Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas fiz questão de me registrar para contar a minha experiência atual, em 03/05/2017, pois o tópico em questão me ajudou.
Fiz a portabilidade da GVT(Vivo) para a NET, pelo fato da Vivo não ter disponível a velocidade que eu tinha antes(100MB). O modem da NET que foi instalado em minha residência é o HUMAX HGB10R-02. Acontece que no momento da compra do serviço, em nenhum momento rola a informação que para os planos Pessoa Física, há o bloqueio de várias portas.
Vários aplicativos que eu uso, ficaram impossíveis de se configurar. O Emule, por exemplo, só conectava em LowID, mesmo fazendo todas as configurações necessárias para a liberação das portas, DMZ, Trigger e etc, sendo que com a Vivo sempre conectava em HighID justamente por não haver bloqueio de portas.
Após a NET ser instalada, entrei em contato com a área de suporte solicitando o desbloqueio das portas, porém me informaram que isso não seria possível, o desbloqueio apenas é permitido no plano EMPRESARIAL. Depois de muito quebra pau no telefone, desisti e preferia voltar para a Vivo, mesmo com uma conexão de 15MB do que ficar com 60MB na net bloqueada.
Na área de cancelamento a história mudou. Me questionaram o motivo do cancelamento e depois de muita conversa, migraram o meu plano gratuitamente para Empresarial(e no mesmo valor do meu plano Pessoa Física). Ainda com a operadora na linha, a atendente disse que faria o reset do sistema. De fato a minha conexão na hora caiu, mas quando voltou, já voltou sem portas bloqueadas. Imediatamente eu já fiz o teste com o Emule e consegui conectar em HighID, como deveria ser. Neste caso, acabei não cancelando o serviço.
Parece que nem todo mundo consegue a liberação das portas, mas fica a dica. Se eles não tivessem migrado o meu plano para que possibilitasse a liberação das portas, certamente eu teria cancelado o serviço, pois ainda estava dentro do meu prazo de 7 dias após a instalação.