Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RSelector1

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Boa tarde, Depois de pesquisar muito sobre uma forma de fazer o controle de direção e velocidade de um motor, cheguei ao seguinte circuito: Porém nota-se que tenho que utilizar dois Lm555 é uma fonte simétrica para ele funcionar. Minha dúvida é se possui alguma outra forma de fazer esse controle com menos componentes e com uma fonte positiva simples. Obrigado.
  2. Boa noite, Decidi testar novamente o circuito para poder comprar os componentes e percebi que algo de estranho está ocorrendo. Quando eu ligo a parte do NE555, ocorre uma alta diminuição de tensão em cima dos reguladores. Então coloquei medidores de corrente antes da alimentação do 555 e dos coolers e tive o valor de 7000A. Em outro momento testei de novo sem alteração nenhuma no circuito e... 750mA muito além do valor de 10mA que alimenta o LM. O valor de corrente dos coolers está normal. Pode me ajudar?
  3. Bom, testei o circuito com um resistor de 1k2 na base do transistor no proteus. Teoricamente ele funcionou. Também testei o circuito e funciona muito bem (no lugar do 7815 vou utilizar um 7812). Minha duvida é: já que o circuito esta ligando e desligando o cooler constantemente, pode dar algum problema no cooler? Abaixo o circuito: Vou ter que esperar um pouco pra comprar o mosfet kk.
  4. Boa noite, Testei o circuito com o coletor do transistor no negativo do cooler e emissor para o terra. Porém dessa forma o transistor funcionou apenas como chave de liga e desliga e não como regulador de velocidade que era o objetivo. Então decidi trocar por um TIP42 e inverter a lógica do comparador, mas o cooler começou a trabalhar de forma inversa. (Diminuía a velocidade conforme aumentava a temperatura em cima do LM35). Você poderia me indicar algum circuito?
  5. Obrigado. Notei que com o tip 122 tive apenas cerca de 10mA a mais. Porém o TIP 41 estava esquentando muito quando testei na bancada. Acho que vou esperar e comprar o tip 122.
  6. Boa noite. Estava pesquisando sobre um regulador de velocidade para coolers e encontrei o video a seguir no youtube: Neste caso decidi recriar o circuito para controle de três coolers (dois de 12V-90mA (http://www.xindafan.com/en/ProductDetail.asp?ProductID=1102) e um de 12V-120mA (http://www.xindafan.com/en/ProductDetail.asp?ProductID=1101)). Eu colocaria um LM35 no dissipador de cada um dos 4 transistors e 4 reguladores de tensão da minha fonte. Ficou assim: Troquei o comparador para um LM324 que eu já possuo. Porém minha duvida fica por conta dos transistors já que não possuo o TIP122 no momento. Eu poderia substituí-lo por um TIP41?
  7. Boa noite, Eu refiz o circuito usando como exemplo o esquema do faller. A duvida agora está somente nas trilhas da PCI. Alguem pode me ajudar? Obg Abaixo o esquema atual: Fusíveis de 3,15A depois do transformador. Na entrada do L7812 coloquei um divisor de tensão, já que o CI tem limite de 30V direto na entrada: Não sei se pode funcionar esse esquema com o zener 9V1 5W. Voltimetros Digitais: Apesar do CI possuir proteção contra curto e sobrecarga, decidi colocar um circuito limitador de corrente com um TIC106D1 e um relé de 6V na saída. Apenas por uma segurança a mais. Cada circuito está sendo feito em uma placa diferente. Todos com componentes que eu já possuo.
  8. Pode me passar o link Paulo? Procurei o post e não achei. Obg
  9. Resolvi fazer algumas alterações no circuito original utilizando os conselhos acima. Coloquei alguns capacitores cerâmicos para diminuir os ruídos e coloquei os diodos de proteção conforme o datasheet recomenda. Vou colocar dissipadores do tipo 183013/40 nos LM's. A dúvida agora está na questão do esquema darlington dos transistors para ter um ganho de corrente na saída, e na trilha que devo usar na PCI (Estava pensando em usar uma trilha de espessura T60 conforme o proteus). A fonte deverá me fornecer 3A. Eu posso usar os transistors Q1(TIP41) e Q4(TIP42), ou pode dar algum problema se usado desta forma?
  10. Eu poderia trocar os dois potenciometros para 5k e o resistor R6 para 240R?
  11. Boa noite! Encontrei um esquema de fonte simétrica regulável na internet. Ela me apresenta uma proteção contra curto circuito, porém quando eu testo no proteus, não funciona. Gostaria de saber se há algum tipo de proteção melhor para este tipo de fonte e se a regulagem dela funcionará corretamente. Segue o esquema que eu recriei no proteus. Site onde encontrei o esquema: http://aplnx.blogspot.com.br/2012/04/fonte-simetrica-regulavel.html

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...