Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lugu9

Membro Pleno
  • Posts

    102
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de lugu9 em Onde encontro a BIOS da placa-mãe Philtronics P7V800-M V1.0? foi marcado como solução   
    @zmatheusz Se a sua placa-mãe não estiver apresentando nenhum problema não há motivo para fazer a atualização da BIOS. Na verdade você corre o risco de piorar o desempenho do seu computador tentando instalar uma BIOS que nem sempre pode funcionar, ainda mais baixando de site paralelos, que acaba sendo a única opção quando a fabricante da placa-mãe não disponibiliza a BIOS em um site oficial. Eu tentei encontrar a BIOS dessa placa-mãe e o mais próximo que achei foi nesse post, mas o link de download já não apresenta mais o arquivo pra ser baixado.
     
     
  2. O post de lugu9 em Dica de cooler para processador 2666v3? foi marcado como solução   
    @VictorLD Dá uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bvVtAWLkVds
    Pelo o que eu percebi ainda tinha espaço pra colocar os pentes nos dois slots que ficam mais próximos ao soquete, então acredito que seja possível utilizar um cooler com até duas fans dependendo de qual for o modelo.
     
    Depois assiste esse outro vídeo que ele fez falando sobre o cooler: https://www.youtube.com/watch?v=aUuyx74MmKQ
    O cooler que ele utilizou antes não conseguiu resfriar bem o processador, mas o modelo Redragon Thor conseguiu.
  3. O post de lugu9 em Corsair CX 650W 80 PLUS BRONZE AGUENTA RTX 3080 ASUS TUF? foi marcado como solução   
    Coloquei toda a configuração do seu computador no site Power Supply Calculator e esse foi o consumo total da sua máquina enquanto utilizando ela para tarefas básicas, sem qualquer tipo de gaming ou renderização pesada.
     
    Em 2020 o Adrenaline fez um teste com a RTX 3080 (stock) em um PC com um Core i9 9900K a 4.7GHz e o consumo ficou próximo aos 500W.
     
     
    ASUS TUF RTX 3080 Techpowerup
    Esse TDP da placa de 320W é o consumo energético máximo que ela pode atingir estando em stock. Ela só vai atingir esse consumo quando algum jogo ou aplicação pesada estiver rodando e precisando da potência total da placa de vídeo. Ou seja, se você não utilizar o PC pra rodar algo que seja muito exigente o consumo energético vai permanecer baixo, e a sua fonte vai conseguir entregar a energia necessária pra RTX 2080 sem nenhum problema. Outra coisa, a recomendação da fabricante de 700W só existe na verdade pra garantir uma folga. Não necessariamente é preciso utilizar uma fonte de 700W. Tudo vai depender da qualidade e eficiência da fonte e do quão bem ela consegue entregar a energia para os componentes do PC.
     
    Resumindo: eu acredito que você possa utilizar a placa sem correr nenhum risco, desde que não utilize pra nada que vá requerer muito desempenho do computador. Como a sua intenção é trocar de fonte, acredito que ficar um tempo sem jogar nada pesado não seja algo impossível. Caso queira mais visões sobre o assunto dá uma olhada nesse outro post que fizeram aqui no fórum: 
    Sobre qual fonte você deveria comprar pra usar com a placa, eu recomendo fortemente a XPG Core Reactor de 850W. É uma fonte pra vida toda, no mês de junho se não me falha a memória ela entrou em promoção e estava pela bagatela de R$540,00. Como você tem uma quedinha pela Corsair outros dois modelos que podem suprir a sua necessidade são a RM 750x e a RM 850x.
  4. O post de lugu9 em Computador lavado com água e detergente neutro foi marcado como solução   
    @TanTalus Ska Drin Já ouvi falar de casos em que a placa-mãe estava muito suja com poeira e não ligava de maneira nenhuma. Depois de lavada com água e detergente (de preferência neutro), além de uma secagem no sol durante alguns dias (essa é a parte mais importante) a placa-mãe voltou a funcionar. Por mais que seja contra intuitivo, não existe nenhum problema em lavar a placa-mãe se ela estiver muito suja, na verdade acaba sendo o recomendado, pois com a lavagem você remove toda a sujeira acumulada com muito mais facilidade e agilidade. Todavia, é importante salientar que a partir do momento em que você lava a placa-mãe, é preciso deixar ela no sol por pelo menos uns 3 dias, pra garantir que qualquer umidade evapore e não permaneça na placa. Depois disso, é testar e torcer pra que volte a funcionar. Uma dica é jogar álcool isopropílico logo depois de lavar a placa nas partes em que a umidade pode acabar se acumulando, por que o álcool vai remover a umidade dali e logo depois secar, garantindo que toda a umidade foi retirada.
     
    Entretanto, como você mesmo disse que a placa-mãe estava fedendo a urina e fezes de gato, há uma grande chance de que ela já tenha sido danificada. A urina é um elemento corrosivo, e dependendo do tempo de exposição que essa substância teve com a placa o dano na PCB já pode ser irreversível. A própria trilha impressa no PCB pode ter sido corroída pela urina. De toda forma, recomendo você deixar a placa secando pra depois testar e validar se ainda funciona, as vezes o inesperado acontece não é mesmo? Boa sorte com isso aí.
     
    OBS: Não seque a placa-mãe com um secador, as bobinas eletromagnéticas que tem dentro do aparelho podem danificar os componentes da placa, eu não arriscaria.
  5. O post de lugu9 em Recomendação de placa de vídeo para Pentium e5700 e ASUS P5G41T-M LX2/BR foi marcado como solução   
    @F.Barros58 Eu tenho essa mesma placa-mãe e utilizo nela uma GTX 750 OC da Gigabyte. É uma placa de vídeo que combina muito bem com os processadores do soquete 775 na minha opinião, você tem um ótimo equilíbrio entre o poder de processamento da GPU com o poder desses CPUs mais antigos. Por causa desse equilíbrio o gargalo entre o processador e a placa de vídeo não existe e você tem o máximo de aproveitamento de ambos os componentes em conjunto. Se você quiser um pouco mais de potência na GPU recomendo pegar uma GTX 750 Ti (ela é um pouco mais forte que a 750, mas nada tão fora da curva) então continua sendo uma opção interessante pra parear com um Core 2 Quad por exemplo.
    https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-GTX-750.c1986
    https://www.techpowerup.com/gpu-specs/gigabyte-GTX-750-oc.b2766
    A GTX 750 entrega um desempenho potente, consome pouca energia em comparação com outras placas do seu nível, não faz quase nenhum barulho e é compacta. Normalmente você encontra ela sendo vendida pelo internet na faixa dos 300-450 reais. Eu não pagaria mais que R$400 nessa placa nos dias de hoje, então fique atento aos preços. Existem outros modelos que também rodam bem com a sua placa-mãe, por exemplo: GTX 650; GTX 650 Ti; GTX 550 Ti; GTX 560 Ti; RX 550; GT 1030; HD 6950; HD 6850; HD 5830.
     
    O melhor lugar pra encontrar essas placas por um preço legal é na OLX, mas é importante que você faça uma boa pesquisa, acima de tudo analisando e comparando os preços de vários vendedores com calma até que você encontre uma boa oferta. Recomente você colocar um pente de 4GB DDR3 no lugar do seu pente de 1GB, dessa forma você vai ter 8GB ao invés de 5GB.
     
    Pra você conseguir um melhor desempenho em jogos e em multitarefa o ideal é substituir esse seu Pentium por um Core 2 Quad ou um Xeon 771 que necessariamente seja quad-core. Dá uma conferida em todos os processadores suportados pelo soquete 775: https://www.cpu-list.com/cpu-list-lga775-lga771/eng/
    Processadores que a sua placa-mãe suporta: https://www.ASUS.com/br/support/CPU/1/22/64/20/1MugFEjlpNmtcZzw/

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...