Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AndréKSilva

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Hoje comprei o dissipador de calor e o diodo para fazer os testes. Comprei um dissipador maior do que o que eu estava usando e coloquei pasta térmica de processador, continuou esquentando bastante, mas tive a impressão que era menos (não tive como medir a temperatura), resolvi adicionar o diodo entre o 7805 e o módulo carregador e parece que a temperatura diminuiu ainda mais. Daí fiquei com a seguinte dúvida, como o diodo pode ter influenciado na temperatura ?
  2. Eu até coloquei um dissipador nele, mas talvez seja pequeno, é um daqueles pequenos que 'abraça' o 7805, vou ver um maior. Essa pasta térmica é a mesma usada nos processadores de computador ?
  3. Pessoal, fiz um circuito para alimentar outro circuito, segue imagem do esquema: Na prática não estou usando uma bateria 9v e sim uma fonte de 9v e 1A(dessas pra Arduino), o 18650 é de 4.2v e se não me engano tem 1200mAh e o tp4056 não é esse da imagem pois é desses que também alimentam o circuito (link). O problema que estou tendo é que o l7805 esta esquentando demais, a ponto de queimar a mão, e quando desconecto ele do tp4056 ele não esquenta e a tensão fica em 5v como deveria e quando mantenho ele conectado ao tp4056 sem a bateria também não esquenta e gera os 5v... como ele esta esquentado apenas quando o modulo carregador esta conectado na bateria pensei que de alguma forma a tensão da bateria pudesse estar voltando para o l7805 e aquecendo, sera que é possível isso ? Se for isso, pensei em colocar um diodo 1N4007 ou algo do tipo pra tentar evitar esse retorno para o l7805, sera que ajuda ? E se isso não for o problema, o que pode ser ? Me desculpem se não consegui ser muito claro, ainda mais com esse esquema do Fritzing!
  4. Ok! Valeu por todas as explicações, ajudou bastante! Agora que fiz os testes já da pra entender um pouco mais como devo seguir com o projeto! Obrigado!
  5. Hoje consegui fazer uns testes(finalmente!). Na escalada 200mA no multímetro o resultado do teste de corrente foi esse: Bateria 18650 tensão de 4,2V: 2,4 Painel com pouco sol e tensão em 2,4V: 18,0 Painel com sol batendo e tensão em 5,6V: 1,8 Fiquei confuso com os resultados, achei que com o valor maior na corrente isso seria melhor, mas parece que é ao contrário ! Deixei o multimetro ligado no dc boost e liguei um outro multímetro analógico na saida do painel solar, fui fazendo sombra no painel até ele marcar no mínimo 3,8V, enquanto fica entre 3,8 e 6 volts o boost consegue gerar os 5 volts, mas se o painel gerar menos de 3,8 ele falha e a saída do painel cai para menos de 1 volt. Na etiqueta que tem no painel solar fala que ele chega a uma potencia de 1.6W, sera que eu deveria tentar um painel com mais potencia para que o boost consiga trabalhar com tensões de 1 volt para mais ou sera que o boost chines que tenho aqui é que não é indicado para esse tipo de aplicação ?
  6. Fiz os testes, com a bateria chegou a 2,4 A e com o painel deu 5 A ... não sei se fiz o teste de forma correta pois nunca tinha medido com o multimetro (na verdade tentei medir corrente com um multimetro uma vez e queimei ele!), mas coloquei ele na escala de 200mA e foi esse o resultado obtido! Fiz certo ??
  7. Pessoal, chegaram os itens que comprei para fazer o esquema de carregar baterias usando painel solar(painel solar 5,5v, modulo carregador e dc-dc boost 5v), fiz alguns testes com o painel solar usando as lampadas de led que tenho em casa(não tenho como testar durante o dia com luz solar rsrs), consegui uma tensão de uns 4,5 V... agora chegaram os dc-dc boost 5V, ele consegue gerar os 5V com tensões que variam de 1 - 5 V, para testar conectei primeiro uma bateria de litium de 4.2 V e medi a saida do boost que foi de 5V, dai resolvi testar com o painel solar com tensões que variaram entre 2,5 e 4 V, o boost não funcionou, ficou com tensão de saída inferior a 1 V(se não me engano ficou em 0,48) e medindo a tensão do painel a tensão era igual ao que tinha na saida do boost (os 0,48). Agora fiquei sem entender, pois ao tirar o boost o painel voltava a ficar com tensão superior aos 2 V e quando conecta o boost tudo fica com 0,48v, como se o boost estivesse consumindo energia do painel em vez de gerar os 5 V que preciso, alguém sabe o que pode ser ? Links dos produtos que comprei: Painel; Boost;
  8. @aphawk, valeu pela ajuda! Já estou comprando o material necessário para fazer o esquema! também pesquisei sobre as baterias e realmente são caras rsrsrrsr Por enquanto vou testar com as que tenho aqui rsrsr
  9. Pesquisei pelo módulo que você falou, acabei encontrando um exemplo onde é ligado uma painel solar em um TP4056 que conecta com a bateria pelo B + e -, o OUT + e - é ligado em um boost que gera os 5V para o Arduino, só fiquei na duvida se depois que o painel solar parar de carregar ele vai alimentar o circuito pela bateria, sera que funciona ? E como sei se a bateria é original ou não e qual deve ser a especificação para esse projeto !? Valeu.
  10. Pessoal, tenho um Arduino standalone que estou alimentando usando uma fonte de 9v e 1A e usando um L7805 para regular a tensão para 5V e gostaria de ver uma forma de alimentar o circuito com baterias. Comprei algumas baterias li-ion 18650 4.2V 8800mAh, mas fui ver e parece que esse tipo de bateria mais causa problemas do que solução, pois estava pensando em ligar elas em série (acho que duas já da) e carregar elas usando energia solar, gostaria de saber o seguinte, essas baterias são a melhor opção ou tem algum outro tipo ? E como posso fazer para carregar elas ligadas em serie ? E aproveitando o post, sera que tem alguma forma de alimentar o circuito com energia solar e carregar as baterias ao mesmo tempo e a noite as baterias alimentarem o circuito ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...