Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Paulo Tibério Bulhões

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olha, pelo valor do clock, não me parece ser o mesmo problema que eu tive. Eu estou sem o PC agora para verificar, mas no meu caso o clock cai para a metade (~3.7-> ~1.4). Note que o task manger reporta o clock na hora e se voce para o jogo para ver o task manager o clock pode diminuir por causa da tecnologia de economia de energia (C-States, vide link sobre artigo daqui mesmo sobre este assunto no fim desta mensagem). Também verifique se na BIOS, na página da CPU, se o PowerCap está em [P-State 0], este é o valor normal e indica que o processador vai rodar na velocidade máxima (vide https://rog.asus.com/forum/showthread.php?51347-Some-words-about-P-states-and-AMD-FX), P-State 2 e 3 diminuem o clock para reduzir o consumo de energia e reduzir o calor. Também concordo com o @NIGHT FALL , que as condições não são boas para overclock. Alias, nem sei se é possivel nesta placa, pois não ví nenhum opção de mudar clocks/voltagens para fazer overclock. Além disso, overclock vai aumentar a velocidade um pouco e me parece que no seu caso, voce precisa de uma melhora de velocidade bem mais significativa do que o overclock pode lhe dar... Artigo sobre C-States:
  2. Primeiro voce tem que verificar se o thermal throttling está de fato acontecendo no seu computador. Use o jogo que voce está tendo problemas e se estiver com FPS baixo, veja se o clock está abaixo do normal no tab de performance do taskmgr (no meu caso, o FX4100 baixa de 3.7GHz para 1.4GHz). O FX6100 roda a 3.3GHz normalmente (pode rodar um pouco mais rápido com o CPU boost), com thermal throttling deve cair para algo em torno de 1.1 ou 1.2GHz com thermal throttling. Não sei de dá para desligar thermal throttling e nem acho que seja uma boa ideia desligá-lo - é melhor perder desempenho temporariamente do que fritar a CPU ou placa-mãe. Para contornar, melhore a refrigeração da CPU/placa-mãe. No meu caso, abrindo o PC e colocando um ventildor apontado para a CPU/placa-mãe resolveu paliativamente. Note que o ventilador esfria tanto o processador e a placa-mãe. Provavelmente o que causa o throttling é a carga nos reguladores de tensão e não a temperatura da CPU propriamente dita. Se for isto, melhorar o cooler da CPU não vai ajudar, o melhor seria soprar mais ar em cima do circuito de regulagem de tensão. Como o cooler padrão do fx4100 é muito fraco, vou tentar melhorar o cooler primeiro. Comprei um cooler novo, que deve chegar esta semana. Vou testar e aviso aqui se resolveu. Boa Sorte! P.S. Se voce não sabe sobre os reguladores de tensão, tem um excelente artigo aqui mesmo no Clube do Hardware :
  3. Não sei se este problema já foi resolvido, mas dê uma olhada para ver se o seu processador não está entrando em thermal throttling (medida de proteção, que reduz o clock do processador). Eu tenho a placa bmb78-D1 o meu processador seguido entra em thermal throttling, rodando na metade da velocidade (clock cai pela metade, para verficar use um monitor de hardware tipo o https://openhardwaremonitor.org/ e veja os clocks e temperatura no processador). Isto não acontecia na placa anterior (Asus M5a78-m lx3). Eu tenho um fx4100 com o cooler padrão e o thermal throttling começa quando a temperatura no processador chega perto de 38C... Rodando o prime95/Small FFT (programa de stress test da CPU, que eleva a temperatura rapidamente), a minha máquina entra em thermal throttling em 2 a 4 minutos. Isso também acontece no CS:Go, o que faz o jogo ficar muito lento (~10FPS). Ahh, e o "Smart fan" control na bios não funciona - a temperatura da CPU aumenta e o cooler não acelera, o que faz a placa entrar em thermal throttling mais rápido. Vou tentar um cooler melhor, mas enquanto não chega eu coloquei o controle do fan em "Full Speed", abri o computador e coloquei um ventilador de 50cm em cima, kkk! Funciona!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...