Olá pessoal,
Sou leigo no assunto e tenho muito o que aprender, gostaria muito da ajuda de vocês.
Fiz um pequeno circuito utilizando um arduino pro mini de 5v, um leitor rfid-RC522 de 3.3v e um micro servo de 5v, tudo alimentado por uma bateria de 9v.
Liguei a bateria direto no arduino, o servo na saída 5v do arduino e para alimentar o leitor, utilizei uma placa DC-DC step-down ajustável que comprei no ML.
O circuito funciona ok, agora eu gostaria de otimizá-lo com o objetivo de economizar mais energia, no caso, utilizaria o ATMEGA328p rodando no clock interno a 8MHz no lugar do arduino mini e dois reguladores de tensão, um para 5v e outro para 3.3v (mais os componentes necessários, resistores e capacitores).
- Este circuito que estou idealizando seria mais econômico mesmo? Existe mais algum recurso que possa utilizar para economizar mais energia?
- Qual regulador de tensão utilizaria? Nas minhas pesquisas, achei referencia ao LM78XX, LM1117 e LM317, qual dos 3 é melhor para o meu caso, ou existe alguma outra alternativa?
Agradeço muito a ajuda dos senhores.