Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Victor_Silva173

Membro Pleno
  • Posts

    34
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Então, estou quebrando a cabeça para entender o funcionamento desse circuito anexado. É divulgado como EMP Jammer, vendido no Aliexpress como um bobina de Tesla, e eu montei e funciona, ascende lâmpadas fluorescentes e desliga calculadoras. Principal dúvida é como é gerada a alta tensão (o primário tem mais voltas que o secundário), a segunda é porque a alimentação é no emissor e coletor do transistor. Essa última eu meio que resolvi eu mesmo, acho que a indutância dos fios separa a alimentação do circuito, e eu montei com um indutor e deu certo. Anexei o meu circuito modificado também e fotos dele funcionando.
  2. Eu fiz esse circuito tudo em smd, do jeito que mostrei, em em uma bateria de lítio, e usei 3 LEDs vermelhos em série (com resistor) para indicar a que tensão nós drenos são maiores que 6v, quando os leds apagam com uma carga que os mosfets começam a esquentar (tem 0.1 ohms de resistência a 10v), para minha surpresa, dei vários mal contatos e sempre ligou e sem queimar ou fechar curto com dois mosfet ligados ao mesmo tempo, então pareceu bem confiável desde jeito. valeu ai por responderem, vou testar outros circuitos para ver qual é mais eficiente e seguro. A parte divertida é sempre tentar algo novo e ver se dar certo, não existe satisfação maior quando algo funciona perfeitamente como foi planejado.
  3. É basicamente o circuito da imagem, o problema que ele trabalha com a alimentação separada pelo o indutor da entrada, então a tensão no capacitor excede facilmente a tensão de entrada, e é isso que eu quero saber, já que estou ligando o gate dos mosfets diretamente no capacitor, se a tensão passar de 20v, o mosfet queimará, quero alguma forma de saber qual irá ser a tensão no capacitor para determinada tensão de entrada, é um circuito ressonante, então tem várias formulas, mas n achei nenhuma que diz o que determina a tensão nesse circuito. o circuito funciona basicamente mantendo a ressonância do capacitor/indutor, quando a tensão fica próxima a zero que o outro mosfet liga, e mantém o outro desligado até ser desligado novamente, muita corrente fica indo e vimos entre o capacitor e indutor, mas os mosfets só adiciona corrente para compensar as perdas do circuito ressonante, então consome pouca corrente se usar os componentes corretos. (acho que é assim que funciona o circuito) Por exemplo, nos meus testes, sempre vai ficar em torno do valor de π vezes a tensão de entrada, mas deve haver uma fórmula, já que parece ser algo constante, eu n manjo de fórmulas nem nada, só me baseio entendendo como funciona e testando o que acho que irá funcionar.
  4. estava fazendo um circuito ZVS comum, mas queria ele para uns 3,7v, uma bateria de lítio, só que eu n posso usar mais o mesmo design pois a máxima tensão é 4,2v, não é suficiente para ligar completamente o mosfet, então retirei os diodos do circuito e mudei os resistores de lugar, ficando cada um ligado no dreno do outro mosfet, invés de ficarem ligado na entrada positiva. Para minha surpresa funcionou perfeitamente. Mas o que eu quero saber, é qual a fórmula que diz qual a tensão máxima do circuito ressonante, eu acho que é por volta de umas 3 vezes a tensão de entrada, mas quero o valor exato para ter garantias que não vou passar da tensão máxima do gate do MOSFET, eu sempre multiplico a tensão por π, e sempre dá um valor bem perto da realidade, mas n seu qual fórmula é usada. anexei um circuito muito similar, o meu só tem uns resistores de baixo valor nos gates, fora isso tá tudo igual.
  5. Foi mal pela falta de habilidades em edições, mas o circuito completo fica como na imagem abaixo, os dois são ligados na entrada, no caso do painel solar. O circuito do qual eu apresentei funciona como um divisor de tensão no gate do mosfet, mantendo ele fechado à tensões acima de 17 (por conveniência), e quando a tensão abaixa para menos de 17, o mosfet começa a abrir e deixar passar corrente pelo led que vai ao feedback do step down, diminuindo o chaveamento do mesmo, aliviando a consumo e aumentando a tensão de entrada até o mosfet fechar e deixar de passar tensão no feedback. É o mesmo principio para circuito de corrente contante, mas nesse caso é tensão de entrada constante, melhorando a eficiência do step down nesse caso, onde o painel fornece uma corrente limitada. eu gosto de experimentar vários circuitos para aprender sobre, já testei isso com comparadores e não tive resultados bons, como ele fazia tudo de forma meio digital, fazia muito ruido, esse circuito funciona de forma linear e estável. No meus testes, com tensão de entrada ajustada para 16,5, e na saída 12,6, dia nublado, painel fornece no máximo 1,1A, coloquei uma lâmpada de 20w automotiva, consome +-2A, conectando direto no painel ela mal ascende no dia nublado, tensão cai para menos de 2v, com todo o circuito ela ascende fortemente, mantendo os 16,5 na entrada mas só uns 5v na saída, no sol forte o painel consegue ascender a lampada por si so a uns 4-6v mas com o circuito a lampada ascende a uns 9-10v quase em brilho máximo, poderia conseguir mais se eu tivesse menos resistência de fio, ja que são 20m de fio vindo do painel, tem uma resistência enorme, que impede do circuito puxar mais corrente sem que a tensão caía, mas isso pode ser resolvido com um fio mais curto e grosso. é um resistor de alto valor, mesmo que tenha um consumo constante, são apenas alguns poucos ma, o divisor de tensão eu uso valores muito altas, ja que o gate é basicamente um capacitor, e eu só preciso de pouca corrente para conseguir um valor acima de 1,2v, se fosse uma painel de baixa corrente, tipo menos de 500ma, não faria sentido algo assim, ganhos seriam muito pouco ou nenhum, mas para altas potências eu poderia ganhar muito mais, principalmente se for um painel de 36v ou dois de 18 em série. ah, e por sinal, com comparadores isso não funciona, eles fazem o step down instável e faz ruídos de chaveamento, já que ele manda muita tensão repentinamente, ele desliga o buck, invés de reduzir o duty cycle, com o mosfet trabalhando de forma linear, não há instabilidades no chaveamento.
  6. @.if mas é isso, só um step down não funciona, o painel tem corrente constante, se o regulador step down pegar mais corrente que o painel aguenta, a tensão baixa e perde eficiência, esse circuito vai para o pino feedback do step down para manter a tensão do painel constante, no meu caso por volta de 17v, caso não use esse circuito o step down, desce a tensão do painel até uns 13v, sendo que sai 12,6 para as baterias. Controladores mppt acham a tensão ideal para maior potência. Esse circuito não tem um desempenho de um mppt, mas chega perto, eu tive ganhos de ±uns 15% em corrente usando isso, posso ganhar mais se eu reduzir as perdas do cabo do painel solar, já que está muito distante.
  7. @alexandre.mbm No caso estou com uma placa de 20w, bem pequena, backup no caso seria para quando, se por algum motivo o mosfet n fechar e passar muita tensão para o feedback, danificando o ci da placa Buck. estou usando um módulo Xl4016e1 e no pino de feedback eu conecto esse circuito. Eu só tinha visto no YouTube uma única vez a aplicação desse circuito, aí copiei basicamente igual, só algumas modificações já que n tem muitos componentes, n sei mais qual o vídeo, nunca mais achei. Eu já tinha feito por mim mesmo com Op amps meu próprio circuito, mas ele fazia um ruído estranho e ficava oscilando, pois o ganho era muito alto, ai era basicamente algo digital, com esse circuito é mais analógico e estável, já que fica basicamente no limiar de acionamento do FET.
  8. Eu tenho uma placa solar pequena somente para carregar uma bateria para variados usos, mas a placa tem uma potência muito baixa, e quero extrair o máximo de potência possível ao mínimo custo. Não vou usar um controlador mppt por ser exagero para algo pequeno, então comprei um regulador buck para extrair mais potência do painel solar, que é e 18v, para uns 12v da bateria de lítio, mas não funcionava n importava o que eu fizesse, então vi que a tensão do painel abaixava ate a tensão da bateria e o regulador n fazia praticamente nada, ai eu comecei a pensar como fazer funcionar, e fiz vários circuitos,com op amps mas era muito instáveis, ai cheguei num circuito que funciona melhor até agora, na imagem anexada tá aí: Não é um Mppt mas aumentou um pouco o desempenho do painel, ajustando o potenciômetro, mantem uma tensão constante na entrada, o led de carga da saída é um um meio de backup, pois o feedback é por volta de 1,25v. Se alguém tiver um circuito melhor para tirar mais eficiência do painel, por favor indiquem, eu até pensei em em colocar um resistor variável com temperatura no painel para corrigir a queda de tensão com a temperatura, mas fica muito complicado de fazer. Quem quiser usar esse circuito pode usar um 7805 para alimentar o feedback em vez do resistor e os valores podem mudar dependendo do circuito do regulador buck. Em um painel com tensão mais alta deve ser bem melhor usar esse circuito. Enfimm só vim compartilhar isso pois deu trabalho para eu achar essa solução além de eu n vê ninguém usando algo parecido com isso, só em um vídeo gringo que vi algo assim.
  9. Já olhei o datasheet, ele tem RDSon de 68m ohms, e Gate até 20v adicionado 2 minutos depois Ele tá subindo de 12v para 52v agora com 80% de eficiência, mas quero subir para 120dc, vou usar um transformador pequeno, retificar e colocar para o feedback do IC, só espero que fique estável adicionado 9 minutos depois O chip é o uc3843a, com um regulador linear para 10v, o que ajuda a não descarregar a bateria...
  10. @Isadora Ferraz o problema que não tenho um mosfet de baixa resistência e alta tensão, e quero subir para em torno de 100v no circuito step up com indutor, quando o chip que controla o Gate SE perde c o feedback a tensão sobe para os 80-90v por isso estou perguntando se não há problema em um step up de 100v com mosfet de 65, para cargas de até 80w
  11. Tenho um boost converter aqui, e eu decidi aumentar a tensão dele, nisso acabei queimando o diodo schottky, mas já troquei por um de 200v, de rápida recuperação, mas a dúvida está no Mosfet, ele é de 65v, então só fiz a tensão subir até 45-50v, mas o Gate é controlado por um chip, e só vai 10v no Gate. Minha duvida é: posso aumentar a tensão até que tensão sem queimar o mosfet?
  12. @Eder Neumann Tirei o CI e os botões, limpei e soldei novamente, mas o problema continua, não há sinais de oxidação nem de umidade, além de q o lado q finciona só funciona até certo volume, depois disso começa a chiar, o que não acontecia antes... adicionado 6 minutos depois Queria acrescentar algo, conectei na porta do meu computador, o pc não reconheceu, má o som voltou depois disso, acho que esse ci eh programável, pois no computador aparece o nome mas não instala o drive... não sei se vai continuar assim, mas deve voltar, não é a primeira vez que acontece isso...
  13. Tenho um fone bluetooth daqueles bem vagabundos, mas a placa dele eu coloquei num fone com fio de qualidade ok que tinha aqui, e uma bateria maior que dirá uns 3 dias de uso continuo. Após um tempo (uns 5 meses) começou a surgir problemas, fone travando, não respondendo aos comandos, mas nada frequente, só que agora está sério, nunca vi isso, ele tá só funcionado um lado, e o outro fica com uma frequência de 0 à 20khz em loop, e o lado que funciona fica dando umas aumentadas de volume até o som ficar estourado e depois volta, mas o lado que fica dando um loop com as frequências não para... Alguém sabe o que pode ser, ele só tem um chip, nenhum transistor nem nada, um chip único e 3 botões... 28 de out 7.46 AM.zip
  14. Antes dava trabalho para ligar, entrava em suspensão e não saía, dps que atualizei voltou ao normal, menos a bios, mas ta funcional dnv, só pra formatar q vai ser problema, porque n pega dvd, só 3 USB ... adicionado 1 minuto depois Acabei de tentar e n foi, vou dx assim mesmo, tá ligando então tá jóia
  15. Antes de atualizar a BIOS entrava, agora o Windows só inicia, mesmo apertando F10 (q era a tecla) n vai, já apertei del e f2 também, todas as teclas f eu apertei, n vai, só aparece a logo Hp e entra direto no windows

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...