Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diegolera

Membro Pleno
  • Posts

    107
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Diegolera postou

  1. Eu acabei falando errado, são 3 frontais, eu acabei colocando mais abaixo devido ao ar frio circular melhor e passar pela gpu também, se não ele iria sair direto na CPU e ser jogado pra fora do exaustor, quase não tendo circulação pros demais componentes. Entendi... bom, eu acabei colocando os dois na parte frontal por alguns motivos: 1-as entradas dos fans que eu tenho são lisas, em forma de tubo, não deixando eu colocar qualquer parafuso, exigindo ser um parafuso longo e com rosca só na ponta. Com isso, eu tive que fazer uma gambiarra de prender com fita hellerman, que surpreendentemente ficou bem fixo e não está trepidando. 2-Não tinha muito espaço pra ajustar ele em cima. Como eu tenho um gamemaxx como air cooler pro Ryzen, ele é muito monstro e pega um espaço danado, futuramente eu penso sim em comprar um pra por em cima (aliás, o mais breve possível enquanto ainda é frio) mas precisa ser um low profile pra não ficar muito fechado em cima.
  2. @Alex Camus Pelo que entendi, acho que o essencial é ter 1 exaustor atrás, independente de estar aberto a tampa lateral ou não, porém, quando esta fechado é quase que obrigatório um na frente pra ter um airflow. Creio que faz sentido ter mais entrada de ar frio do que saída de ar quente. Viso colocar o mais baixo possível no gabinete ou colocar na posição que pega mais a GPU/HD?
  3. Bom, já que nesse caso já foi verificado as temps, vejo que a tentativa mais fácil, antes de trocar placa-mãe ou algo do gênero seria testar uma nova fonte. Referente a questão do dinheiro eu entendo, diante disso, será que você não teria um computador desmontado ou algum amigo possa te emprestar uma fonte para realizar esse teste? porque com o resultado do teste você vai ser muito mais assertivo: Se funcionar normal, era a fonte, caso esteja dando problema, possivelmente o problema é um pouco mais complicado, ai teria que ver a placa-mãe e os outros componentes.
  4. Fala amigo, beleza? Olha, vendo por cima o que você disse, eu vejo dois possíveis problemas. Não tem muito como confirmar a não ser você mesmo, mas um é bem fácil de validar. 1-Eu imagino que possa ser temperatura. Visto que você utiliza por 30 mins - 1 hora e ele desliga, as vezes ele está ativando os mecanismos de segurança do chip para evitar que danifique o processador. Isso acontece mais rápido quando ele está em stress? Jogando ou fazendo algo pesado? Se for, provável que seja isso... mas faça um teste, baixa o HWinfo64 e monitore as temperaturas do seu Intel. As vezes pode até ser pasta térmica também. 2-Pelo watts da sua fonte, creio que seja aquelas famosas "fonte-bomba". É complicado analisar ela com eficiência se você não tiver outra pra testar ou não conhecer muito de eletrônica (que nem eu), mas talvez, se a primeira solução não funcionar, tente outra fonte, assim você consegue isolar o problema e melhor direcionar pra solução. Tenta depois e fala aqui. Abraço,
  5. Oi galera, estou com algumas dúvidas. Tem um tempo que adquiri o gabinete PICHAU DRAGOON PGD-01 BLACK e ele permite por 2 fans em cima, 2 na frente e 1 atrás (padrão). Apenas para entenderem, eu tenho 2 fans adicionais + 1 na traseira do gabinete que vem por padrão. Sim, eu sei como o fluxo de ar percorre o PC e onde colocam os intakes e os outtakes. Mas minha dúvida é: 1 - Dou preferência para 2 fans como intake na frente ou 1 intake na frente e 1 outtake em cima? 2 - Eu vi no Youtube, no canal do Makarov, referente ao fan em cima. É verdade que ele desgasta mais rápido e diminui seu CFM? porque se pararmos pra pensar, faz sentido a questão da gravidade, sendo que é uma força a mais para ele vencer o tempo inteiro, coisa que quando o fan está de pé, ele possui ela como força contrária mas auxilia na rotação quando a haste desce. valeu.
  6. Sim, eu já tenho o local definido. Eu acho que eles não deram muita trela porque quando eu solicitei haviam três motivos para eles me ignorarem: 1 - O PC estava bem no inicio da casa 2 - Eu era bem novo (12-13 anos) 3 - Eles não estavam com muita vontade Ai juntou o útil e o agradável e instalaram onde queriam kkkkk Mas como a casa ainda está vazia pois não nos mudamos, creio que seja fácil a instalação... exceto que não vai ter o computador pra configurar, espero que eles levem o notebook kkk
  7. Oi pessoal, tudo certo? Estou com uma dúvida referente a instalação do serviço de internet. Vou me mudar logo logo e precisamos contratar um serviço para estar tudo pronto quando chegarmos lá. Vou acompanhar a instalação inteira junto com a síndica do condomínio, pois já teve problemas anteriores. Minha pergunta é: A provedora é obrigada a instalar o modem/roteador onde eu quero na casa ou eles podem instalar onde acharem mais fácil? A pergunta pode até ser besta, mas na minha residência atual, já tive técnicos que falaram que tinham que instalar bem no inicio da casa, e simplesmente isso, não deram motivo depois (eu era bem mais novo, então não sei se foi história pra boi dormir). Quando houve uma readequação no plano, eles vieram trocar o modem e solicitei que instalassem mais no meio da casa para o sinal abranger a casa inteira porém falaram que iriam cobrar a mais por ter que mudar o "ponto". Isso acabou me fazendo pensar se eles estavam com mal vontade ou se realmente tem que instalar no lugar mais "fácil" pra eles. Obrigado!
  8. Boa noite, Recentemente,surgiu um problema com a minha VGA, um cabo da fan dela está pegando na fan e está fazendo um barulho insuportável. Gostaria de saber se alguém já teve esse problema e como resolveu? Eu tentei empurrar o cabinho para o caminho que ele fica e depois de um tempo ela voltou com o ruido. O engraçado que esse barulho surge após 40% de velocidade das fans, antes disso ou ele não faz ou pelo menos é imperceptível. Não está gerando problemas maiores até o momento, mas gostaria de saber se é necessário desmontar ela para encaixar o cabo ou se tem alguma outra forma de arrumar sem desmontar. Ela é de 2016 e ainda funciona bem, as temperaturas estão bem adequadas (90% chegando a uns 76º). Segue um vídeo como exemplo (não da minha, mas com exatamente o mesmo barulho). OBS: Esse é só um exemplo do barulho, NÃO É A MINHA, eu não pararia com o dedo a fan só para verificar.
  9. Pessoal, apenas para dar um retorno. Essas foram as temperaturas do Ryzen com o Stealth após 4 horas e meia de jogo (Remnant). Acredite, esse jogo foi o que tinha me preocupado, pois nem GTA V ou GW2 tinha batido essa temp. Aparentemente as temperaturas estavam baixas desde o inicio e não era possível de validar pelo HWMonitor por não fazer a média, apenas passar o atual, minima e máxima, das quais eu vi a máxima e me gerou preocupações. Pelo que eu notei através do Afterburner, realmente as temperaturas ficavam bem próximas do 67-68º e repentinamente iam para 77, só que caiam em questão de segundo para a temperatura normal. A máxima eu consegui monitorar e foi na tela de carregamento e a CPU foi para 32%, creio que pelo fato da fan estar rodando com baixa RPM, isso foi contabilizado e logo após a temperatura começou a cair. Resumindo: não precisava me preocupar e comprar um cooler, as temperaturas estão bem oks para jogos. Mas eu comprei apenas para melhorar a ventilação em geral e poder dar uma folga ainda maior. Ressaltando que estou usando o cooler padrão (Stealth), a pasta termica pré aplicada do cooler e uma gtx 970º logo embaixo a 99% de uso, então creio que está bem tranquilo. Com a vinda do cooler novo, irei colocar uma Artic Silver 5 que tenho aqui e os fans adicionais, sanando todas as questões de temperatura. As informações foram extraídas pelo HWINFO, sendo a ordem das colunas Temp atual, minima, máxima e média, respectivamente. Obrigado @PedraX @Imakuni @D3NSEGR pela ajuda.
  10. @D3NSEGR O 400 está indisponível nas lojas, será que um DeepCool Gammaxx GTE V2 serviria? aparentemente ele é um pouco melhor que o 400. E eu estava pensando também em pegar uns fans adicionais, porém não acho um padrão de 4 pinos ou molex, são quase todos 3 pinos e quando eu acho um que serviria, o CFM dele é bem faixo. adicionado 31 minutos depois Entendi. Eu creio que o cooler é bem fraquinho ainda. Vou fazer o seguinte, vou comprar um cooler novo para ele, se eu ver que ele vai segurar legal, ai eu nem me preocupo com a tensão do processador, caso ele ainda fique bem quente, ai eu parto para o undervolt. Mas eu já andei dando uma pesquisada referente a isso e como funciona, e graças a sua explicação e de mais alguns sites/youtubers eu fiquei um pouco mais tranquilo, pois o máximo que acontece nesses casos de undervolt é uma BSOD, ai é só voltar para tensão maior e assim vai. (Creio que meu chip não é dos melhores, pois ele está precisando de 1.42 para chegar a 4.2Ghz, mas não custa tentar caso as outras coisas não derem certo.
  11. Meu gabinete é um Xigmatek Mach III que possui um fan frontal de 120mm puxando ar gelado, e um exaustor no fundo de 120mm. Possuo uma 970 Strix da Asus. Ela chega a uns 77º-80º Full load. Estava dando uma olhada na questão de fazer undervolt mas eu tenho receio de danificar o processador com isso por não fornecer a quantidade de energia necessária e ele pifar. Gostaria de saber se eu fizer undervolt, as frequencias diminuem junto com ele? (não tenho muito problema em sacrificar a performance para manter uma boa temperatura)? Precisa ficar testando a configuração de undervolt para achar o sweet spot similar ao overclock ou basta eu diminuir que ele vai definir um novo limite para as voltagens e trabalhar com o que tem?
  12. Opa, então, eu tenho um pouco de receio de Water Cooler, meu medo é o negócio vazar e levar o PC inteirinho com ele, isso que eu fico com o pé atrás. Referente ao Wraith Spire dar conta, eu acho que o 3600 vem com o Wraith Stealth, e não com o Spire. Outro problema que eu notei, foi que eu estava usando o HWMonitor e pelo que eu vi ele anda meio apresentando problemas, instalei o HWINFO aqui pra ver e aparentemente as informações estão diferentes (as temperaturas estão um pouco menor). Em questão de eficiência, um Water Cooler é tão mais poderoso que um bom Air cooler?
  13. Olá pessoal, Gostaria de uma ajudinha. Estou com um "problema" em relação ao superaquecimento do meu 3600. Eu comprei ele recentemente e vi que ele trabalhava com uma temperatura um pouco mais alta que meu antigo i5 4440, então eu já imagina que ele chegaria a números maiores, porém, eu me assustei ao jogar o Remnant e notar que 30-35% de utilização dele, ele estava chegando a 77-78º e com um pico de 84ºC. Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele. Eu estava vendo o DeepCool Gammaxx GTE V2 https://www.kabum.com.br/produto/114974/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte-v2bk Por volta dessa faixa de preço de R$150,00-R$200,00. Se passar um pouco não tem problema. Apenas para maiores detalhes, eu fiz o cable management do meu gabinete (Xigmatek Mach III) e o airflow está excelente, o meu fan frontal de 120mm está na altura certinha da minha 970 e o mais próximo possível do 3600. Abaixar as voltagens não é uma opção, pois como eu não entendo dessa parte de overclock e downclock eu prefiro manter ele em stock para evitar dor de cabeça. Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso. Se realmente ajudar e não prejudicar a vida útil do processador fazer o ajuste nelas eu posso tentar, porém gostaria de saber onde posso ver e entender melhor como aplicar essa mudança e como ela funcionaria.
  14. Boa noite pessoal, tudo bom? Não sei se é um problema na verdade, mas estou achando estranho o comportamento do R5 3600 que eu tenho. Instalei ele recentemente e parece estar funcionando corretamente, porém, quando vejo as temperaturas e as voltagens, ele oscila muito e bruscamente. Vou dar um exemplo: Eu abro o HWMonitor e ele em questão de segundos cai a temperatura de 47º para 39º, e logo em seguida ele volta para uma temperatura um pouco mais alta 51º. Creio que não seja algo preocupante pois eu sei que ele aguenta temperaturas bem maiores, mas não entendi porque a tensão está variando com a mesma frequência que a temperatura. de 1.012V vai para 1.269V. Poderiam me explicar o que está acontecendo? Não sei se é util, mas eu estava utilizando uma configuração bem diferente dessa, e estou com o mesmo sistema, não cheguei a formatar. Segue as minhas configs antes e depois: i5 4440 GTX 970 Strix Thermaltake White 600W 8Gb Corsair H91 ( se eu não me engano, eu realmente não lembro) As minhas configs atuais estão na minha máquina.
  15. Apenas para mais informações, caso outros tenham o mesmo problema, eu precisei ligar todos os cabos sim. Conforme eu pesquisei em alguns sites, foi informado que é necessário conectar todos os cabos da mobo, e no meu caso, era um de 18 pinos + 10 pinos. Acabei encontrando o manual na caixa e vi que precisava realmente conectar os dois cabos.
  16. @RS Faria Opa, então, não veio manual com ela, isso que está meio estranho. De qualquer forma, eu vi em alguns lugares que geralmente se liga todos os pinos. Estou procurando em alguns lugares mais informações a respeito
  17. Olá pessoal, como o nome do post sugere, estou com uma dúvida: Recentemente eu comprei uma fonte Super Flower Leadex III Full modular gold+, nela veio os cabos certinho porém, surgiu uma dúvida, o cabo da mobo, possui 24 pinos de um lado, até ai ok, porém, do outro lado, onde encaixa na fonte, possui um de 18 pinos com extensão de 10 pinos. Gostaria de saber se preciso conectar ambos? Se da algum problema fazer isso ou algo do genero. Segue uma foto para ilustrar melhor. https://imgur.com/a/PvhtSFw
  18. Muito obrigado @Mr. Caio Augusto, eu iriei me lembrar dessas configurações que você realizou. Na verdade, eu ainda não estou com o processador em mãos, é mais pelo fato de quando ele chegar e eu ver que ele começar a esquentar demais ai eu irei testar esses procedimentos, porém o pessoal já me tranquilizou um pouco e falaram que não é pra me preocupar muito com as temperaturas acima de 65C que estaria no costumeiro do componente, o qual foi projetado para trabalhar perto dessa temperatura. Se eu ver que for algo que está realmente me incomodando, e talvez trazendo gargalo (coisa que eu duvido pois quem será a peça mais fraca do setup será minha 970) eu adquira um air cooler de mais performance.
  19. Então @Frib 2K4, eu tinha visto esse mas eu acabei optando pelo energia 5 pois não teria muito espaço pra um daquele tamanho, e como eu comprei mais de um para o pessoal daqui de casa, eu optei por ter um mais simples também, se não ia ficar muito caro eles. Mas futuramente eu compre esse mais robusto e um nobreak. Detalhe, o meu PC não fica próximo ao modem, eu puxei um cabo até ele.
  20. Que ótimo! Fico feliz em saber que ela é boa, eu pesquisei bastante para achar uma que eu não precisasse me preocupar por um bom tempo e eu já comprei ela. Apenas uma coisinha que eu não entendi na parte acima, quando eu for fazer um upgrade na minha 970, devo me preocupar com a fonte ou não? Sei que é algo complicado de supor/imaginar o quanto irão gastar nas próximas, mas eu estava pensando como exemplo uma 2060. E a propósito, me interessou muito a XPG Core Reactor, porém ela estava indisponível infelizmente, pois o preço era apenas 70 reais a mais por 100W a mais. Muito obrigado pela grande ajuda.
  21. @KairanD Eu estou pesquisando bastante em relação a fontes e questões de eficiência e qualidade, tanto que já encomendei um filtro de linha da clamper (energia 5) para estar bem protegido contra algo mais crítico vindo de fora. Em relação a FONTE SUPER FLOWER 550W LEADEX III HG GOLD 80 PLUS, SF-550F14HG. Sei que o preço dela pode estar um pouco salgado, ainda mais pelo seus Ws, mas eu vi que ela tem várias vantagens, como: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-gamer-super-flower-550w-leadex-iii-hg-gold-80-plus-sf-550f14hg Possuir uma eficiencia de acima de 87%, de acordo com o Cybenetics, modular, foi testada pelo teclab e surpreendeu com a quantidade que ela aguentou acima do que deveria. Gostaria de saber se é uma boa pedida comprar ela? Estou com um pouco de pressa com as peças por isso estou tentando achar outras fontes que estejam disponíveis e que sejam de boa qualidade.
  22. Ah sim, porém, como é algo que não necessita dessa robustez toda, prefiro economizar o que eu gastaria a mais em uma de 650W em uma de 550W ou 500W. O problema é que eu preferi escolher uma CX650, e após saber dos relatos, eu imediatamente cancelei o pedido e estou buscando uma outra, mas até o momento, as que foram indicadas pelo @KairanDestão indisponíveis. Eu sou um pouco cri cri com marcas não tão famosas pois eu imaginava que problemas desse tipo não ocorreria, mas eu acabei caindo do cavalo. Agora, eu estou menos confiante a nome e mais a testes. @Shaman93 se tiver alguma sugestão para o meu setup eu agradeço.
  23. Ah sim, o ponto que você colocou foi muito adequado, ainda mais que eu acabei verificando posteriormente que você utiliza todos os cabos nessa fonte semi-modular tornando ela em uma fonte normal só que mais cara kkkk Em relação as demais, eu pesquisei tanto a Deepcool DA500 como a da PCYes e ambas estão indisponíveis. Essa MWE White eu cheguei a pesquisar porém não sei qual você se refere com ela, pois eu encontrei no 650W e isso iria voltar para o problema inicial. Teria mais algumas indicações de fontes? Como você pode ver, eu sou realmente bem leigo no assunto de fontes e já vi que nem sempre o mais caro é o melhor para a configuração que eu tenho, e obrigado pela grande ajuda que você está me dando.
  24. Entendi, eu via por lá mesmo e imaginava que não era aquele calculo correto. Eu pesquisei a da Pichau porém está indisponível e eu gostaria de comprar uma o mais rápido possível. Eu acabei encontrando essa Cooler Master MasterWatt TUF 550W, 80 Plus Bronze, Semi-Modular na KaBuM! https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100103 Ela é confiável? ela está em promoção e me chamou muita atenção por ser semi modular.
  25. Puts, que droga, eu não sabia desse ocorrido... vou cancelar agora! Não quero ser um dos "sortudos" com esse problema Mais uma dúvida me surgiu após ler, qual seria uma fonte que você indicaria para a minha config? eu vi que ela chega a uns 327w porém eu queria uma de qualidade como a da corsair (não sei se soa bem nesse atual momento, mas eu confiava cegamente nos produtos deles)

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...