Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodrigo Ramos Lopes

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Vou agora mesmo testar de novo as voltagens do meu FX-6300 com o cinebenchmark e minha nova GPU GTX 1050 Ti, se mudar algo aviso aqui. Horas depois: testei de novo e as voltagens da CPU subiram +0.006V, talvez porque instalei umas memórias novas e agora uso 4 chips DDR3.
  2. Quando vi fiquei até triste, se eu tivesse visto antes te ajudava antes, bastante das suas ajudas anteriores estavam incorretas, no momento estou usando um processador FX-6300 a 4,5Ghz sem problema nenhum, vou te ajudar a conseguir o overclock ideal nesse processador, se o seu overclock não atingir 4.3Ghz então ele será praticamente nulo (não vai trazer nenhuma vantagem notável de velocidade de processamento), vamos lá então. Primeiro o ideal é você baixar um programa de benchmark (ele vai servir de parâmetro para você saber se o seu overclock foi real, eu usava o cinebenchmark free edition mais recente), carregue todas as configurações de padrão na bios e depois desabilite todos os Spread Spectrum e o AMD turbo CORE, HT link speed põe 2.4Ghz, habilita o CORE unlocker e começa com o overclock para 4.4Ghz (x22) com a CPU overvoltage mostrando 1.344 V, não mexe em todo o resto que deve estar para AUTO e o que mudar sozinho não mecha (a MotherBoard se autoconfigura para os ajustes que você efetuou, não altere o autoajuste), a CPU/NB freq. deve estar em 2.4Ghz (mas 2.2Ghz não afeta muito a performance e esquenta menos). Segunda fase, bota pra funcionar o PC e roda o benchmark e marca os pontos alcançados, depois volta na bios e põe + um mínimo de tensão na CPU overvoltage e volta a rodar o benchmark e compara os pontos (se subiu volta na bios e aumenta + um mínimo a CPU overvoltage e se os pontos diminuiram você sobe + dois mínimos na CPU overvoltage). Ou seja, você vai testar as voltagens até atingir a melhor pontuação de benchmark (cuidado com a temperatura da CPU, se der tela azul ou passar dos 56ºC após os testes de benchmark significa que seu cooler é ineficiente para o overclock desejado e você deve regredir). Esqueça aqueles testes de stress (Intel Burn Test e todos os outros) eles são testes que jamais condizem com o uso humano de uma CPU, mesmo os jogos mais pesados vão rodar sem problemas no FX-6300 mesmo com o teste de stress dando instabilidade e você vai poder instalar programas e ainda ouvir um som ao mesmo tempo sem dar nenhum problema (a não ser que seu cooler seja ineficiente e a CPU passe os 56ºC por muito tempo), os testes de stress são bobos e iludem os novatos em overclock totalmente. A e tem mais, a 4.5Ghz e 1.374 V, aqui, a CPU fx-6300 parece alcançar seu limite físico passando a não mostrar ganhos substanciais em clocks superiores a 4.5Ghz (por exemplo, os frames da GPU chegam quase no limite e não ganham nenhum frame inteiro mais e a pontuação não sobe de maneira expressiva no benchmark).
  3. @Elder Nauvirth a fonte é uma EMPIRE modelo EMP-680-BRHE, a qual não foi usado estabilizador em conjunto.
  4. Eu tenho, desde 2011, um PC MotherBoard Asus P67EVO R2.0 com CPU Core i7 2600K, fonte de 650W reais (a qual pode ter sofrido um super aquecimento devido a falha na ventoinha, mas ainda está funcionando bem e com ventoinha trocada), memória RAM Kingston 4Gb DDR3 1333Mhz, placa de vídeo inicialmente uma Sapphire Radeon 7950 OC 3Gb, posteriormente uma Zotac Geforce GTX 660. A história é a seguinte, eu usava o PC com a composição inicial da Radeon 7950 OC 3Gb, depois que ouve uma falha na ventoinha e a fonte sofreu um leve sobre aquecimento (a fonte nunca parou de funcionar) eu arrumei a ventoinha da fonte e troquei a placa de vídeo pela Geforce GTX 660. Um ano após, a placa de vídeo começou a travar de vez em quando o PC (raramente, de início eu não sabia que era a placa de vídeo a responsável pelos travamentos), com o passar dos anos (3 anos) a placa de vídeo começou a travar quase todos os dias sempre que em uso em vídeos ou jogos, então eu troquei a placa de vídeo e retornei a Radeon 7950 OC que após 2 semanas de uso travou também o PC de forma a não iniciá-lo mais (eu reinstalei o Windows 10 e ela voltou a funcionar mais uma semana travando totalmente na semana seguinte). Quanto a Geforce GTX 660 ela foi parar no meu outro PC e após 2 semanas de uso começou a apresentar leves travas e dias depois passou a travar e reiniciar o PC sempre que rodava um jogo (nesse outro PC eu anteriormente usei a RADEON 7950 OC normalmente e a GTX 660 antes de passar para o PC aqui descrito). Eu instalei no PC a placa de vídeo Radeon R5 230 a um mês e o PC está funcionando perfeitamente agora, quanto a Radeon 7950 OC ela passou a travar assim que instala o driver de vídeo (em qualquer PC) e meu outro PC está com uma Geforce GT 9500 a um mês e sem problemas também. A grande questão é, o que foi que estragou minhas duas placas de vídeo? Devo comprar uma fonte nova para o meu PC?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...