Eu discordo de alguns argumentos utilizados... e o apelo a psicologia nem era necessário, porque a coisa, aqui, é mais simples. A questão é mais financeira, ganhando salários bem ruins e com uma vida cheia de privações, o brasileiro quer ter algo para mostrar, para exibir para os amigos, por isso tu vê neguinho dividindo aquele iphone de última geração em 24x ou até, acredite, em 36x!!!! Neste mundo de cão, a felicidade do brasileiro é construída à base de pequenas coisas como essas... no brasil, na maioria das vezes, o gasto com equipamento tecnológicos é bem alto e ele precisa ser justificado... por isso, o fervor ao defender esta ou aquela marca, pois é defender a nossa escolha e é, também, defender até onde nosso poder aquisitivo alcança. As crianças que não vivem mais a realidade brasileira e estão do outro lado do mundo, parecem ter se esquecido de como é a vida aqui. Nos EUA, na Austrália, na Alemanha, esse fervor pelas marcas é muito menor, porque o cidadão desses países conseguem trocar ou comprar máquinas e/ou equipamentos tecnológicos de 6 em 6 meses e, pra alguns de lá, esse tempo pode ser ainda menor. E nós? Trocamos de computador, por exemplo, de quanto em quanto tempo? 3, 5 ou 10 anos?
No Brasil, enquanto subempregos, salários ruins e uma vida precária, sempre haverá aqueles para defender, com todo fervor, essas pequenas alegrias.