Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Willtronic

Membro Júnior
  • Posts

    17
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. @aphawk Entendi sim Paulo, tinha que ser dessa forma, o que eu não estava entendendo é a subida brusca da tensão no momento do gatilho, mas olhando a imagem e sua explicação ficou bem claro. Obrigado!
  2. @aphawk Fiz novamente, dessa vez com a tensão subindo imediatamente.
  3. @aphawk Então seria uma linha reta? no caso, em formato de um triângulo?
  4. @aphawk Não entendi muito bem, refiz o exercício de uma forma diferente, mas utilizando o principio que você citou, como no inicio do gatilho a senoide permanece em zero, fiz dessa forma.
  5. @Mestre88 Fiz no paint mesmo, só pra ter uma base, desenhei uma meia onda senoidal, está correto?
  6. Boa noite! Estou fazendo um exercício em Eletrônica Digital, e queria tirar uma dúvida sobre ele. Segue o enunciado: Desenhe na retícula abaixo a forma de onda que você espera encontrar na tela de um osciloscópio, ao medir a tensão que a carga RL recebe. Siga o sinal da rede e pulso do gate. (IMAGEM ANEXADA) Considerando que o primeiro gráfico é a tensão da rede e o segundo é o sinal de gatilho para SCR, pude ver que o SCR recebe o gatilho no pico de cada semi-ciclo positivo do sinal de entrada. Por isso, entendi que o SCR irá conduzir só a partir do pico de cada semi-ciclo positivo até o inicial do semi-ciclo negativo. Minha dúvida é, como desenhar toda essa informação? Imagino que seja uma meia onda senoidal, mas estou inseguro quanto a isso.
  7. @aphawk Realmente, a primeira questão ficou um pouco vaga, e quanto a terceira, não me atentei a corrente do coletor, e acabei errando por falta de atenção. @MOR Mais uma vez você foi certeiro. Sim, eu estava tentando resolver sozinho, e recorri a este fórum para receber ajuda. Imagino que existam pessoas que chegam aqui querendo apenas a resolução sem colocar a cabeça pra funcionar. A atitude desde fórum é louvável, pois ajuda quem quer ser ajudado, e não dá moral para preguiçosos rs. Desejo apenas finalizar o meu curso e poder retribuir todo o conhecimento que me foi passado aqui. Enfim, muito obrigado aos dois, vou continuar recorrendo a este fórum (inclusive já já vou postar mais uma dúvida kkk) pois sei que existem pessoas capacitadas e dispostas a ajudar quem busca conhecimento, e se Deus quiser, num futuro próximo estarei aqui também para agregar conhecimento. Boa noite senhores.
  8. @aphawk Depois de uma tarde inteira estudando e fazendo exercícios parecidos, acho que finalmente descobri as respostas. Utilizei bastante o site que me indicou ( muito bom por sinal ) com a tradução do google mesmo, e já coloquei como meta fazer um curso de inglês, pois basta uma pesquisa rápida no google pra ver que as páginas internacionais possuem bem mais conteúdo. @MOR Você realmente ''desenhou'' o assunto amigo kkk, juntando as informações que tive nesse post, ficou mais fácil prosseguir. @aphawk @MOR Gostaria que dessem uma olhada nas minhas respostas, e se possível, indicar onde errei ( se houver erros ) para que assim eu refaça novamente. Segue as respostas: 1- Por que o ponto quiescente foi colocado no ponto onde a reta de carga cruza a curva de corrente de base de 0,2mA? R – Porque é o ponto que independentemente da oscilação do sinal CA, o transistor permanece na região ativa. O Ponto Quiescente não deve ser perturbado, pois deve permanecer estável para obter uma amplificação fiel. 2 - O que aconteceria se o ponto quiescente fosse escolhido no ponto de cruzamento com a curva de corrente de base de 0,35mA? R – Neste caso, o Ponto Quiescente poderia ter uma perda dos componentes do sinal, pois foi colocado muito próximo do ponto de saturação. 3 - Trace sobre a figura a reta de carga para o mesmo circuito (RC de 320Ω (Ohms)), mas para um Vcc de 20V. R - (IMAGEM ANEXADA)
  9. @aphawk Obrigado pelo material! Parece ser bem completo, vou tentar ver com um amigo se ele consegue traduzir, pois o meu inglês não é bom, e o tradutor do google parece que me confundiu mais ainda kkkkk. Perguntei se existia uma fórmula exata porque apesar de ser apenas um exercício, eu tenho que enviar isso ao meu professor, então tem que estar o mais correto possível, pois acaba sendo um teste pra mim, já que só estou terminando de juntar um dinheiro pra voar pra SP e realizar a prova presencial, e estou estudando bastante porque estou com uma impressão que isso cai na prova...
  10. Existe uma fórmula para o valor exato? Eu tentei utilizando Ic max = Vcc/RC, e não obtive a mesma resposta que a sua.. Eu usei o mesmo raciocínio do @Daniel Resende , utilizando Vcc/2, que daria os 12V.
  11. Boa noite Estou fazendo um exercício na disciplina de Eletrônica Aplicada, e tive bastante dúvidas sobre o seguinte exercício: Considerando a figura 82 da página 70 dessa apostila que se encontra na lição 6 de sua apostila de Eletrônica Aplicada (figura anexada no post), e mostra a reta de carga para um RC de 320Ω (Ohms) traçada sobre o gráfico Ic X Vce de certo transistor. - Por que o ponto quiescente foi colocado no ponto onde a reta de carga cruza a curva de corrente de base de 0,2mA? - O que aconteceria se o ponto quiescente fosse escolhido no ponto de cruzamento com a curva de corrente de base de 0,35mA? - Trace sobre a figura a reta de carga para o mesmo circuito (RC de 320Ω (Ohms)), mas para um Vcc de 20V. Pelo que entendi da apostila, a reta de carga define as possíveis tensões que o transistor pode assumir em função das correntes de base fornecidas no gráfico de IC x VCE, porém, não entendi como calcular o ponto quiescente ( apesar de o enunciado já mostrar ele ), e também não encontrei a justificativa para ele estar exatamente onde está. Gostaria de alguma dica para iniciar o exercício.. Desde já agradeço.
  12. Boa tarde! estava a fazer um exercício da disciplina de telecomunicações, e me deparei com uma dúvida.. Segundo o teorema de Nyquist a quantidade mínima de amostras que devem ser obtidas de um sinal contínuo a ser amostrado deve ser duas vezes a maior frequência deste sinal, com base neste teorema, respondi o exercício, mas creio que errei nas harmônicas... Alguém pode confirmar isso? Obrigado! Segue a questão: Usando o que você aprendeu do teorema de Nyquist, determine qual deve ser a menor frequência para fazer a amostragem de um sinal com as características abaixo: Fundamental: 5 KHz Harmônica 1: 10 KHz Harmônica 2: 15 KHz Harmônica 3: 20 KHz Minha resposta: Fundamental: 5 KHz = 10000 samples/seg. Harmônica 1: 10 KHz = 20000 samples/seg. Harmônica 2: 15 KHz = 30000 samples/seg. Harmônica 3: 20 KHz = 40000 samples/seg.
  13. @MOR Gostei muito do site, explica melhor que minha apostila rs. Percebi que usei portas AND, mas o CI 7400 utiliza portas NAND. A questão pede para usar o CI 7400 na quantidade necessária, mas pelo que vi, com apenas um é possível resolver o problema, certo? Outra coisa, na minha resposta e na sua, estão todas as expressões, minimizações e passos para chegar ao resultado como pede a questão? As vezes a gente faz algumas coisas direto, pois a resposta já está na cabeça, e acaba não colocando no papel...
  14. @MOR @Mestre88 Aqui está minha resposta, não sei se está completa e exata, pois fiz o mapa de Karnaugh um pouco diferente, e obtive esse circuito que está em anexo.
  15. @Mestre88 e como o CI 7400 se encaixa na questão?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...