Boa Tarde.
Fiz o seguinte código em C# usando o Visual Studio e Windows Forms. O código desenha linhas usando o algoritmo de Bresenham, sendo que o algoritmo está funcionando perfeitamente em relação ao desenho das linhas. O problema é que ele desenha uma linha de cada vez (desenha uma depois outra), e eu preciso que ele consiga desenhar as linhas simultaneamente, sei que isso é resolvido usando Threads, porém não consegui fazer funcionar.
Ao executar o código do jeito que está abaixo, tenho o seguinte erro: " System.InvalidOperationException: 'Operação entre threads inválida: controle 'pictureBox1' acessado de um thread que não é aquele no qual foi criado.' ". Para "funcionar" de forma síncrona descomente a linha 118 e comente as linhas 119 e 120, porém preciso que ele funcione de forma assíncrona.
Obrigado.
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;
namespace PrimitivasGraficas
{
public partial class Form1 : Form
{
int cDraw;
int p1X;
int p1Y;
int p2X;
int p2Y;
Graphics g;
public Form1()
{
InitializeComponent();
g = pictureBox1.CreateGraphics();
cDraw = 0;
p1X = 0; p1Y = 0;
p2X = 0; p2Y = 0;
}
public void drawPoint(int x, int y) // desenha um ponto
{
Graphics g2 = Graphics.FromHwnd(pictureBox1.Handle);
SolidBrush brush = new SolidBrush(Color.Blue);
Point dPoint = new Point(x, y);
dPoint.X = dPoint.X;
dPoint.Y = dPoint.Y;
Rectangle rect = new Rectangle(dPoint, new Size(5, 5));
g2.FillRectangle(brush, rect);
g2.Dispose() ;// */
} // end
public void bresenham(int x0, int y0, int x1, int y1) // desenha retas
{
int sx = 0;
int sy = 0;
int e2 = 0;
int err = 0;
int dx = Math.Abs(x1 - x0);
int dy = Math.Abs(y1 - y0);
if (x0 < x1) { sx = 1; } else { sx = -1; }
if (y0 < y1) { sy = 1; } else { sy = -1; }
if (dx > dy) { err = dx / 2; } else { err = -dy / 2; }
for ( ; ; )
{
drawPoint(x0, y0); // desenha o proximo ponto
System.Threading.Thread.Sleep(15); // ms
if (x0 == x1 && y0 == y1) { break; } // para de desenhar
e2 = err;
if (e2 > -dx)
{
err -= dy;
x0 += sx;
}
if (e2 < dy)
{
err += dx;
y0 += sy;
}
} // end for
} // end
private void pictureBox1_MouseUp_1(object sender, MouseEventArgs e)
{
//pictureBox1.Refresh();
this.Cursor = new Cursor(Cursor.Current.Handle);
if (cDraw == 0) // ponto 1
{
lbX.Text = e.X.ToString();
lbY.Text = e.Y.ToString();
p1X = e.X;
p1Y = e.Y;
drawPoint(p1X, p1Y); // desenha o primeiro ponto
cDraw = 1;
}
else
if (cDraw == 1) // ponto 2
{
lbX.Text = e.X.ToString();
lbY.Text = e.Y.ToString();
p2X = e.X;
p2Y = e.Y;
drawPoint(p2X, p2Y); // desenha o segundo ponto
//bresenham(p1X, p1Y, p2X, p2Y);
Thread t = new Thread(()=> bresenham(p1X, p1Y, p2X, p2Y));
t.Start();
cDraw = 0;
}
}
}
}