Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcos Caique

Membro Pleno
  • Posts

    89
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Opa, galera. Boa noite. Dei uma repaginada no meu setup e adquiri alguns fans, WC e suporte de placa de vídeo ARGB. A minha placa-mãe é uma TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II e como ela possui somente uma entrada ARGB de 3 pinos 5V, estou utilizando uma controladora ARGB da Coolmoon. Ao utilizar os efeitos da própria controladora, todos os leds funcionam normalmente, entretanto quando altero para controlar pela placa-mãe através do aura sync, somente o suporte da placa de vídeo não funciona corretamente e estou sem entender o porque. Geralmente ele se mantém somente na cor branca ou a depender do efeito colocado ele fica piscando algumas cores aleatórias como se estivesse tentando reproduzir o efeito, mas a cor branca é sempre predominante. No manual da placa-mãe diz que ela consegue controlar um máximo de 500 LEDs e duvido muito que essa minha configuração tenha ultrapassado esse limite, entretanto ainda tenho minhas dúvidas, pois ao desconectar alguns dos dispositivos da controladora o suporte funciona normalmente. Segue um vídeo de exemplo dos dispositivos sendo controlados pela placa-mãe: Controle pela placa-mãe Segue um outro vídeo em que transfiro o controle da placa-mãe para a controladora: Controle pela controladora Já troquei a entrada da controladora para checar se não era algum problema nela, mas não houve nenhuma diferença e somente o suporte da placa de vídeo não funciona da maneira adequada. Desde já agradeço a quem tiver alguma ideia do que provavelmente está ocasionando isso e possa me dar uma luz.
  2. @Dárwin Resmini o problema é que não consigo simular esse cenário. Ao ativar o XMP e salvar, o computador reseta e fica ligando e desligando até cair na tela da BIOS novamente. Estou realmente sem entender o motivo disso. Cheguei a cogitar em resetar a BIOS, mas queria verificar se surgia alguma ideia aqui antes
  3. Boa noite, pessoal! Possuo dois pentes de memória RAM de 8gb DDR4 da hyperx fury beast 3200mhz (ativado por XMP) que adquiri no final de 2022. Esse mês adquiri mais dois pentes de 8gb do mesmo modelo para completar os quatro slots da minha placa-mãe, modelo TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II. Entretanto me deparei com uma situação um pouco peculiar, para facilitar a visualização irei me basear através da seguinte imagem: Ao conectar os dois pentes novos nas entradas A1 e B1 e os antigos na A2 e B2, o PC não consegue dar BOOT com o XMP ativo em 3200Mhz. Ele liga 2 vezes e desliga automaticamente, na terceira vez ele me manda para a tela da BIOS e somente consigo ligá-lo ao desativar o XMP ou deixar no perfil de 3000Mhz. A situação que digo ser peculiar é que quando inverto as portas, conectando os dois pentes antigos nas portas A1 e B1 e os pentes novos na A2 e B2 o computador liga normalmente com o XMP em 3200Mhz. Alguém saberia me explicar o porque de isso ocorrer? O meu processador é um Ryzen 7 5700x e de acordo com as especificações ele suporta uma velocidade máxima de 2933Mhz com 4 pentes de RAM single rank, que é o meu caso, até cheguei a imaginar que poderia ter problemas em relação a isso, mas não entendo o porque de o PC não ligar somente em uma ordem específica de instalação das memórias. Desde já agradeço a quem puder ajudar.
  4. Boa noite, pessoal! Estou reformando o meu setup e adquiri um novo gabinete juntamente com 6 fans argb, um watercooler que possui led argb na bomba e mais 3 fans argb do radiador. Além disso, também adquiri um suporte para a minha placa de vídeo que possui led argb. Ao todo são 11 dispositivos que gostaria de controlar a iluminação pela placa-mãe. Sou um pouco leigo no assunto, mas vi no manual da placa-mãe que essa porta endereçavel argb suporta uma potência máxima de 3A e consegue lidar com um máximo de 500 leds combinados. Gostaria de saber se há alguma forma de calcular ou verificar se a placa-mãe suportaria todos esses dispositivos, conectados entre si por meio dos conectores macho e fêmea, em somente uma porta argb ou se eu precisaria de uma controladora argb para lidar com isso. Além disso, também gostaria de saber se há alguma forma de verificar até quantas fans consigo conectar todas em série em uma porta sys_fan da placa-mãe. Desde já agradeço a quem puder ajudar! OBS: Minha placa-mãe é uma b550m tuf gaming plus wifi ii
  5. Opa pessoal, passando para atualizar que consegui resolver o problema. Como mencionei, muito provavelmente antes de a placa ser enviada para mim o vendedor realizou a atualização da BIOS, acredito que pelo BIOS Flashback da placa-mãe. O que acontece é que após a atualização, ao ligar o computador, uma tela é mostrada pedindo para pressionar o F1 para entrar nas configurações da BIOS, entretanto de uns tempos para cá minha placa de vídeo parou de mostrar vídeo na logo da placa-mãe e na tela da BIOS, isso desde a placa-mãe antiga que estava usando, não sei o porque. Estive lendo em alguns foruns e vi relatos de pessoas dizendo que isso ocorre as vezes com algumas saídas de vídeo da placa e basta trocar, mas nenhuma das outras saídas é compatível com meu monitor então não pude confirmar a hipotese. Então basicamente o que estava ocorrendo é que ao ligar o PC, ele entrava nessa tela, mas como não estava mostrando nenhum vídeo, não era possível saber. O pior é que esse novo processador não possui vídeo integrado, por sorte tinha uma plaquinha mais antiga aqui e acabei testando com ela e consegui sair dessa tela. Fica como dica para quem passar pelo mesmo problema.
  6. Olá, boa tarde pessoal. Fiz um upgrade no meu setup e troquei a placa-mãe por uma TUF B550M-M da ASUS com um Ryzen 7 5700x e dois pentes de memória da kingston fury Beast 3200mhz. Fiz toda a montagem das peças, mas quando ligo PC, ela começa a acender os Q-leds indicadores, entretanto ela trava no led verde de boot e o computador não mostra nenhum vídeo. Todos os leds acendem, as fans giram, mas nenhum sinal de vídeo é mostrado. De imediato fiz algumas pesquisas e tentei realizar alguma das soluções encontradas: Aparentemente a BIOS já veio atualizada, mas decidi novamente instalar a versão mais recente disponibilizada pela ASUS e não resolveu; Pesquisei em fóruns e recomendaram utilizar somente um pente de memória para o primeiro boot, mas também não resolveu para mim; Já verifiquei todos os cabos inclusive o SATA onde está o meu sistema operacional e está tudo ok; Tentei utilizar outra memória RAM e também não obtive sucesso; Reinstalei a placa de vídeo e reconectei os cabos. A única ideia que me restou foi colocar um speaker que tinha aqui, quando o computador é ligado o primeiro bipe é emitido como esperado, entretanto ao acender o Q-led de boot da placa-mãe um outro beep diferente é emitido e não faço ideia do que seja. Segue um vídeo de demonstração: Vídeo Alguém já passou por esse problema ou saberia dizer qual o problema que posso estar tendo? Desde já agradeço a quem puder ajudar
  7. @1lokos No caso uso o computador para trabalho também, então o 5700x vai me servir muito bem, além do mais prezo bastante por longevidade, talvez um processador six cores seja ideal para games atualmente, mas não sei o que esperar da próxima geração de games. Daqui a dois anos talvez um octa-core seja o ideal. Também estive meio pé atras em investir em uma B550m, pois a nova linha dos Ryzen que estão vindo não é mais suportada por ela, então de qualquer forma no quesito longevidade também não valeria tanto a pena a B550m. Muito obrigado pela recomendação, também irei dar uma olhada nessa Mortar.
  8. Opa pessoal, decidi fazer um up no meu setup e vou começar primeiramente pelo processador, RAM e placa-mãe. Pretendo migrar da intel para a linha AMD trocando o meu atual processador por um Ryzen 7 5700x, a placa-mãe será uma ASUS Tuf Gaming, mas estou na dúvida se realmente vale a pena investir em uma B550m ou vou de B450m, que já li em foruns e já vi em alguns benchmarks que ela está levando tranquilo os Ryzen da série 5000, e já economizo alguns trocados para fazer o up posteriormente na placa de vídeo. Gostaria de saber se realmente a B550m tem algum diferencial a ponto de valer a pena o investimento nela ou se a melhor opção realmente seria a B450m, desde já agradeço a quem puder ajudar!
  9. @LucasrodriguesP Provavelmente você está obtendo valores indesejados devido a um erro de digitação quando você atribui valor a variável contaF. Quando utilizamos numeros decimais no código sempre devemos utilizar o ponto ao em vez da virgula, pois o compilador não irá reconhecer que se trata de um número decimal caso utilize a virgula. Nesse caso utilize 0.10 ao em vez do 0,10 Nesse caso foi utilizado o float antes dos números somente para especificar que ele deseja obter um valor em decimal do resultado da divisão, pois na linguagem C quando realizamos operações com números inteiros, o resultado obtido também será inteiro, mesmo no caso em que o resultado da operação seja armazenada em uma variável do tipo float. Nesse caso, tanto o 10 e o 100 são inteiros e ao dividir ao em vez do resultado obtido ser o 0.1 ele será aproximado para 0, pois o resultado seria inteiro caso não fosse especificado o float. Aconselho dar uma lida no tópico 2 desse site Conversão de tipo em C (inteiro e "real") para entender um pouco melhor caso não tenha ficado tão claro.
  10. Boa noite galera! Então, estou buscando um novo headset para ouvir musicas e jogar. Como vocês podem ver pelo título o meu headset é um Hyperx Cloud Revolver S, entretanto em um dia desses acabei saindo de casa e deixei o meu pc ligado, quando voltei soube que tinha faltado energia no meu bairro e ao usar o fone a qualidade estava horrível. Acredito que devido a queda de energia algo possa ter queimado, por isso estou pensando em adquirir um fone sem fio a partir de agora. Como a Hyperx me proporcionou uma experiência perfeita ao longo desses 2 anos e 5 meses de uso com esse headset estive pesquisando outros modelos da mesma marca e acabei por me deparar com esse modelo Hyperx Cloud Flight S, onde vi muitas analises e boas recomendações, entretanto o preço ainda está muito salgado e estou aberto a novas sugestões. Gostaria de recomendações de headsets que possuam uma boa qualidade de som, equivalente ou superior ao Revolver, de preferência sem fio, não precisa necessariamente ser da Hyperx estou aberto a todas as sugestões, desde já agradeço a quem puder ajudar!
  11. Acredito que o problema não sejam as fans, seja do gabinete ou da placa de vídeo, pois regularmente costumo retirar as fans do gabinete para limpar e instalo novamente. Já a placa de vídeo eu consigo controlar manualmente a rotação das fans e setar a velocidade máxima no MSI Afterburner e mesmo assim o barulho ocasionado devido a alta rotação das fans nem se compara a esse que é gerado quando estou jogando. Estive dando uma lida e acabei me deparando com um problema chamado coil whine que geralmente pode ocorrer nas fontes e ocasionar alguns ruídos, pensei que poderia ser esse o problema, mas não achei nenhum vídeo que demonstre um barulho similar a este que está ocorrendo aqui
  12. Boa tarde pessoal, não sei se esse tópico está na categoria correta, mas é o seguinte, a alguns dias tenho notado que quando estava jogando alguns games muito pesados percebia que durante algumas horas o computador começava a fazer um barulho muito alto, não sei explicar ao certo como é o som, mas é muito alto e irritante. A principio pensei que poderia ser o processador, pois ele estava esquentando muito e atingindo quase 100° em alguns jogos. Troquei o cooler box da intel por um aircooler e as temperaturas abaixaram bastante, mas ainda durante gameplays prolongadas em jogos pesados o barulho irritante voltava a aparecer. Por via das dúvidas, realizei vários testes de stress no processador e em todos o barulho não aparecia, entretanto ao realizar testes de stress na placa de vídeo, após uns 50 minutos percebi que o barulho começou. A questão é que estou em dúvida se realmente esse problema está na placa de vídeo, pois em jogos que não exigem tanto dela esse barulho não ocorre, já em tarefas e jogos que exigem bastante o uso da placa por um tempo prolongado, esse barulho começa a ocorrer de forma gradual, ele começa um pouco baixo até se tornar bastante alto. Estive pensando, esse problema poderia ser da fonte? Desde já agradeço a quem puder ajudar. Gravei um vídeo quando tinha acabado de jogar por 1 hora, segue o link: vídeo do barulho
  13. @Imakuni Acredito que não seja a montagem do cooler, pois já retirei, troquei a pasta térmica e instalei novamente Acabei não citando um detalhe, pois achei não ser relevante ao tópico atual, mas como chegamos nesse assunto, quando faço o uso prolongado do computador em jogos que exigem muito do processador e ele acaba aquecendo muito, o computador faz um barulho muito alto, não sei explicar ao certo como seria o som, mas é como se algo estivesse trepidando muito. Identifiquei que o barulho estava vindo do processador, por isso a suspeita que seja o rolamento da fan. De qualquer forma irei realizar os testes com a tampa do gabinete aberta. Penso em um water cooler pois futuramente também pretendo partir para um 5600x. Seria um upgrade também para o meu futuro processador, principalmente os Ryzen que aquecem bastante. Não sei se foge ao foco do tópico, mas acha viável a utilização de um Air cooler? Se sim, possui alguma recomendação de um proporcional a esse WC no quesito desempenho?
  14. Eai pessoal! É o seguinte, estou tendo problemas de aquecimento com meu processador, chega a bater 100° a depender da utilização, como por exemplo jogos muito pesados. Utilizo o cooler box da intel e acredito que seja problemas no rolamento, pois apesar de o cooler box intel não ser uma boa referência de qualidade ele deveria segurar tranquilo abaixo dos 90° no mínimo. Para resolver isso, estou pretendendo adquirir um Gamemax Ice Chill 240mm que já estava olhando a um bom tempo e agora está em promoção. O problema é que estive lendo que não é muito recomendado que a instalação de um Water Cooler sejá feita com a bomba em um nível acima do radiador devido ao acúmulo de ar na bomba. O meu gabinete é um Gamemax ECO G561 Plus e como vocês podem ver nas imagens do gabinete no site, ele não possui espaço para o radiador na parte frontal superior devido ao espaço onde ficam os HDs, dessa forma a unica possibilidade de instalar um radiador dessa dimensão seria da parte frontal central até a parte inferior, nisso a bomba ficaria praticamente no mesmo nível que o radiador. Vocês acham que realmente é viável realizar esse tipo de instalação? Ou devo adotar uma outra solução para o meu problema? Desde já agradeço a quem puder ajudar! Obs: Todas as configurações do meu PC estão na descrição do meu perfil.
  15. @Imakuni Atualizei a BIOS e o problema foi resolvido, apareceu uma nova aba na bios "CPU Power Management", mas não cheguei a mexer em nada, apenas iniciei o windows. Quando testei nos games a frequência ja estava indo normalmente para 4.1GHz, como você disse, a frequência máxima do processador, o unico problema agora é o aquecimento mesmo, como já tinha dito ele chega em média 85 a 90ºC em usos elevados, mas irei limitar um pouco essa frequência no plano de energia ou utilizar um plano equilibrado para não utilizar a frequência máxima em momentos que não são necessários, obrigado pelo apoio! Realmente, a intel não está mais valendo a pena com o preço atual, por isso estou pensando em optar por AMD, de qualquer forma terei que trocar a placa-mãe, não iria utilizar um i7 nessa mobo que estou, pois andei vendo que o VRM dela não suporta o potencial total do processador, pode até funcionar, mas não iria utilizar 100% do potencial dele, provavelmente irei de Ryzen mesmo. Obrigado pelas dicas, vou conferir o 5600x.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...