Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Munds Maia

Membros Juniores
  • Total de itens

    6
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. @allanmarum Primeiramente obrigado pela resposta anterior. Nesse caso, você saberia um método para determinar esses parâmetros considerando o CI??
  2. Boa tarde Estou utilizando um sensor de umidade fc-28, que apresenta em seu circuito o lm 393, sabe-se que existe uma relação direta entre o nível de umidade do solo e o valor lido do sensor. Quanto menor o valor lido, mais úmido pode ser considerado o solo, e quanto maior menos úmido, ou seja, se tivermos valores próximos a 1023 o solo estaria mais secos e valores mais próximos de 0 o solo estaria mais úmido.O sensor conta com duas partes sendo a primeira uma sonda com dois eletrodos que vão ser colocados no solo e na segunda parte temos o circuito com o lm393. Sabemos que o aumento da umidade possibilita a formação de uma solução salina no solo que permite a condução elétrica, ou seja quanto mais úmido o solo menor a sua resistência elétrica. Sabemos também que o arduino conta com um conversor analógico/ digital que recebera o valor lido na porta analógica e determinara a tensão nesse pino. Através de uma regra de três simples determinei as tensões hipoteticas recebidas nos pinos analógicos. ex: 5v = 1023 então 2,5 v = 511. Se pegarmos esses valores e usar os mesmos para descobrir a resistência elétrica do solo teríamos : U = R x I R = 5v – 2,5 v / 0,004 A obs : 0,004 A corrente nos pinos do arduino. R= 625 ohms Agr vamos considerar o valor lido = 390. 390 = 1,906 v então: R = 773 ohms Porque temos uma tensão menor em um valor lido menor, sendo que em menores valores lidos temos mais umidade? uma vez que teoricamente teríamos uma menor resistência elétrica no solo e isso possibilitaria mais tensão circulando de um eletrodo a outro. ?????? Alguém pode me ajudar???
  3. Boa noite. Estou com dúvida no funcionamento do conversor analógico/digital do arduino, alguém poderia me explicar com detalhes o funcionamento do mesmo ??
  4. @faller Agora sim eu entendi, me ajudou muito. Obrigado.
  5. @Cássio Henrique Alvarenga Verifiquei que os 2 terminais apresentam 12vac, nesse caso não posso unir os dois para obter 24vac, certo? Existe alguma alternativa? adicionado 12 minutos depois @faller No meu caso temos um transformador com apenas 3 terminais primários e não quatro como da figura, sendo um para 110vac um para 220vac e um 0vac. Eu até tentei ligar mas estava soltando faíscas quando eu tentei unir os fios e o transformador começou a aquecer.
  6. Boa noite. Tenho um transformador 110vac 220vac para 12 vac. O mesmo tem 3 terminais de saída sendo dois deles com 12vac, gostaria de saber se posso unir os terminais 12vac do transformador para obter 24 vac, isso é possível ? Não sei nada sobre o assunto e me bateu essa dúvida, alguém pode me ajudar ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×