Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlos Zanon

Membro Pleno
  • Posts

    364
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Carlos Zanon postou

  1. short[,] grade = new short[linha, coluna]; exemplo... short[,] grade = new short[10, 10]; short[,] grade = new short[140, 30]; outras tipagens (int, double, etc...) também funcionam
  2. double valor2; // Falha ao ler o campo if (!Double.TryParse(txtResultado.Text, out valor2)) valor2 = -1; Tenta usar o tryparse
  3. Se você tem acesso a C++, recomendo você usar o map, ele já insere ordenado. Você pode salvar as posições de número original nele e exibir depois... (só não pode inserir número duplicado [duas vezes o número 5, por ex]) map<int, int> inum; // Seu código de leitura... inum[numero_lido] = i; E depois exibir... cout << "* Exibindo números após ordenação: " << endl; int pos = 0; for (auto it = inum.begin(); it != inum.end(); it++) { cout << "Número: " << it->first << " - Inicial: " << it->second << " - Atual: " << pos++ << endl; } O Resultado vai ser algo como:
  4. Em C#, não se a variavel não foi definida pro escopo que você usar, ela não vai existir e o próprio compilador na hora de compilar vai acusar erro. Agora... Temos como saber se o objeto foi instanciado. Por exemplo: List<int> listinha; if ( listinha == null ) { listinha = new List<int>(); } // aqui já está ok Se for variaveis em tempo de compilação, tipo aquelas de debug... #if VARIAVEL #endif Por exemplo: #if DEBUG // teste da listinha List<int> listinha; if ( listinha == null ) { listinha = new List<int>(); } #endif Nesse exemplo, a 'listinha' só vai existir quando compilar em modo debug :v
  5. Na rotina setup você pode colocar: Ele vai fixar a referência interna em 1.1V, ao chegar em 1.1V o analogRead vai retornar 255, então, precisa dar uma atenção nisso se o LM35 ultrapassar esse valor. https://www.arduino.cc/reference/pt/language/functions/analog-io/analogreference/
  6. Eu não conheço o SONOFF, nunca tive contato direto com isso, então se for do jeito que você entende, o circuitinho que postei ali, não faz sentido. E volto a repitir não conheço esse SONOFF :c Imaginei que fosse algo como um botão de um monitor/tv que liga e precisa manter o sinal até apertar novamente para desligar. Uma fonte atx precisa mandar o pino 14 pro 0v pra manter ela ligada, na próxima eu peço mais informações para não discutirmos o nada novamente. Sei que são circuitos diferentes, mas muitas dessas coisinhas tem o funcionamento parecido, essa foi minha viagem ao nada.
  7. No meu achismo, acredito que ele queria um efeito de touch que ficasse apertado como se fosse aqueles push buttom com trava onde você aperta ele, ele fica ligado (fecha o circuito) e num segundo toque, ele solta e desliga (abre). Eu não sou especialista mas daria pra fazer algo com um daqueles flip-flop latch (é assim que fala?) que seguram um estado após botão apertado. Talvez um flip-flop D resolva. Antes de apertar o touch: Depois de apertar o touch: https://www.falstad.com/circuit/circuitjs.html?certeza=CQAgjCAMB0l3BWcMBMcUHYMGZIA4UA2ATmIxAUgoqoQFMBaMMAKDASWwRXA0JAAs2HmD5QoLAO6CBeECgFUBhAfMUTpy1QqUqQuVZCmC9B-ZFVmj0s7Yu9+186tH8uIsU4GyHFMB-4UY3d5fHkFULkjACdwf0jw7TCqMHgjAGc4kXjmHjQo8BAAF2iAVzoWACUsmtzBAqVacSoYBBYgA
  8. Eu só não sei fazer igual a galera mais raiz, tipo você, faz (programar direto usando o avr). Eu consigo pela interface do arduino, mas talvez o moço ai que criou o tópico, não :c Eita, vou até remover o circuito então (Não consigo remover) Poderia ser usado um transformadorzinho então, certo? Tipo, 220v pra 12v coisa de 100mA... daria pra fazer algo bem mais estável usando um desses.
  9. Algo como isso aqui não poderia ser usado com o arduino? Sendo um pouco mais direto... Você poderia programar o arduino para avisar você em caso de tensão baixa e alta podendo até mesmo gravar essas informações em algum lugar (microsd?) para ter um registro de quando a oscilação acontece.
  10. Então, ai depende do dispositivo. Se for líquidos: DS18B20, sem dúvida. Se for sólidos, ai depende um pouco... acho que aqueles PTC/NTC (são termo resistivos) já resolvam pra você, só são um pouquinho chatos de fazer a leitura. Se for em ambiente (tipo ar), ai depende um pouco eu iria de LM35 ou PTC/NTC. @edit Nota de ajuda: Termo resistivos tipo LM35 e os PTC/NTC precisam ser calibrados no caso de uso de baterias (alimentar o circuito com baterias, digo). Conforme a bateria for acabando, a tensão também vai diminuindo... dai se não forem "calibrados" para a tensão nova, a leitura pode se tornar imprecisa. Isso não acontece no DS18B20
  11. Gastam a mesma coisa, no entanto, a corrente que passa pelo fio é menor. Exemplo: P = U . I (Potência [watts] = Tensão x Corrente) Uma fonte consumindo 350w em 110v = 3.18A A Mesma fonte em 220v = 1.59A O Relógio da empresa de energia cobra em watts, então, apesar de "puxar" menos da rede, a potência consumida é a mesma.
  12. +- 45 dias da minha postagem, o valor que eu paguei na placa de 1250 quase que foi triplicado... Minha compra em fevereiro (postei aqui dia 01/03): Preço hoje (15/04) [mesmo que esteja esgotado] Não acredito que quem tenha placas de vídeo irá vender para comprar outra porque, simplesmente não vale a pena. Os preços estão simplesmente ridículos e inaceitáveis.
  13. Poucos dias atrás (quase um mês 08/02) eu paguei 1250 R$ numa GTX 1650 OC (não a super) achei caro, compra por necessidade, se eu fosse comprar agora, eu também iria de rx550. A GTX 1650 estando nesta faixa de 1.400~1.600 R$ é literalmente impossível :c Especialmente de 15 dias pra cá está mais difícil ainda comprar hardware.
  14. Só complementando o nosso amigo ali de cima. A Rotina push_back, insere no final do vector. Se você precisa inserir no meio ou em outra posição, recomendo você usar o insert. Por exemplo, para inserir no inicio: strvec.insert(strvec.begin(), "Nova string"); O emplace_back, normalmente, realoca todas as posições de memória para inserir o seu elemento no vector. Isto é, essa rotina de insert que coloquei acima, se caso você tivesse armazenado o strvec.begin(), em uma variável, seria necessário atualizar a mesma, pois não seria mais um ponteiro válido. // Ponteiro em posição inicial do vector vector<string>::iterator ptr = strvec.begin(); // Insere realocando o vector inteiro. strvec.emplace_back("Outra nova string"); // Tenta inserir na antiga posição inicial < é esperado uma exception // Ao usar emplace_back, ocorre realocação de memória, então o ponteiro inicial também é alterado, por isso não vai conseguir inserir no começo strvec.insert(ptr, "Teste de ponteiro"); Evite usar o emplace_back quando se está fazendo um laço for para inserir novos elementos usando os iteratores.
  15. int teste(int a, int b, int c, int d, int e){ int maior = -INT_MAX; maior = max(e, max(d, max(c, max(b, max(maior, a))))); return maior; } Não tem haver com a dúvida mas, pode ajudar um pouco no fim das contas. Podes simplificar a rotina teste dessa forma ai.
  16. Antes de exibir a lista em ordem alfabética, você precisa ordenar os registros para exibição. Recomendo você procurar sobre o algoritmo de ordenação de bolhas: bubblesort, é o mais simples de se fazer nos níveis iniciantes.
  17. Você vai usar essa adaptador na porta da sua placa de vídeo e depois, conectar um cabo hdmi na saída deste adaptador até sua placa de captura e da placa de captura para o monitor? Display Port (Placa de Video) -> Adaptador -> HDMI (Placa de Captura) -> Monitor Esse é o fluxo? Se for, você deve ficar limitado pela tecnologia. Se chegar no monitor o hdmi, ele vai trabalhar nas frequências do hdmi e sua placa de captura irá, também, transmitir os dados de vídeo numa conversão para hdmi (se for esse o caso).
  18. Na minha cidade faço uso serviço de uma das operadoradoras de internet com fibra. A Fibra mesmo só chega até o aparelho receptor, o famoso roteador/modem. a partir dai são utilizados os RJ45 para fazer a conexão entre os hosts e o aparelho de rede (roteador/modem). É possível que o cabo não foi crimpado no padrão adequado ou está rompido em algum ponto (o que acredito ser o mais provável). É possível também que existam duas luzes ligadas: Recomendo, antes de tudo, verificar o cabeamento se preferir compre cabos novos pra colocar entre o computador e o roteador/switch.
  19. Esse é um CI de porta lógica inversora. Se entra nível ALTO, sai BAIXO. Se entra BAIXO, sai ALTO. Então, quando você está fazendo a leitura, se estiver em ALTO é porque a entrada dele está em BAIXO. Esse cara aqui pode ser que seja o CI que você irá usar para fazer a leitura dos botões. É um shift-register pararell-in serial-out. Você pode ter 8 entradas usando 3 (as vezes 4) pinos para controlar a leitura dos botões. Fortemente, recomendo a leitura de: https://playground.arduino.cc/Code/ShiftRegSN74HC165N/
  20. Oi Paulo, Peço desculpas porque acabei não vendo que sugeriu o uso do display touch, para o autor do tópico eu concordo que é a melhor opção. Na época eu pensei em deixar 3 formas de autenticação, sendo uma a nível físico. Uso daqueles cartões rfid de proximidade; Uso desse modo de autenticador google; Chave para abrir; Numa primeira degustação com esses equipamentos, eu não me senti confiante em nível técnico afim de implementar. Foi de apenas experimentar, motivo pelo qual deixei de canto a implementação. Para a resolução de certas intempéries, mais pesquisa é necessária antes do fato de implementação. Mas funcionou bem a nível Arduíno, a leitura do RFID + o GAuth. Eu achei bem pequeno também. Tanto que hoje, está "aposentado" em casa, eu não tenho muita utilidade pra ele. Algumas coisas com interface pequena, ele pode vir a funcionar bem.
  21. Me lembro que fiz um daqueles tokens de autenticação, antigamente usados por bancos em formato físico (hoje alguns são no app do celular), usando um display desses aqui: [spoiler][/spoiler] São bem pequenos... Eu usei um algoritmo do google autenticator + um daqueles relógios rtc. [spoiler][/spoiler] O Artigo está em italiano, mesmo assim, recomendo a leitura: http://www.lucadentella.it/totp-libreria-per-arduino/ Eu nunca cheguei ao ato de montar ele numa plaquinha perfurada, ficou apenas na minha protoboard, meu objetivo era testar se dava pra fazer a autenticação usando esses algoritmos no Arduíno e eventualmente fazer a abertura da porta, que da acesso a minha casa (garagem -> corredor da casa) usando isso, mas não dei continuidade. Minha ideia era deixar o gerador dos códigos no celular e usar os códigos na tela do celular para validar com o do Arduíno.
  22. Não sou o @aphawk mas eu posso sugerir o uso de um Orange Pi (a versão One talvez). Já usei para fins parecidos, no caso com o Orange Pi comunicando com os microcontroladores.
  23. Faltam informações de que peça foi recomendada, e qual peça você viu aqui no fórum. Por exemplo, se a peça que você se refere daqui do fórum for um capacitor, não há problemas, mas numa resistência de chuveiro, transformador, etc... depende. Do que estamos falando?
  24. Certa feita, fui fazer um desses pra brincar, e usei um módulo encoder desse aqui: Funciona parecido com um motor de passo, cada "passo" ele faz um pulso no clock. No módulo que eu usei, uma volta completa, no mesmo sentido do giro, correspondia a 20 pulsos. Dependendo do lado do giro, um dos pinos vai em nível alto também. O Eixo é até mole e gira bem fácil. Você consegue saber a direção do vento e se estiver inspirado a ter um pouco mais de trabalho, consegue calcular também a velocidade do vento. Ainda também, recomendo a leitura, ele ensina de forma simples, usar tal encoder. https://blogmasterwalkershop.com.br/arduino/como-usar-com-arduino-modulo-encoder-rotativo-ky-040/
  25. Eles estão na média dos 5.7kg kkkkkkkkkkkkkk Eles enfiam a cabeça ali na saída, eu poderia ter colocado mais baixo, mas ia atrapalhar eles comerem no pote. Cano de 3 polegadas ficou meio grande pra eles. Uma outra ideia que me deram, era colocar uma saída de 45º tipo assim: Mas "desativei" o comedouro quando cheguei de viagem. adicionado 5 minutos depois Pra mim, é meio difícil fazer uma chapa de garrafa pet. Os gabaritos do papelão ainda tenho kkkk Eu não tenho soprador térmico para, após abrir, deixar ela reta, ai o papelão foi minha ideia mais rápida naquela hora. Mas posso tentar fazer. Pro pessoal que não tem muita base, este vídeo ajuda a montar a rosca:

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...