). Se alguém puder me ajudar a pegar essas informações e colocar numa matriz (array, dentro do Lazarus), aí fica fácil a parte da contagem através dos loops. Uma forma resumida de encarar o problema é: como transformo uma planilha de um banco de dados em uma matriz no pascal? Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...