Caros colegas,
Estou fazendo um pequeno sistema para monitorar uma temperatura com Arduino. Trato o sinal de um PT100 fazendo passar por ele uma corrente de 1mA e então coloco a diferença de tensão para ser ampliada por um amplificador operacional. Fiz um protótipo usando um LM324 e funcionou perfeitamente. Mas para fazer a placa usei um LM393, por ser menor. Ele tem só 2 amplificadores, enquanto que o LM324 tem 4. Mas não funcionou. Peguei outro LM393 e coloquei na protoboard e não funciona de jeito nenhum!!! Alimento com 10V no pino Vcc+, Zero no Vcc-, 2.5V no VIn- e 4.0V no Vin+. A saída permanece zero!!! Fiz novamente o mesmo teste com o LM324 e funciona perfeitamente. Alguém pode me dizer porque o LM393 funciona diferente do LM324 para essa aplicação tão simples?
Detalhe: para simplificar o teste, não utilizei realimentação em nenhum dos dois CIs, para ver a saída próximo ao Vcc+. Mas no 324 funciona e no 393 não.
PS: Sou mecânico, então não tenho nenhuma intimidade com as funções de cada CI. Para mim, que uso esses componentes em aplicações sem oscilações, só para fazer operações mesmo, achava que todos Amp.Op. deveriam funcionar mais ou menos da mesma forma.
Abraços