Olá Senhores
Estou com um problema muito estranho que não consigo entender.
Sou assinante da Net Virtua de 120Mb e minha configuração é a seguinte:
Modem da Net (Cisco DPC3928) em modo bridge conectado ao meu roteador Tp-Link Archer C2 <http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-9_Archer-C2.html>
(novo configurações de fábrica) que está conectado ao meu notebook via cabo pela sua porta lan (não pelo wifi).
O problema é que nesta configuração, no meu notebook a velocidade de download não passa de 80Mb.
Acontece que se eu ligar o modem da Net diretamente ao notebook via cabo, a velocidade fica sempre em 120Mb e é totalmente estável, ou seja a Net realmente está entregando 120Mb de velocidade.
Então eu pensei, será que o problema está no roteador ?
Imagino que não, pois fiz um teste com outro roteador que tenho, um Tp-Link WR841ND e ocorre o mesmo problema, mas como é um roteador antigo e não possui portas lan Gigabit deveria ao menos chegar próximo dos 100 Mb, mas não passa de 80Mb também.
No caso do Archer C2 esse problema não deveria acontecer, pois além de ser novo, ele possui portas lan Gigabit, então pelo meu raciocínio, já que a Net está realmente entregando os 120Mb (conforme o teste que fiz diretamente via cabo), o Archer C2 deveria também entregar 120Mb ao meu notebook, mas nunca passa de 80Mb.
E é muita coincidência os dois roteadores entregarem a velocidade de 80Mb apenas, então não acho que o problema esteja com o roteador.
O que poderia estar acontecendo ?
Eu nem teria como reclamar junto à Net, pois eles com certeza vão me dizer que o problema está no roteador, pois o modem da Net está entregando 120Mb de velocidade se conectado diretamente ao notebook via cabo.
Gostaria muito que alguém pudesse me dar uma luz para tentar descobrir o que está acontecendo.
Muito Obrigado pela atenção de todos.