Fala galera,
No final de 2018 comprei um notebook Ideapad 330 15" diretamente no site da Lenovo, o notebook conta com as seguintes configurações:
● Processador: Intel® Core™ i5-8250U (1.6GHz; 6MB Cache)
● Sistema Operacional: Linux Satux
● Tela: 15.6" HD (1366x768) Antirreflexo
● Memória: 4GB (soldado) DDR4 2133MHz
● Armazenamento: 1TB (5400rpm)
● Unidade Ótica: Não incluso
● Garantia: 1 ano
● Alto falante: Alto-falantes (2x 1.5W)
● Gráficos: Intel® UHD Graphics (integrado ao processador)
● Bateria: 2 células - 30Wh
● Bluetooth: Bluetooth 4.1
● Outros: Câmera HD (720p)
● Segurança: Slot Kensington Lock
● Portas: 1x USB tipo C (USB 3.0), 2x USB 3.0, 1x HDMI, RJ-45, Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)
● Conectividade: Ethernet 100/1000
● Wireless: Wireless 1x1 AC
O intuito da compra foi para suprir minha necessidade na faculdade, estudo Ciência da Computação, então desde o inicio sabia que precisaria de um upgrade na memoria RAM e quem sabe até de um SSD.
Logo na chegada do notebook fiz a troca do Linux Satux para o Windows 10 , notei que o notebook sofreu MUITO com tarefas extremamente simples do dia-a-dia, o disco ficava em 100% o tempo todo. Achando que o problema podia ser o S.O. fiz uma nova troca, dessa vez para o Ubunto 18.10, no entanto os problemas persistiram, o computador está engasgando até com videos do Youtube, troca de abas do navegador, aplicativos de bloco de notas, enfim, tudo aquilo que é utilizado durante o dia.
Já encontrei diversas reclamções parecidas sobre o modelo, mas nada parece ser funcional. Existe algo, além das soluções básicas já indicadas, que possa ser feito ou talvez ajudar para identificar o culpado do problema?
Desde já, obrigado pela ajuda.