Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Francisco Leandro Ferreira

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Francisco Leandro Ferreira postou

  1. Boa tarde a todos. Alguém teria uma solução para o meu problema?
  2. Prezados, boa tarde. Gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho um sistema de monitoramento de links em um servidor e ele realiza pings de verificação de tempos em tempos para dois roteadores diferentes, um local e outro em uma unidade fora do nosso ambiente de rede. Este segundo roteador eu só tenho acesso mediante à uma VPN. Em caso da perda do link, o sistema envia um e-mail de alerta para os responsáveis. Acontece o seguinte: quando estou conectado à rede interna eu consigo pingar o roteador interno mas não o que se localiza fora da rede. Quando eu habilito a VPN acontece justamente o contrário. Sei que é possível ter acesso aos dois roteadores caso eu instale uma segunda placa de rede porém é possível pingar os dois roteadores simultaneamente usando apenas configurações do sistema? No caso, eu estou usando Ubuntu para esta tarefa. Desde já agradeço a todos.
  3. Na verdade a única regra ativa no roteador por enquanto é a definição do range de IPs e a atribuição de alguns deles para MACs específicos como servidores. No roteador existem dois modens conectados, um da GVT e outro da NET, porém ambos estão em modo bridge. O da GVT é o link principal enquanto o da NET é de redundância em caso de queda do primeiro. Já fiz um teste desligando os dois achando que, de alguma forma, eles poderiam estar com o DHCP habilitados mas não resolveu. Também já fiz o teste desligando os roteadores Wi-FI da empresa e reiniciando todos os switches e o roteador principal mas mesmo assim o problema não foi esclarecido. Nem mesmo meu gestor de rede consegue detectar o que está acontecendo pois é algo completamente anormal.
  4. Prezados, preciso urgente da ajuda de vocês. Recentemente refizemos o servidor de AD da nossa empresa e aproveitamos para separar o serviço de DHCP que havia nele. Agora a rede é gerenciada pelo roteador TL-ER6120 da TP-Link por termos várias opções como VPN, controle de tráfego e outros. Segue abaixo o link do roteador para conhecê-lo e me ajudarem. http://static.tp-link.com/res/down/doc/TL-ER6120_V1_UG.pdf Porém, desde então, aconteceu algo que nunca tinha visto e que não consigo resolver de jeito nenhum. Após a reinstalação do servidor e configuração do roteador, alguns computadores e notebooks não conseguem acessar a rede, seja por IP automático ou IP fixo, retornando assim o IP APIPA 169.254.x.y. Só que, o mais estranho é que, se eu plugar estes mesmos computadores em outros pontos de rede eles se conectam normalmente. Aí vocês poderiam dizer "é o cabo de rede da porta do switch onde ele estava conectado" mas se eu conectar outro computador no lugar do que estava o anterior ele funciona!!! Isto significa que alguns computadores só estão funcionando em portas LAN específicas do escritório!! Eu já realizei o seguinte checklist nos computadores e pontos de rede que estão apresentando problemas: - Retirei e coloquei os computadores no domínio - Atribui o seu endereço MAC a um IP no roteador - Troquei o cabo do switch - Conectei o computador em outra porta do switch - Coloquei IP automático - Coloquei IP fixo Mesmo assim os computadores continuam recebendo o IP APIPA, e mais: isto não está acontecendo com computadores com SO Windows. Tenho um computador com o Linux Mint que apresenta o mesmo problema: no cabo em que ele está não alcança a rede, mas se eu conectar em outro ponto ele recebe o IP normalmente, e se eu colocar qualquer outro computador no lugar dele também recebe IP. Tudo leva a crer que pode ser algo com o roteador. Alguém já passou por isto e pode me ajudar?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...