Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vitor Carazzatto

Membro Pleno
  • Posts

    63
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Vitor Carazzatto postou

  1. @Alf3do Leva em uma assistência, não desiste do hardware assim não, sem realizar testes não podemos diagnosticar nada. Eu não sei qual o seu setup, mas com os preços de hardware em alta eu recomendo fortemente que leve para uma assistência de confiança pra testar, lá eles vão ter peças para avaliar individualmente os componentes e diagnosticar se de fato o componente foi danificado. As vezes pode ser um problema minúsculo mas que esta passando despercebido. Boa sorte na jornada, abraços!
  2. @GustavoHenrique0210 Acabei esquecendo de mencionar, CS é um jogo com a engine antiga, então consome bem mais processador do que placa de vídeo, mesmo que exista algum problema na sua placa de vídeo, não deveria impactar tanto assim. @GustavoHenrique0210 Para o processador sim, já para stress da placa de vídeo não tenho certeza se daria certo. Para ficar mais fácil, abre um game pesado que você tenha instalado, que leve a 100% ou próximo a CPU e GPU, ai minimiza e tira o print enquanto ele esta aberto.
  3. @GustavoHenrique0210 Boa tarde. Chegou a verificar em qual frequência esta operando sua placa de vídeo e os núcleos do processador? Estou acompanhando um tópico no qual o rapaz esta com a velocidade dos núcleos operando abaixo do padrão. Se possível, me passa um print da janela do seu MSI Afterburner que mostre os clocks da GPU e das memorias dela, mas mande o print enquanto roda um teste de stress, se não os valores que vão aparecer serão os de idle, que não reflete de fato a situação de game. Para podermos visualizar o processador, utilize o HW Monitor, manda um print da parte que mostra o detalhamento dele (também rodando um teste de stress). Quando eu estiver em casa vou verificar as configurações do seu game.
  4. @Bruno Sforsin Fala amigo! Acompanhe pelo Ryzen Master, ele é confiável. No primeiro software que você mostrou o print esta exibindo a temperatura de 107C°, segundo a ficha do próprio fabricante a temperatura limite do processador é 95C° Ou seja, se o processador atinge esta temperatura ele entra em Thermalthrottling, que é uma instrução que faz com que o processador diminua a tensão e frequência (Clock) para que não aqueça além desse limite e prejudique o componente. Conforme o @LuisFGH informou, se estiver dentro destes parâmetros que ele passou, então esta tudo ok com a temperatura!
  5. @JeanREX Eu diria que tem muitos fatores que influenciam no quesito FPS, existem até mesmo jogos que possuem otimizações para tecnologias intel, e cada um dos processadores tem seus pontos fortes. Se você observar os comparativos abaixo em um deles o intel se sobressai e em outros o ryzen. Comparativo 1 Comparativo 2 Comparativo 3 Infelizmente não tenho uma resposta exata para te dar, mas se olhar estes conteúdo você terá as bases da minha opinião.
  6. @Rafa C San Geralmente a temperatura vem decorrente do aumento de tensão, se você não aumentou isso não deveria esquentar tanto. Outro detalhe, eu não tenho muita propriedade para falar de OC em GPU integrada, mas não acredito que será viável para você fazer isso, se você já esta com problemas de temperatura não vejo sentido em estressar ainda mais seu hardware, não acho que seja possível conseguir um desempenho relevante o suficiente para justificar essas temperaturas. O que você pode fazer é tentar refinar o que você tem ai para melhorar a situação. Se o processador entra em throttling não vale a pena utilizar assim, pois o thermalthrottling nada mais é que o processador reduzindo os clocks/tensão para não se prejudicar por conta da temperatura, assim você prejudica a vida útil do componente e fica na mesma... Minha sugestão para você seria fazer undervolting para tentar deixar uma temperatura que não gere throttling, apenas isso já deve ajudar com desempenho, e claro, se você puder investir em uma solução térmica mais robusta, melhor ainda! Essa é base para iniciar o OC, uma boa refrigeração.
  7. @GustavoHenrique0210 Vamos fazer uma análise para tentar identificar qual o problema, instale o MSI Afterburner e monitore % de uso de processador, placa de vídeo e memoria ram. Também verifique a temperatura média dos componentes durante os games, isso é muito importante. Por mais que esteja normal nos demais games, é bom verificar todas estas informações, faças esses testes por favor e relate os resultados para começarmos. Se quiser, pode até passar um print das configurações de vídeo no CS, assim vejo se consigo te ajudar.
  8. @charlonkurz Da uma olhada pra ver se não tem nada rodando em segundo plano que esteja consumindo processamento.
  9. @gustavost2 Concordo com o @Rusuel, nesse ponto seria uma ótima ideia migrar de plataforma, sua GPU tem bastante potencial para ser aproveitado ainda. Os novos ryzen formariam um conjunto excelente, mas se tiver apego pela intel seria bacana investir em uma placa-mãe melhor e pegar um dos processadores sugeridos acima.
  10. @Checyr Pior que é bem comum esse tipo de problema com o disco se você utiliza o Windows 10, como o citou@Hunterzx, o Windows roda uns 500 processos em segundo plano que ficam consumindo o disco. Com todo respeito ao colega que recomendou o vídeo @Peqnote , mas esse é um problema do Windows mesmo, não acho que esses ajustes vão impactar de forma significativa no desempenho. Infelizmente esse é um problema que permanece sem solução por parte da Microsoft, ainda não foi disponibilizada nenhuma KB que solucionasse de forma efetiva o problema. Até o momento o melhor remédio para esse problema tem sido um bom SSD.
  11. @Rafael GF Fala Rafael! Isso pode ocorrer por diversos fatores, mas para te ajudarmos precisamos saber qual o seu setup e se possível mais detalhes do ocorrido. Você sabe o porque desligava? Quando começou isso? Tinha problemas com temperatura? Alterou algo na BIOS?
  12. @gustavost2 Depende da sua placa-mãe, qual o modelo?
  13. @gustavost2Bom dia, conforme o @1Douglas respondeu, é bem possível que seja um gargalo, o processador e placa de vídeo devem trabalhar em conjunto, se ele não consegue acompanhar o desempenho da placa de vídeo é justamente isso que acontece, ele fica sobrecarregado (100% de uso) ao tentar acompanhar a placa de vídeo. Um exemplo bem tosco mas que pode ajudar no entendimento. Imagine um pedreiro fraco (Processador) e seu ajudante forte (placa de vídeo), eles estão subindo tijolos do térreo para o 1º andar, o ajudante por ser forte consegue arremessar até 4 tijolos para cima, mas o pedreiro por conta da sua limitação só consegue pegar 2 por vez com esforço, logo seu ajudante sendo sensato vai arremessar apenas 2 tijolos por vez (50% de uso da placa) e (100% do processador) que seria o pedreiro pegando esses tijolos. Não sei qual resolução você esta utilizando, mas note que em resoluções mais baixas as % devem ser mais equilibradas, pois a demanda é menor.
  14. @eae_space Me passa um print da tela inicial do CPU-Z enquanto esta rodando o teste de stress, por favor. Verifica no Windows se no plano de energia esta selecionado a opção "Equilibrado" conforme abaixo, se não estiver, selecione e repita o teste para ver se tem resultado. Confirma na BIOS como esta sendo exibido o clock do processador, caso tenha dificuldade em localizar este campo, anexe fotos e eu vejo como posso ajudar.
  15. @Patrick Santiago Na duvida vamos preservar nosso hardware, nesses tempos de crise não esta fácil fazer upgrade hahaha. Boa sorte amigo!
  16. @Alf3do Não é bem assim que funciona cara, quando você manda tensão demais para o processador se não certo, é provável que irá danificar o componente, temperatura é um indicador a ser acompanhado pra não prejudicar a vida util. Mas os processadores tem temperatura limite estabelecida pelo fabricante, se ele ultrapassa essa temperatura vai acontecer um thermalthrottling, onde ele desce a frequência do processador para que não aqueça além do limite.
  17. @rafaelh9sixx Para este jogo acredito que é uma temperatura aceitável, a partir deste ponto tenha cautela. Não sei se é do seu conhecimento, mas no geral, o package é a temperatura do CPU "como um todo", pode acompanhar ela. Aparentemente tudo ok!
  18. @1Douglas Qualquer aumento de tensão vai interferir no tempo de vida do componente, especialmente por conta da temperatura, esse tempo pode ser significativo ou não, tudo depende das proporções. As vezes você acaba trocando de processador antes mesmo do termino da vida útil dele por exemplo. Acredito que ele ser um componente com tempo de uso não é o ponto, vai da sua visão, alguns preferem fazer quando o componente é mais antigo por necessitar de mais desempenho, ou por ter a expectativa de trocar em breve. Meu primeiro contato com OC foi com um R5 1600 que eu tinha há cerca de 3 anos, esse mesmo processador que eu utilizei em 3.9 Ghz esta nas mãos de um amigo meu que comprou e ainda esta funcionando perfeitamente, mas isso é relativo. A margem de segurança que geralmente vejo a galera comentando é não ultrapassar 1.4v e monitorar a temperatura sempre, ela é quem dita as regras do jogo, não compensa operar com o clock alto se estiver fritando o CPU, a ideia é balancear tudo pra chegar em um resultado que entregue ganho na performance que seja relevante, mas sem prejudicar de forma significativa a vida util.
  19. @1Douglas Queria te pedir mais um detalhe a respeito do seu setup, qual seu gabinete? Tem fans instaladas? Segundo as informações que você apresentou, não vejo nada que impeça ou inviabilize o OC. Eu mesmo já fiz OC nessa placa com um R5 1600. Referente a sua duvida de fazer via software ou BIOS, a principal diferença é que o OC só vai ser aplicado enquanto o software que foi utilizado estiver aberto, mas é possível colocar a aplicação em questão para inicializar junto ao Windows, mas eu particularmente prefiro sempre fazer pela BIOS. O OC basicamente consistem incrementos de tensão, frequência e muitos testes para garantir uma boa estabilidade e não prejudicar a vida útil do processador demasiadamente, independente de ser na BIOS e ou através de software Mas um ponto fundamental antes de iniciar isso, qual seu objetivo com o OC?
  20. @eae_space Pelo que parece o problema não é só com a frequência, pode ver que a % esta baixa demais, em um teste de stress ela deveria estar em 100%, o que me parece é que ele esta com o multithreading desativado. Vamos confirmar isso, baixe o programa HW Monitor e monitore por lá em vez do gerenciador de de tarefas, mande um print com ele aberto durante o teste de stress e veremos como prosseguir.
  21. @rafaelh9sixx Os núcleos do processador nem sempre operam em frequências iguais, dependendo da demanda por processamento alguns núcleos até "dormem" pra economia de energia. Conforme o colega acima comentou, se não estiver com temperaturas altas em jogos ou aplicações com alta demanda, pode considerar por normal.
  22. @Patrick Santiago Eu acho que seria bacana manter ela mais baixa mesmo, porque o que vem de fabrica (no meu ponto de vista) é quase a tensão que apliquei para fazer OC em outro processador Ryzen 1° geração que estava a 3.9 Ghz. Claro que o R5 3600 entrega muito mais desempenho, logo ele necessita de mais, mas como o @Acvale7disse, isso pode até estender a vida útil do processador por ele operar em temperaturas mais baixas. Pode manter a tensão baixa só deixa uma folga para ele trabalhar, a partir do ponto que ele ficou estável solta mais tipo 0.02V.
  23. @Patrick Santiago Como comentou que pretende buscar um solução de refrigeração para esse CPU acho que seria bacana eu comentar minha experiência para que você não passe pelo mesmo que eu. Desde o principio eu não utilizei o cooler box, eu tinha um Nox Hummer H-224ARGB, embora fosse um cooler tipo torre não existe muito conteúdo as respeito da performance dele e nada que evidencie qualidade em sua construção. Os resultados do meu R5 3600 com ele foram quase que os mesmo que os seu cooler box. Comprei pouco tempo depois um Husky Hurricane que embora se enquadre nos mesmo parâmetros que citei no paragrafo anterior, esse tem uma boa construção com 6 heat-pipes de cada lado, base niquelada e uma fan com pressão e CFM bom. Agora falando de testes, os resultados foram quase que similares... Ele opera de -3C° a -5C° mais frio em idle, mas no fim tudo leva ao mesmo caminho, ainda sim ele atinge os 90°, única diferença é que ele demora mais para chegar nessa temperatura. Minha recomendação para você é de qualquer forma deixar a tensão mais baixa que a de fabrica, mas com uma folga para ele trabalhar legal, não vou recomendar números pois cada chip e setup vai desempenhar diferente. Quanto as soluções térmicas, da uma olhada nesse vídeo, aqui é feito o teste utilizando o gammaxx 400 V2. Fora ele, se você estiver buscando uma solução com air cooler, ele vai ser o melhor na faixa de preço, fora ele acredito que seria necessário um investimento consideravelmente maior para manter a ar. (Embora bons air coolers sejam tão eficazes quanto water coolers) Espero ter ajudado em algo. Abraços!
  24. @eae_space Tente realizar um teste de stress conforme o @Fuzion200 sugeriu, alguns programas possíveis para tal: AIDA64, Prime 95, CPU-Z. Acompanhe não só as temperaturas mas também % de uso e a frequência de operação durante o stress, depois nos informe os resultados. Imagino que esteja ciente que o que processador opera com clocks mais baixos quanto não há muita demanda por processamento já que notou que ele esta operando em 0.78GHz. Para levantarmos as suspeitas e te ajudar melhor, anexe um print onde mostre a % de uso do processador e ele operando a 0.78GHz conforme você relatou. Outro ponto, você atualizou a BIOS ou alterou qualquer configuração nela recentemente?
  25. Amigos, Eu trabalho em uma empresa logistica no setor de TI, venho pedir uma recomendação de vocês de algum modelo de leitor de código de barras que possa operar sem fio, parece algo simples mas como não conheço bem as especificações desse tipo de equipamento, não sei determinar se é bom ou ruim. Observações: Hoje utilizamos leitos com cabo (são diversos modelos, acredito que não seria produtivo informar todos aqui), pois fui informado que anteriormente na tentativa de utilizar leitores sem fio eles acabavam tendo interferência, quando um operador fazia a leitura de um código o mesmo era lido em outra estação próxima que tivesse o mesmo modelo de leitor (Não sei a procedência dessa informação). No passado, em contato com um gestor de outra empresa ele me recomentou procurar leitores que possuam 4 vetores, entretanto não consigo encontrar esse tipo de especificação. A respeito de orçamento, não tenho nenhum especifico, independente do valor a ideia é criar um orçamento em cima da recomendação, com isso verificarei se aprovam. Os leitores serão utilizados para leitura de códigos de barras de produtos alimentícios no geral, além de nossa etiqueta interna. Agradeço desde já toda ajuda e recomendação.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...