Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marcohistorico

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. entendi a medida do possível, vou tentar implementar as dicas tambem deixei de comentar que estou usando diodos de proteção contra tensão reversa no motor e no relé
  2. A fonte que estou usando é uma daquelas tipo colmeia. Não acho que está sobrando espaço pra adicionar outra. O relé é de 12v mesmo E o motor é 12v, com menos de 1A Mas quanto a filtrar os ruídos... Os capacitores não teriam essa função?
  3. Eu estaria regulando a tensão para um arduino, então, acho que apenas o esquema da esquerda serviria. A questão da proteção é que a mesma fonte 12v vai estar ligada em um relé e um motor. Nestes, acredito que tenho obrigação de colocar um diodo antes de cada um, seria isso?
  4. Obrigado pela resposta! Já testei. Funcionar, funciona. Fico pensando se estou sobrecarregando o componente. Sou muito leigo em eletrônica. Você poderia me dizer porque o da esquerda não seria o correto? Ou qual seria a função do doido naquele lugar?
  5. Olá amigos Estou usando um regulador de tensão 7809 para reduzir de 12v para 9v Quero colocar um diodo para proteger alguma corrente reversa, mas não sei onde ele deve ficar. Se eu usar o modo da direita, na verdade, a corrente vai ser de 11,3v porque o diodo diminui em 0,7v. Não sei se isso será um problema. Alguém poderia me dizer qual é o local correto de por esse diodo? Obrigado!
  6. Seria possível o capacitor de 470uF ter puxado uma tensão reversa do arduino? Eu estava pensando em adicionar um diodo em cada equipamento. Será que este poderia ser o problema?
  7. Sim, a alimentação é por ali. O dc+ e - que fica nos bornes são para o sinal. É possível usar a alimentação do sinal para ativar o relé (deixando os jumpers), mas aí perde-se a função do optoacoplador. É bom frisar que os relés funcionaram normalmente.
  8. Olá Isadora. Acho que eu não soube me explicar. A fonte alimenta 3 coisas: - o arduino - o motor - os pinos de alimentação dos relés (não os pinos de sinal). Os relés tem optoacoplador Vou fazer por partes! MOTOR Conectei o motor diretamente à fonte 12v. Mas vale dizer que sequer cheguei a liga-lo. Ele até passa por uma das saídas de um relé (COM e NO) que serve de interruptor, mas não é o problema. ARDUINO Liguei pelo plug P4 diretamente à fonte 12v. RELÉS NÃO são alimentados pelo arduino. O arduino controla APENAS O SINAL do relé. Estou alimentando os relés através do 7805. Sai um fio da fonte 12v, passa pelo regulador e vai para os relés Conectei nestes pinos destacados em verde (sem os jumpers). Então ficou assim: Acho que agora me expliquei melhor! hehehe Só não vale tirar sarro de meu esqueminha tosco. Sou aprendiz de iniciante!!!
  9. Bom dia amigos! Sou leigo no assunto e já acabei fritando o regulador de tensão do meu arduino (espero que seja só isso). Então estou recorrendo a vocês. A imagem é o problema. Tenho uma fonte de 12v e quero ligar vários aparelhos em tensões diferente. Até então tinha ligado os relés com um regulador de tensão 7805 e dois capacitores, 470uF e 100uF. O resto, liguei direto da fonte. Sequer liguei o motor e já resultou na queima do arduino. O que fiz errado? Como devo fazer essa ligação? Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...