Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lugu9

Membro Pleno
  • Posts

    102
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que lugu9 postou

  1. @Razzee Gostei das sugestões, vou dar uma olhada em alguns modelos de dissipadores e acredito que vou encontrar algum que me agrade, obrigado pela ajuda!
  2. @Razzee Interessante, sobre o segundo ponto você destacou que nem todo pente de 4GB vai funcionar, isso se deve por conta da capacidade dos chips da memória, como no caso da Kingston HyperX Blu que citei no início do tópico, pelo fato dos módulos dela serem de 512MB? Ou essa incompatibilidade acontece por causa da construção do pente ser em single-sided, e somente pentes double-sided iriam funcionar corretamente? Acho que só mais essa questão mesmo que ficou um pouco confusa ainda pra mim, de toda forma você mantém essa sua posição inicial abaixo, correto? Memória Kingston utilizada pelo cara do post Atualização de meu comentário: dando uma pesquisada aqui no fórum encontrei o post de um cara com um problema de inicialização justamente com um modelo de memória single-sided da Kingston. Pelo visto não há o que ser feito nesse caso mesmo, memórias single-sided não vão funcionar de jeito nenhum pra essa placa-mãe, acho que vou precisar perder mais um tempinho procurando por algum modelo 4GB compatível que tenha um design interessante. Você teria alguma sugestão em mente de um modelo que eu possa garimpar pela OLX ou ML? Explicação mais detalhada para quem porventura estiver interessado no assunto.
  3. Sim, de fato, mas de toda maneira o máximo que cada canal de memória na placa-mãe poderia suportar iria ser 4GB, justamente pela limitação em 16GB que a placa-mãe possuí. Só que ainda permaneço um pouco confuso quanto ao funcionamento dessas memórias, recapitulando então pra ver se consigo entender tudo: Minha placa-mãe não suporte pentes que tenham 128MB por chip, ou seja, um pente de 1GB com 8 chips de 128MB não é suportado. Pentes que possuam capacidade de 8GB e acima disso também não são suportados por conta da limitação do chipset P45, já que o máximo que cada slot pode comportar é 4GB. Agora entra no que fiquei em dúvida: o manual fala dos chips de 128MB não serem suportados, ele estabelece esse limite justamente considerando que na época não haviam capacidades maiores do que essa, certo? Ou seja, 256MB, 512MB, nenhuma memória com essas densidades nos chips iria funcionar?
  4. @Razzee Acredito que tenha interpretado errado mesmo, até cogitei que essa limitação a partir de chips de 128MB fosse se estender para chips com capacidades maiores, o que por si só é bem lógico, mas de toda maneira queria a opinião de pessoas com mais conhecimento por que não entendo muito bem sobre essas configurações específicas. Meu conhecimento sobre informática e hardware é vasto como um oceano, mas profundo na mesma proporção da fundura de uma piscina pra criança.
  5. Boa noite, tenho uma placa-mãe P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n, gosto desse tipo de hardware mais antigo e quero utilizar o máximo potencial que essa tecnologia ultrapassada pode oferecer. Encontrei um anúncio vendendo 4 pentes da memória Kingston HyperX Blu, cada um com 4GB DDR3 1600Mhz, e eles serviriam perfeitamente na minha placa-mãe, já que ela tem 4 slots e capacidade máxima de 16GB DDR3. Nesse momento estou apenas em dúvida sobre a compatibilidade entre esses dois componentes. Eu queria comprar essas memórias pelo design delas e também por causa da cor azul vívida do dissipador que combinaria bastante com o dissipador da placa-mãe. Pelo que li no manual da placa-mãe ela é incompatível com pentes que tenham 128MB em cada um dos chips da memória, esse modelo da HyperX tem 512MB por chip, então acredito que não haverá incompatibilidade nesse sentido. De toda forma, vocês saberiam me dizer se a chance de ambas as peças serem incompatíveis é grande?
  6. Tertz Comercio de Eletronicos Ltda - Reclame Aqui Difícil de dizer, há pouca informação disponível no Reclame Aqui.
  7. Sendo bem sincero, não vale a pena. O preço que a assistência vai cobrar muito provavelmente irá ser meio caro, a não ser que você conheça o dono de uma e tenha amizade com ele. Outra coisa, 300 reais é um valor razoável até, mas se procurar bem você encontrar o modelo Slim por preços melhores, ainda mais por que o PS2 foi o console mais vendido na história, então você acha ele por aí que nem água, todo lugar tem alguém vendendo um. Se eu fosse você arrumaria esse console por conta própria, pois se é somente um problema de leitor basta comprar um novo e substituir, daí basta pesquisar no Youtube como realizar essa troca. Nisso você vai ter uma relíquia do hardware pra guardar como recordação e jogar de vez em quando pra matar a saudade, mas aí vai de você também.
  8. A Zotac é uma marca confiável sim, foi fundada em 2006 e desde aquela época sempre mostrou muita qualidade e robustez nos seus produtos. Comparativamente com outras marcas ela acaba não sendo tão famosa aqui no Brasil, mas isso não significa que seja uma marca ruim por conta disso. Então no seu caso em específico não há motivo para escolher uma placa ao invés da outra se baseando exclusivamente no fator "marca". Sendo assim, vamos analisar os quesitos de hardware e construção de cada modelo. ASUS DUAL RX 5600 XT EVO TOP ZOTAC RTX 2060 Ao que tudo indica ambas as placas estão totalmente pareadas, e eu acredito que em alguns jogos o modelo da ASUS pode levar uma ligeira vantagem por conta que alguns games preferem as placas da AMD, não que isso seja uma regra, é mais uma exceção, mas é sempre bom deixar isso em evidência. Agora imagino que você deva estar se perguntando: como a RX está pareada com a RTX sendo que o colega acima disse que a RTX era melhor? Muito simples, na verdade a RTX 2060 na sua versão base é melhor do que a versão base da RX 5600 XT, mas repare bem nas configurações técnicas da RX que deixei anexado nos links acima do site do TechPowerUp. As imagem da esquerda são da RX, enquanto as da direita são da RTX. Esse modelo da ASUS vem com um baita overclock de fábrica, e com isso ela consegue ficar pau a pau com a RTX e em alguns quesitos ser até melhor do que ela. Considerando todas essas informações, o veredito sobre qual placa escolher vai ficar ao critério do que é mais conveniente pra você. Primeiro ponto: Tamanho da placa A RTX é consideravelmente mais compacta que esse modelo da RX, então isso vai depender do seu gabinete. Segundo ponto: Estética Eu particularmente acho o modelo da ASUS muito mais bonito que o da Zotac, mas essa preferência varia de pessoa pra pessoa. Terceiro ponto: Vendedor você vai precisar lançar o verbo pra esses vendedores do ML e pedir vídeos mostrando o funcionamento da placa antes de você comprar., e até mesmo negociar o valor da placa pra ver se tem como conseguir algum desconto. Quarto e último ponto: Localização O cara da RX é lá do DF, enquanto o outro da RTX é lá de São Luís do Maranhão. Veja qual deles mora mais perto de você e analisa também o valor do frete. OBS: O cara da RTX é de São Luís, uma cidade costeira, e não sei se você sabe, mas hardware e cidade costeira não combinam de jeito nenhum! A possibilidade de oxidação é altamente maior por conta do sal marinho que permanece na umidade do ar, então esse é outro detalhe que você também deve levar em consideração, mas pelo que está visível o estado de conservação da RTX não apresenta nenhuma preocupação.
  9. @Venysmar Era o esperado mesmo, mas compra o modelo de processador que eu te indiquei que aí é sucesso. Até mais
  10. @Você Segue abaixo o teste feito no modelo de 750W da Core Reactor pelo TecLab:
  11. @zmatheusz Se a sua placa-mãe não estiver apresentando nenhum problema não há motivo para fazer a atualização da BIOS. Na verdade você corre o risco de piorar o desempenho do seu computador tentando instalar uma BIOS que nem sempre pode funcionar, ainda mais baixando de site paralelos, que acaba sendo a única opção quando a fabricante da placa-mãe não disponibiliza a BIOS em um site oficial. Eu tentei encontrar a BIOS dessa placa-mãe e o mais próximo que achei foi nesse post, mas o link de download já não apresenta mais o arquivo pra ser baixado.
  12. @TanTalus Ska Drin Já ouvi falar de casos em que a placa-mãe estava muito suja com poeira e não ligava de maneira nenhuma. Depois de lavada com água e detergente (de preferência neutro), além de uma secagem no sol durante alguns dias (essa é a parte mais importante) a placa-mãe voltou a funcionar. Por mais que seja contra intuitivo, não existe nenhum problema em lavar a placa-mãe se ela estiver muito suja, na verdade acaba sendo o recomendado, pois com a lavagem você remove toda a sujeira acumulada com muito mais facilidade e agilidade. Todavia, é importante salientar que a partir do momento em que você lava a placa-mãe, é preciso deixar ela no sol por pelo menos uns 3 dias, pra garantir que qualquer umidade evapore e não permaneça na placa. Depois disso, é testar e torcer pra que volte a funcionar. Uma dica é jogar álcool isopropílico logo depois de lavar a placa nas partes em que a umidade pode acabar se acumulando, por que o álcool vai remover a umidade dali e logo depois secar, garantindo que toda a umidade foi retirada. Entretanto, como você mesmo disse que a placa-mãe estava fedendo a urina e fezes de gato, há uma grande chance de que ela já tenha sido danificada. A urina é um elemento corrosivo, e dependendo do tempo de exposição que essa substância teve com a placa o dano na PCB já pode ser irreversível. A própria trilha impressa no PCB pode ter sido corroída pela urina. De toda forma, recomendo você deixar a placa secando pra depois testar e validar se ainda funciona, as vezes o inesperado acontece não é mesmo? Boa sorte com isso aí. OBS: Não seque a placa-mãe com um secador, as bobinas eletromagnéticas que tem dentro do aparelho podem danificar os componentes da placa, eu não arriscaria.
  13. @Gustavo Chikzy Eu compraria. Vale muito mais a pena gastar pouco comprando alguns dissipadores ao invés de trocar a placa-mãe, e como você mesmo disse os VRMs só fritaram por conta do uso de 100% do processador. Em situações casuais é difícil do processador chegar nesse estado. Sem contar que através do segundo método você não vai gastar nada, só vai perder um pouco do poder de processamento do CPU, mas dá pra dosar essa questão do quanto você vai subtrair do desempenho pra ganhar em redução de calor. Tente executar os dois métodos que eu te falei e é quase certo que os VRMs não vão sofrer por superaquecimento. Compre e seja feliz, mas faça por sua conta e risco, a decisão de toda forma continua sendo sua e não minha. Boa sorte.
  14. @Venysmar @TanTalus Ska Drin De acordo com o site da Intel ambos os processadores pertencem ao mesmo soquete, logo, acredito que a compatibilidade da sua placa-mãe com o i7 3632qm deveria ser possível em teoria. Intel Celeron B800 Intel Core i7-3632QM Todavia, há um pequeno detalhe que pode acabar se tornando um empecilho para a troca do processador. O Celeron (Sandy Bridge) é do ano de 2011, enquanto que o Core i7 (Ivy Bridge) foi lançado mais de um ano depois, então não sei se por conta desse detalhe a placa-mãe acabe sendo incompatível com o Core i7 por ele ser um processador mais recente. https://www.userbenchmark.com/System/Samsung-RV419RV420/13429 Pesquisando pela web encontrei somente a compatibilidade da placa-mãe com processadores que foram lançados em 2011, nenhum deles é de 2012, se houvesse algum de 2012 seria um sinal que os modelos mais recentes poderiam funcionar no notebook. Encontrei também a lista de compatibilidade de cada processador, e ainda que os dois tenham o mesmo soquete aparentemente não existe compatibilidade. Segue abaixo as imagens: i7-3632QM Celeron B800 Se ainda for possível cancele a compra. A chance de funcionamento é muito improvável, e mesmo que funcione há a possibilidade de que o processador não tenha todo o seu desempenho liberado. Caso não seja possível cancelar a compra, recomendo você atualizar os drivers do chipset do seu notebook, talvez isso faça com que o i7 seja reconhecido. É realmente puro acaso se a compatibilidade existir, boa sorte. Segue abaixo o site da Samsung onde consta o download dos drivers: https://www.samsung.com/br/support/model/NP-RV419-CD1BR/#downloads Se você conseguir cancelar a compra recomendo comprar o i7-2630QM. Atente-se que o TDP dele é 10W maior que o do seu Celeron, então utilize uma pasta térmica de qualidade para ajudar na dissipação de calor. Fora isso deve funcionar perfeitamente.
  15. @Gustavo Chikzy Esse é um dos problemas mais complicados das placas-mães de entrada. Elas não foram feitas pra aguentar os processadores mais potentes, já que a quantidade de fases e a qualidade da construção nos VRMs acabam sendo bastante limitados como uma forma de baratear o custo. Infelizmente não há muito o que possa ser feito, mas existem duas possibilidades que podem ajudar a reduzir o aquecimento nos VRMs da sua placa-mãe. 1ª possibilidade: é colocar dissipadores de calor nos VRMs. Dessa maneira você consegue uma dissipação melhor do calor gerado nesses componentes e isso evita que eles fritem ao ponto de comprometerem a saúde da placa-mãe. Para informações mais detalhadas sobre o assunto acesse os dois vídeos abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=6qpHhiJ1tAY https://www.youtube.com/watch?v=dy1AwaqhV4M 2ª possibilidade: é fazer um undervolt ou underclock no seu processador para reduzir o consumo energético dele. Dessa maneira você reduz a quantidade de energia que o circuito de VRM precisa gerenciar, evitando que ele fique sobrecarregado e acabe superaquecendo. Aviso importante: sempre pesquise e obtenha o máximo de informação possível antes de alterar a tensão ou o clock do processador. Eu não sei como esses procedimentos de undervolt e underclock funcionam, então preste muita atenção no vídeo que deixarei aqui embaixo, e além disso procure outras fontes de informação para lhe garantir um resultado seguro caso você siga adiante com esse método. Acesse o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=SOujgqNRQVk
  16. @VictorLD Dá uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bvVtAWLkVds Pelo o que eu percebi ainda tinha espaço pra colocar os pentes nos dois slots que ficam mais próximos ao soquete, então acredito que seja possível utilizar um cooler com até duas fans dependendo de qual for o modelo. Depois assiste esse outro vídeo que ele fez falando sobre o cooler: https://www.youtube.com/watch?v=aUuyx74MmKQ O cooler que ele utilizou antes não conseguiu resfriar bem o processador, mas o modelo Redragon Thor conseguiu.
  17. @myuna1 GTX 650 sem sombra de dúvidas. É uma placa mais recente que a GTX 550 Ti, possui uma litografia mais refinada, o seu consumo energético é quase metade que o da outra. Para uma análise mais detalhada sobre as características de cada placa acesse o site Techpowerup. Segue abaixo o link de cada modelo nesse site: GTX 550 Ti GTX 650
  18. Coloquei toda a configuração do seu computador no site Power Supply Calculator e esse foi o consumo total da sua máquina enquanto utilizando ela para tarefas básicas, sem qualquer tipo de gaming ou renderização pesada. Em 2020 o Adrenaline fez um teste com a RTX 3080 (stock) em um PC com um Core i9 9900K a 4.7GHz e o consumo ficou próximo aos 500W. ASUS TUF RTX 3080 Techpowerup Esse TDP da placa de 320W é o consumo energético máximo que ela pode atingir estando em stock. Ela só vai atingir esse consumo quando algum jogo ou aplicação pesada estiver rodando e precisando da potência total da placa de vídeo. Ou seja, se você não utilizar o PC pra rodar algo que seja muito exigente o consumo energético vai permanecer baixo, e a sua fonte vai conseguir entregar a energia necessária pra RTX 2080 sem nenhum problema. Outra coisa, a recomendação da fabricante de 700W só existe na verdade pra garantir uma folga. Não necessariamente é preciso utilizar uma fonte de 700W. Tudo vai depender da qualidade e eficiência da fonte e do quão bem ela consegue entregar a energia para os componentes do PC. Resumindo: eu acredito que você possa utilizar a placa sem correr nenhum risco, desde que não utilize pra nada que vá requerer muito desempenho do computador. Como a sua intenção é trocar de fonte, acredito que ficar um tempo sem jogar nada pesado não seja algo impossível. Caso queira mais visões sobre o assunto dá uma olhada nesse outro post que fizeram aqui no fórum: Sobre qual fonte você deveria comprar pra usar com a placa, eu recomendo fortemente a XPG Core Reactor de 850W. É uma fonte pra vida toda, no mês de junho se não me falha a memória ela entrou em promoção e estava pela bagatela de R$540,00. Como você tem uma quedinha pela Corsair outros dois modelos que podem suprir a sua necessidade são a RM 750x e a RM 850x.
  19. @F.Barros58 Eu tenho essa mesma placa-mãe e utilizo nela uma GTX 750 OC da Gigabyte. É uma placa de vídeo que combina muito bem com os processadores do soquete 775 na minha opinião, você tem um ótimo equilíbrio entre o poder de processamento da GPU com o poder desses CPUs mais antigos. Por causa desse equilíbrio o gargalo entre o processador e a placa de vídeo não existe e você tem o máximo de aproveitamento de ambos os componentes em conjunto. Se você quiser um pouco mais de potência na GPU recomendo pegar uma GTX 750 Ti (ela é um pouco mais forte que a 750, mas nada tão fora da curva) então continua sendo uma opção interessante pra parear com um Core 2 Quad por exemplo. https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-GTX-750.c1986 https://www.techpowerup.com/gpu-specs/gigabyte-GTX-750-oc.b2766 A GTX 750 entrega um desempenho potente, consome pouca energia em comparação com outras placas do seu nível, não faz quase nenhum barulho e é compacta. Normalmente você encontra ela sendo vendida pelo internet na faixa dos 300-450 reais. Eu não pagaria mais que R$400 nessa placa nos dias de hoje, então fique atento aos preços. Existem outros modelos que também rodam bem com a sua placa-mãe, por exemplo: GTX 650; GTX 650 Ti; GTX 550 Ti; GTX 560 Ti; RX 550; GT 1030; HD 6950; HD 6850; HD 5830. O melhor lugar pra encontrar essas placas por um preço legal é na OLX, mas é importante que você faça uma boa pesquisa, acima de tudo analisando e comparando os preços de vários vendedores com calma até que você encontre uma boa oferta. Recomente você colocar um pente de 4GB DDR3 no lugar do seu pente de 1GB, dessa forma você vai ter 8GB ao invés de 5GB. Pra você conseguir um melhor desempenho em jogos e em multitarefa o ideal é substituir esse seu Pentium por um Core 2 Quad ou um Xeon 771 que necessariamente seja quad-core. Dá uma conferida em todos os processadores suportados pelo soquete 775: https://www.cpu-list.com/cpu-list-lga775-lga771/eng/ Processadores que a sua placa-mãe suporta: https://www.ASUS.com/br/support/CPU/1/22/64/20/1MugFEjlpNmtcZzw/
  20. Realmente, o ideal seria monitorar a temperatura com um termômetro externo, o problema é que eu não tenho nenhum no momento. Sobre a solução térmica eu utilizo a ZF-12. E sobre o uso da CPU, ele está se mantendo nessa faixa ao decorrer da gameplay, variando de 60% até 90%, ficando em 80% na maior parte do tempo. Você sabe se existe alguma diferença da temperatura nos cores do processador pra temperatura geral dele? Talvez seja isso, eu definitivamente não faço ideia.
  21. Estou utilizando um Xeon L5420 modificado para o soquete 775. Tentei fazer o processo de instalação de microcodes na BIOS da placa-mãe (ASUS P5G41T-M LX/BR), mas aquela mensagem de liberar o poder total do CPU continuava aparecendo mesmo depois da instalação. Resolvi deixar como estava por que não afetava em nada no funcionamento do computador, já que o processador era reconhecido pela placa-mãe e os jogos rodavam normalmente sem nenhum problema. Hoje baixei o GTA V e fui logo testar o desempenho do meu hardware no game. Instalei o MSI AfterBurner pra fazer o monitoramento dos componentes, e percebi que a temperatura do CPU estava chegando quase na casa do 80º, um valor preocupante por que esse Xeon L5420 tem um TDP de somente 50W, ele consome muito pouco, e por essa lógica deveria esquentar menos também. Resolvi confirmar as minhas suspeitas abrindo o HWMonitor pra conferir se os valores de ambos os programas eram os mesmos. Analise a minha placa de vídeo (GTX 750) e todos os valores de temperatura e uso da GPU estavam coerentes nos dois programas, mas o processador não. No AfterBurner acusava 83º, enquanto no HWMonitor os quatro cores estavam em uma temperatura abaixo de 55º. Não sei o que exatamente está causando isso. Será que é somente um erro de leitura no AfterBurner por causa da adaptação do soquete 771 pro 775? Qual dos dois programas está apresentando os valores corretos? Me ajudem por favor. Segue a imagem comprovando o que eu expliquei:
  22. @Tiberio Entendi, realmente vale mais a pena então investir um pouco mais e pegar a Core Reactor, é uma fonte pra uma vida toda no fim das contas. E sobre a GTX 690, sim, é uma placa antiga por que é de 2012, mas continua sendo uma peça de hardware sensacional, ainda entregando um desempenho muito bom em jogos de 2015 pra baixo. Mas eu comprei por ser uma placa muito colecionável, e também por que não é todo dia que você encontra uma por 500 reais.
  23. Ontem comprei uma GTX 690 por R$500 no Mercado Livre e fui perceber que a minha fonte (uma Seventeam ST-620PAF) não possui dois conectores PCI-Express de 8 pinos dos quais a placa de vídeo precisa para ser alimentada. Essa fonte na verdade possui os dois conectores, mas cada um com somente 6 pinos. Eu já tinha a intenção de trocar a minha fonte, e gostaria que me dessem opiniões sobre algumas fontes que encontrei pesquisando pela web. Minha configuração: Placa-mãe: ASUS P5Q3 Deluxe Processador: Intel Core 2 Duo E8400 Futura placa de vídeo: GTX 690 (consumo de 300W em full load segundo a fabricante, sendo recomendada uma fonte de no mínimo 700W) memória RAM: 2x2GB DDR3 Corsair Armazenamento: 1 HD de 320GB e dois SSDs em raid0, cada um com 60GB Fontes que achei por um preço interessante: https://www.kabum.com.br/produto/132438/fonte-ocpc-gd650m-650w-80-plus-gold-full-modular-110-240v-ocpsgd650m https://www.kabum.com.br/produto/96855/fonte-nox-urano-750w-80-plus-bronze-230v-nxurvx750bz https://www.kabum.com.br/produto/118356/fonte-nox-hummer-x-650w-80-plus-gold-modular-nxhummerx650gd Também estou considerando comprar uma Core Reactor usada na OLX, encontrei um anúncio de um cara vendendo o modelo de 850W por 500 reais. De todas essas opções, qual delas é a melhor?
  24. @MiRaGe A69Z Você venderia o seu processador qx9770? Quanto pede?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...