Olá pessoal. Não sei se posso aproveitar esse mesmo tópico pois meu problema também está associado ao Windows não reconhecer a saída HDMI de primeira. Não queria abrir outro tópico 'parecido'. Caso seja necessário, por favor me avisem e abro outro.
Meu problema é o seguinte,
Tenho um PC com a seguinte configuração:
Windows 10 64b
MB Asus H170 Plus D3
16 Gb RAM DDR5
Nvidia GForce GTX 750 ti
SSD 120 Gb
HD 1 Tb 7200 RPM
Driver ótico
Gabinete de gamer (mas não sou gamer - preferi melhor ventilação e espaço para cooler)
Monitor AOC T942we LCD 18,5' (esse é meio antigo e é Monitor/TV)
Meu monitor é utilizado na saída HDMI da GPU desde o início sem problemas e com todas as configurações padrão. De cerca de 2 meses para cá ou um pouco menos, ao ligá-lo ele não reconhece a saída HDMI, mesmo com o monitor sintonizado em HDMI (foi a primeira coisa que verifiquei suspeitando que alguém acidentalmente tivesse mexido no controle remoto). Tentei e testei de tudo - Troquei o cabo HDMI por outro com terminal "banhado a ouro", mesmo o anterior funcionando (já havia testado). Atualizei o driver da placa de vídeo através do próprio site da Nvidia. Liguei e desliguei com e sem cabo em diversas combinações.
Por fim, tive que rebootar o PC e insistir no procedimento já que na primeira vez não surtiu efeito. Até que reconheceu. Por alguns dias, ele não apresentou o problema mas a alegria durou pouco. Voltou a dar problema. O que me parece mais provável é ter ocorrido após alguma atualização de pacote do Windows, mas não tenho a menor ideia de qual poderia ser, uma vez que seus nomes são quase sempre genéricos e ocorrem de maneira automática. Só tenho conhecimento disso quando vejo que ele está terminando de atualizar quando o Windows está carregando. Uma vez conseguindo carregar reconhecendo a saída HDMI, tudo funciona normalmente. Consigo verificar os drivers, nada corrompido, todos com a última versão, vídeo sem sintomas de outros problemas.
Agora, o que descobri mais recentemente é que uma vez não insistindo no reboot, optei pelo seguinte: Primeiro boot, não reconhece a HDMI, mas espero no mínimo uns 3 a 4 minutos antes de rebootar (antes rebootava assim que percebia que vídeo não iria entrar, 1 a 2 minutos). Desligo monitor e PC e ligo novamente. Vídeo normal. Ou seja, parece que dos serviços que o Windows carrega, algum deles, relacionado ao vídeo, demora mais para carregar na ROM e consegue ser identificado no segundo boot, desde que eu dê tempo suficiente para ele 'subir'.
Agora, sou só um usuário doméstico e profissional e não um técnico. A lógica aponta para isso, mas não tenho a menor ideia do porque desse comportamento e de um momento para outro.
É isso. Meu problema não é trabalhar com vídeo duplicado, mas imagino que aconteceria o mesmo. Se alguém puder me ajudar agradeço. Por enquanto, estoui 'sobrevivendo' dessa forma