Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meca Insights

Membro Pleno
  • Posts

    42
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Meca Insights

  1. Olá a todos! Acho que muitos aqui já usaram ou já ouviu falar de um programador chinês chamado MinProgrammer feito com um conversor usb serial CH341A. 

    Até aí tudo bem! Porém um russo pelo que entendi fez uma interface de programação para esse conversor que consegue gravar e ler em memórias das séries 24xx e 25xx. 

    cujos os protocolos de comunicação são I2C e SPI. A linguagem que ele usou parece que foi PASCAL.

    Minha dúvida é como ele faz para adicionar um novo CI nessa interface. Ou seja, o que é preciso programar para que funcione a gravação de determinada memória.

    Espero que consigam entender onde quero chegar.

     

    • Curtir 1
    • Obrigado 1
  2. Olá. Boa noite a todos. Estou com 2 tipos de osciladores a cristal que não existe o datasheet. O meu objetivo é definir os meus osciladores como

    vcxo, ocxo ou tcxo apenas analisando o circuito interno dos mesmos. Será que é possível???

     

    Segue fotos deles, um é do fabricante FOQ PIEZO TECHNIK e o outro TELE QUARZ. Ambos têm 30.720 MHz, possuem 5 pinos com as mesmas características. Ou seja, fazendo testes aleatórios e com o auxílio de um multímetro e osciloscópio, testei os dois modelos e funcionaram. Porém não consegui analisar o funcionamento do pino de ajuste, não sei como fazer e para que serve, pois como eu disse anteriormente não existe datasheet e tão pouco a classificação do tipo de oscilador, se é vcxo, ocxo ou tcxo ou outros modelos. rsrs

     

    Me ajudem! O objetivo é saber como usar o componente por completo e com todos os seus recursos e não apenas como um cristal oscilador. 

     

     

    1.jpg

    1.jpg

    20191118_194417.jpg

    20191119_232624.jpg

  3. Olá, galera. Tenho um conversor gvt tv que usa cartão, um tipo de cartão de chip ( semelhante um cartão de crédito de chip).

    Pesquisei na internet e vi que ele funciona com o power box da gvt que manda um sinal pela porta Ethernet RJ 45 para esse decodificador e o cartão pelo visto libera o acesso a TV e a internet não sei provavelmente pagas.

     

    Bom, a ideia era usar essa arquitetura para receber o sinal digital de tv aberta. Será que era possível?

    Sou leigo em telecomunicações.

     

     

  4. 3 horas atrás, Bcpetronzio disse:

    Esse CI só é usado quando o TV esta ligado em uma bateria 12V ou 24V, para o uso na tomada ela usa os CIs:

    No esquema da U14 tem o STR-W5753 e no U15 é o STR-F6268S.

    Mas já peguei um defeito assim numa Panasonic, e era o capacitor de filtro principal do primário que estava ruim!

    Se você só usa ela na tomada, experimente trocar esse capacitor.

    Meu amigo,  você me deu uma luz! ! Irei fazer esse teste e quando tiver o resultado irei vir aqui comentar e te agradecer!! 

    • Curtir 1
  5. Galera, estou com a tv Semp Thosiba de 10 polegadas colorida modelo TV1022K ACDC chassi u15 que só liga em 110v.

    Porém a placa da fonte dela que é chaveada tem o chassi U14  com as seguintes inscrições

    F74/418D

    NE.632.989

     

    Estou desconfiando do CI de PWM que é o SG3225A.

    Porém eu estou sem osciloscópio para verificar as formas de ondas e não consegui outro para substituir.

     

    Será que alguém já pegou um problema assim?

     

    Att.

     

     

     

  6. Onda quadrada é um tipo de sinal eletrônico do tipo contínuo pulsante. Muito utilizado nos circuitos lógicos (Eletrônica DIGITAL).

    Clock significa Relógio. Com ele é possível ter uma base de tempo para os circuitos integrados, microcontroladores e microprocessadores. Imagine que um equipamento A quer enviar dados para um equipamento B. Eles devem enviar os dados no mesmo tempo que o outro recebe esses dados. Para isso serve o clock.

    PWM é Modulação por largura de pulso, ou seja, com esse tipo de sinal que é  gerado de uma onda quadrada, porém com um duty cicle variável. Ou seja, você consegue modular a largura desse pulso. Isso siginifica na prática que se você tiver um ciclo de 1mili segundo, com um duty cicle de 50% você teria apenas 0.5mili segundo na parte positiva e 0.5mili segundo em 0v. Na prática você consegue controlar a velocidade de um motor, pois sabemos que quanto menor tensão na bobina , ele girará menos do que 100% ligado.

    • Curtir 1
  7. 4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

    Sintoma que pode ser problema na fonte sim.. algum eletrolitico ressecado, estufado e afins. Troque pra ver.

     

    Que nada... O dono do forum é munheca.. kk. De fato a recompensa é pessoal quando alguém diz que solucionou pois a gente contribuiu pra solução do problema. É quase como se estivesse do lado da pessoa, sentindo o que ela sente, comprendes? E outra... eu que sô xereta mesmo. kk. E claro to quase o tempo todo na frente do pc e o cdh me envia notificação.. aí já sabe.. lá vai xute kk

    abç

    Hahahahaa

     

    Bom, de qualquer forma é muito gratificante ter um fórum que perdure pelos tempos. Acaba ajudando muita gente no futuro.

     

    Quanto a placa. Eu já verifiquei na inspeção visual e não  tem mais capacitores estufados ou sinais de queima em algum componente. Queria mesmo era o diagrama dessa placa, pois ir no "olhômetro" é tenso! 

     

    Abraços.

  8. 1 hora atrás, codigo rápido disse:

     

    Sim... pelo meu calculo, uma bobina com fio de 0.8 mm de diâmetro enrolado num raio de mais ou menos 5mm e passo de 1mm dão a indutância de mais ou menos 0.9uH. Para o capacitor, algo que varie entre 2pf a 25pf. Estes cálculos eu fiz em javascript e postei aqui:
    http://tivideotutoriais.blogspot.com.br/2015/03/um-pouco-sobre-circuitos-ressonantes.html

     

    meu lance mesmo é na teoria. A combinação tanque transistor ta meio confuso pra mim. agora vou fazer outras experiências pra fixar estas ideias. valeu! obrigado e sucesso pra vocês!

    Amigo, se pretende trabalhar com Rádio o osciloscópio indicado é o Rohde & Schwarz.

     

    Já adianto que não é nada barato. 

     

    Abraços!

  9. 2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    que placa é essa? Onde está o curto? o que significa ...

    ?

    etc...

    Essa placa é do controle e acionamento geral do ar condicionado split LG de 12000BTU.

    O curto já foi retirado. O capacitor C03J foi trocado erroneamente por algum técnico inexperiente. Era isso que estava causando o curto.

    Troquei por um capacitor de 15uF por 400V. Segundo um vendedor no Mercado Livre esse é o capacitor original de fábrica, porém está acontecendo esses problemas que descrevo logo abaixo:

     

    Problemas:

     

    A placa liga. Dar alguns bip's de verificação normais, porém com poucos segundos o Buzzer começa a falhar, todos os LEDs se apagam como se o MCU verificasse algum sinal indevido e faz o desligamento automático de proteção.

     

    Izadora, como apenas você está respondendo a esse fórum, tenho uma pergunta pessoal. Percebi que você tem muitos pontos. Esse fórum recompensa usuários com mais pontos como o Youtube paga para quem tem muitos inscritos, views, etc?

     

     

    Abraços.

  10. Em 23/12/2017 às 15:12, Isadora Ferraz disse:

    Vi sim amigo. E fui além:programei algo assim em 100% original em 100% c e no século passado algo em basic quando senti vontade fazer uma  impressora. doidêra...

    Enfim...

    O princípio da multiplexação é relativamente simples: varrer linha a linha com pontos acesos ou apagados

     

    infelizmente não baixei seus arquivos. Qual o tamanho da

    ? . Publiique desenhos ou fotos pra gente ver

    Dá uma olhadela em 74hc595 led matrix que penso que hás de te iluminares.

    Ah ... já publiquei aqui (ou em outro forum - nao lembro*) uma simulação com fonte e tudo o + dum projeto com matriz de leds e 595.

    *num lembro nem o que comi no almoço e  num to lembrando nem de palavra chave pra procurar mas caso consiga te falo. Ou se achar de novo no meu baú mofado...

    hahaha

    A ideia é fazer um cubo 4x4x4 ou uma matriz com leds 8x8.

    Abraços.

  11. 16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    Proposta curiosa mas se me permite penso que não vale muito o esforço. Chip obsoleto, programar padrões de leds direto nos pinos do mc pode ser mais fácil, mais versátil, mais etc

     

    https://www.yumpu.com/en/document/view/8755533/tips-n-tricks-8-pin-flash-pic-microcontrollers-microchip

    Veja a tip#2 mostrando que com uma ginástica e tanto consegues controlar 6 leds com 3 pinos, 12 com 4, 56 com 8 e por aí vai. No entanto claro que com um shift register fica menor o esforço

     

    Obrigado, Isadora. Nos arquivos que deixe um cara fez uma matriz de LEDS gigante usando 3  CIs desses. Mas não encontrei detalhes como ele fez a programação da varredura de linhas e colunas em multiplexação. você já viu algo nesse sentido? Abraços.  .

  12. Olá, a todos!

     

    Estou com duas placas desse CI LC7932 que já é obsoleto da Sanyo. Porém esse CI possui muitos recursos interessantes.

    Eu gostaria que alguém conseguisse fazer uma programação para PIC usando esse CI.

     

    Deixo em baixo todos os arquivos de projetos que encontrei usando esse CI e também um vídeo que fiz demonstrando o seu funcionamento individual.

    Lembrando que eles podem trabalhar em série também.

     

    Vídeo:

     

     

    Todos os arquivos referentes ao LC7932:

     

     

    Sei apenas o básico de programação de MCUs. Gostaria de aprender multiplexação com esses CIs.

     

    Abraços

    Equipe Meca Insigths

     

  13. Olá, a todos! 

    Estou com essa placa na minha bancada de um cliente que pediu para verificar o curto circuito. Troquei todos os diodos da ponte retificadora. 

    Testei todos os componentes do primário e o curto persistia. 

    Enfim, descobri que o capacitor maior (C03J) perto do ci de PWM não era o original da placa. Provavelmente algum técnico sem experiência o trocou indevidamente.

     

    A placa está ligando, porém não está trabalhando adequadamente pela falta do capacitor ideal do circuito.

     

    Procurei de todas as formas o esquema dessa placa, mas não consegui.

     

    Se alguém tiver uma dica de site para busca de esquemas elétricos, eu agradeço.

     

    Tenho a suspeita que esse capacitor tenha as referências 15uF por 550v.

     

     

    Abraços!

     

    Equipe Meca Insigths

     

     

    Placa Ar Split LG EBR56495309 Detalhe CI.jpg

    Placa Ar Split LG EBR56495309 Detalhe de CIs.jpg

    Placa Ar Split LG EBR56495309 Detalhe.jpg

    Placa Ar Split LG EBR56495309 Parte frontal.jpg

    Placa Ar Split LG EBR56495309 Parte traseira.jpg

  14. Em 19/08/2007 às 09:03, faller disse:

    Não é o fio do secundário não, é o fio do primário. Se você fizer a ligação correta dos enrolamentos e ligar o transformador na rede, sem nada ligado no seu secundário, nessa hora de ligar o primário na rede, não deverá fazer faisca alguma ou muito pouca. Entretanto se você ligar os enrolamentos em contrafase, os campos magnéticos tentarão se anular. Isso baixa violentamente a impedância do primário do transformador, fazendo com que a corrente de entrada seja muito, mas muito maior do que a corrente normal. É por isso que, na hora de ligar na rede, somente dando uma raspada no contato com a rede, você verá uma faisca derivada dessa corrente alta.

    Esse é um modo rápido de verificação. Evidente que você não deve fazê-lo enfiando um plug numa tomada pois você não será capaz de ver a faísca, lá dentro da tomada. Evidente também que você deve somente raspar o fio na alimentação, para "sentir" se a ligação está correta.

    Se você alimentar de modo direto, plugando na tomada e lá deixando esse transformador por um bom tempo, você passará a descobrir um novo método de teste, que é: Se após alguns minutos sair fumaça de seu transformador, ou quem sabe pegar fogo, você acaba de descobrir que a sua ligação foi equivocada, e que pode jogar no lixo esse transformador. Evidente que esse método não deve ser usado.

    Pense nesses dois enrolamentos do primário como duas pilhas, que podem ser associadas em série ou paralelo, Você sabe que elas tem polaridade e que se ligadas ao contrário do que deve ser, existirá um anulamento.

    Na dúvida faça sempre o teste de ligação de primário com a lâmpada em série. É mais seguro e absolutamente não destrutivo.

    Abraço...

    Cara. Tu deveria fazer uma vídeo animação no YouTube.

  15. Para finalizar, eu achei alguns projetos utilizando esse componente e também eu sei de onde eu retirei.

     

    Segue os links dos projetos:

    http://forums.parallax.com/discussion/95464/ad-501-b-16x32-display-scanning-issues http://www.thaiembedded.com/blog/?tag=lc7932

     

    Esse Ci foi retirado do painel de Leds da impressora PLAIN PAPER COPIER TOSHIBA 1560 - 155060SM

     

    Link:

     

    http://idostup.narod.ru/olderfiles/1/155060SM.PDF

     

     

    Leia a pagina 111 e 186 do pdf acima para entender sobre o circuito e funcionamento dele!! Pesquisei sobre a Sanyo. Ela foi comprada pela Panasonic e não sei se eles ainda fabricam circuitos integrados!!

     

  16. 1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

    De fato a ideia era só expor um ponto de vista mas mesmo assim de novo.. perdão.

    Situação extremamente útil pra gente conhecer outras pessoas, outros pontos de vista,  e principalmente pra gente refletir, se autoconhecer a si próprio, se localizar e ... se tocar.

     

    Pra concluir... Sabe qual a menor distância entre 2 pontos? O bom humor!

     

    Boa sorte

    Relaxa, cara! Sou novo aqui, aí fiquei um pouco constrangido quando li, mas agora estou me situando melhor. rsrs

    Nunca participei de fóruns ativamente, algo que estou pensando em fazer, pois esse tipo de site ajuda muitas pessoas ao longo dos anos e geralmente são ajudas de coisas que não existem em livros, são coisas pessoais mesmo da prática muitas vezes.

     

    Abraços!

    adicionado 4 minutos depois
    2 horas atrás, Mestre88 disse:

    O link que postou é o que aparece apenas pra você, pois tem a palavra edit lá. Pra nós ele não abre normal, tem que fazer uma gambiarra. 

    VIxe rsrsrs 

    Desculpe cara. Sou novo aqui e um pouco desleixado nessa parte de ler as informações. Vou melhorá nos próximos posts!!

     

    Abraços!!

     

    adicionado 16 minutos depois

    @Mestre88 Ele tem 5 GNDs, um no primeiro pino que é o d o circuito l[ogico do CI e mais 4 para as saídas. Pensei que como o driver é separado, não precisaria interligar todos, pois tem alguns circuitos geralmente de comunicação com optoacopladores que os GNDs são separados para não ter nenhum contato do sinal com a carga.

     

    Mas nesse circiutio não é aassim, tem que ser tudo interligado mesmo.

  17. 9 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

    lá em cima

     

    Acredito que isso seja um tom mais de brincadeira e de cordialidade. Então minha brincadeira no tópico não foge tanto assim ao rumo dele ^^

     

    Sobre a parte ética e profissionalismo: o forum coloca nas regras ter cordialidade com os integrantes e respeito... Não é exigido nenhum atestado, diploma ou coisa do tipo, tanto não recebo dinheiro da qui e não apresento nenhum vinculo com esse site, tanto é verdade que se eu levar processo o site se isenta de responsabilidade e eu que me ******(não foi um palavão eu digitei "*") huahuauhahuauhauha

     

    Note também que eu uso um avatar "fake", meu nome não é Bommu Perneta e nem é um nome que se apresenta para qualquer tipo de seriedade e repeito ao cliente ou deus sabe o que ^^ Eu simplesmente quando gosto de um forum participo e se me encher o saco (o forum) eu saio tranquilamente. Então não, eu não tenho credibilidade nenhuma, só falo uma coisa e se funcionar para você eu gosto, você gosta e continuamos a brincadeira de ajudar.

     

    Agora, voltando ao assunto... percebo que você não gostou da brincadeira, entendo, não brinco mais com você e assunto encerrado ^^

     

    Não pow.  Não gostei das suas respostas. Mas foi da Isadora. Que tipo debochou porque perguntei da tradução. Mas era uma traducao técnica.  Só quem trabalha na área mesmo.  Heheje não fiquei chateado contigo.  Relaxa. Foi apenas a maneira como a izadora falou!!!Abraço.  

  18. Em 04/11/2017 às 07:05, Isadora Ferraz disse:

    perdão amigo mas não considere sarcasmo. Considere como uma tentativa meia irreverente (mas frustrada eventualmente) de tentar expor algum ponto de vista visto que não conhecemos seu nível técnico. Perdão de novo mas pelas tuas palavras iniciais me pareceu levemente ignorante (sem ofender...aquele que ignora)

    Agora sim hein.... Se mantiver o bom humor, bem vindo ao clube pra eventualmente absorver alguma coisa útil

    beleza.

    adicionado 1 minuto depois
    Em 04/11/2017 às 09:24, Mestre88 disse:

    Aí sim. A princípio tive o mesmo pensamento da @Isadora Ferraz, de que não conhecia o mínimo de eletrônica. Tudo depende da forma que algo é escrito ou interpretado. 

    Parabéns pelo feito, cara. 

     

    Algo meio óbvio. Mas tá valendo. 

     

    Sim, mas o link está meio estranho. Aí pra quem quiser ver aqui mesmo:

     

    Sim. O único problema é achar outro CI desses. 

    Eu também tenho alguns CIs do tipo raridade nas minhas sucatas, qualquer hora vou tentar fazer algo útil com eles. 

    Outro dia tava até pensando em fazer algo útil com aqueles displays fluorescentes de vídeo K7, tenho um monte aqui. 

    https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=AqAPRWLTm4k

     

    Fiz esse novo link. Não entendi porque esta estranho!

  19. Em 04/11/2017 às 14:31, Bommu Perneta disse:

    Cara, aqui é só leitura, sem ver cara difícil você conseguir interpretar tudo, enfim... Como digo nas comunidades que participei, aqui é serviço de graça, povo está aqui porque gosta, eu já falei com moderador que povo tem que se acostumar com o diferente(pessoal mais animado e o mais formais)- tá recebendo ajuda e ainda reclamando é fods. ^^ Pode achar o que quiser, a comunidade é livre, você pode me ignorar por exemplo ^^ pedir ajuda de outro e por ai vai ^^ 

     

    Conseguiu o que queria, ótimo.

    Se tiver mais perguntas, falando por mim, eu ajudo... se fizer mais perguntas eu do uma pesquisada, vejo o que sei e respondo. A maioria do povo não faz mais perguntas e não dá para adivinhar o que exatamente você quer ^^

     

    Enfim ^^

    adicionado 1 minuto depois

    Ah o vídeo está sem circuito está sem desenho. Isso ajudaria muito outra pessoa que quiser pegar o mesmo trabalho... coloca lá na descrição dele.

    Cara, não estou reclamando de nada!! Porém esse fórum algo de referencia.Se quiser brincar, tranquilo. Porém lembrando sempre de manter a ética profissional. 

    Eu ainda estou fazendo o documento de referencia, pois não achei nada na internet!!

     

    Fiz uma placa hoje. Segue o link.

     

    https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=dK2GdcsPYns

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...